10 livros que todo empreendedor deve ler
Neste artigo você vai ver:
Aprender com quem já fez é uma das principais maneiras de cortar caminho, se inspirar e construir sua própria trajetória rumo ao sucesso. Venha conhecer alguns livros que todo empreendedor deve ler para começar o seu negócio. Uma seleção feita para você colocar a leitura em dia e conhecer novos conceitos para aplicar na sua empresa e na sua vida.
Foi pensando nisso que buscamos dicas sobre 10 livros que todo empreendedor deve ler e que podem inspirar e ajudar outros empreendedores a vencer. Seu livro de cabeceira não está na nossa lista? Não perca tempo e manda para a gente. Você vai ajudar outros empreendedores a se desenvolverem e a crescerem como você.
Neste artigo você vai ver:
Os 10 livros para empreendedores
- Pai Rico Pai Pobre
- Sonho Grande
- Pense simples: Você só precisa dar o primeiro passo para ter um negócio ágil e inovador
- Os segredos na mente milionária
- A Mentalidade do Fundador
- Organizações Exponenciais
- Abilio: Determinado, ambicioso, polêmico
- A estratégia do oceano azul
- Do mil ao milhão: sem cortar o cafezinho
- Mindset – a nova psicologia do sucesso
Pai Rico Pai Pobre
Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter
Pai Rico, Pai Pobre é o primeiro best-seller de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter. Ele advoga a busca pela independência financeira através de investimento, imóveis, ter seu próprio negócio e o uso de táticas financeiras de proteção do patrimônio. O elemento central reiterado por Kiyosaki e Lechter é a defesa da tese de se possuir o sistema ou os meios de produção, ao invés de ser um empregado de alguém.
Sonho Grande
Cristiane Correa
Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial. Nos últimos cinco anos eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz. Tudo isso na mais absoluta discrição, esforçando-se para ficar longe dos holofotes. A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos. Uma cultura tão eficiente quanto implacável, em que não há espaço para o desempenho medíocre. Por outro lado, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna. Sonho grande é o relato detalhado dos bastidores da trajetória desses empresários desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, até os dias de hoje.
Pense simples: Você só precisa dar o primeiro passo para ter um negócio ágil e inovador
Gustavo Caetano
Quando se quer alguma coisa que não existe é porque tem demanda e possivelmente um mercado. Hoje temos milhares de empresários que sonham em fazer uma única coisa: INOVAR! A inovação é o cálice sagrado do negócio de sucesso, mas como começar? Como você sabe o que fazer ou que rumo tomar para realizar algo que vai tocar a vida das pessoas e mudar o seu mercado? Gustavo Caetano aprendeu a enxergar problemas pequenos, mas que precisam de solução imediata, e a mudar o rumo do seu negócio para continuar crescendo. O que ele mais quer é ver o leitor inovar também. Quem ler este livro vai descobrir que, ao contrário do que se pensa e diz por aí, inovar é SIMPLES. Neste livro você vai aprender: – Como o fracasso pode moldar a mentalidade para o sucesso – O que compõe o DNA inovador – Qual é a lógica da simplicidade para estimular a inovação – A importância de ser ágil e leve para se manter com alto potencial inovador – A não acreditar no “sempre foi assim” Aprenda o método do negócio simples com Gustavo Caetano, que começou a empreender quando tinha apenas 19 anos e uma ideia. Esse cara conseguiu construir uma das empresas mais inovadoras do país.
Os segredos na mente milionária
T. Harv Eker, Pedro Jorgensen (Jr.)
Aprenda a enriquecer mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas “T. Harv Eker desmistifica o motivo pelo qual algumas pessoas estão destinadas à riqueza e outras a uma vida de dureza. Se você quer conhecer as causas fundamentais do sucesso, leia este livro.” – Robert G. Allen, autor de O milionário em um minuto “Há anos eu acompanho e admiro o trabalho de Harv Eker. Recomendo este livro a todas as pessoas que querem aumentar a sua riqueza financeira, mental e emocional.” – Jack Canfield, co-autor da série Histórias para aquecer o coração Se as suas finanças andam na corda bamba, talvez esteja na hora de você refletir sobre o que T. Harv Eker chama de “o seu modelo de dinheiro” – um conjunto de crenças que cada um de nós alimenta desde a infância e que molda o nosso destino financeiro, quase sempre nos levando para uma situação difícil.
A Mentalidade do Fundador
Chris Zook (Autor), James Allen (Autor)
Por que o crescimento rentável é tão difícil de alcançar e sustentar? A maioria dos executivos administra suas empresas como se a solução para esse problema residisse no ambiente externo: encontrar um mercado atraente, formular a estratégia certa, ganhar novos clientes. Mas quando Chris Zook e James Allen, autores best-sellers de Lucro a partir do core business, debruçaram-se sobre essa questão, descobriram que, quando as empresas não conseguem atingir suas metas de crescimento, em 90% dos casos as razões são internas – distanciamento da linha de frente, erosão da accountability, proliferação de processos e burocracias, para citar apenas algumas. Além disso, as companhias vivenciam um conjunto de crises internas previsíveis, em fases previsíveis, à medida que crescem. Mesmo para empresas saudáveis, essas crises, se não forem geridas de modo adequado, sufocam sua capacidade de crescer ainda mais e podem levar efetivamente ao declínio. A chave da pesquisa de Zook e Allen é que, para gerenciar esses pontos de estrangulamento, é preciso ter a “mentalidade do fundador” – comportamento tipicamente incorporado por um arrojado e ambicioso fundador –, a fim de restaurar a velocidade, o foco e a conexão com os clientes: Uma clara missão insurgente; uma inequívoca cabeça de dono e uma implacável obsessão com a linha de frente.
Organizações Exponenciais
Salim Ismail, Yuri Van Gees, Michael S. Malone
Bem-vindo à época das mudanças exponenciais, o melhor momento para se viver. É o momento em que a concorrência não é mais a empresa multinacional no exterior, mas o cara em uma garagem no Vale do Silício ou em Bandra (Mumbai), utilizando as mais recentes ferramentas online para projetar e imprimir a partir da nuvem sua última criação. Essas empresas estão cada vez mais rápidas, contam com pessoas cada vez mais capazes de se reinventar a uma velocidade ímpar. São pessoas e empresas extremamente criativas. Como aproveitar todo esse poder criativo? Como construir uma empresa que seja tão ágil, hábil e inovadora como as pessoas que farão parte dela? Como competir nesse acelerado mundo novo? Como se organizar para expandir? A resposta é a organização exponencial. Não temos escolha, porque em muitos setores a aceleração já está em andamento. Peter Diamandis usa o conceito dos 6 Ds: digitalizado, disfarçado, disruptivo, desmaterializar, desmonetizar e democratizar. Qualquer tecnologia que se torna digitalizada (primeiro “D”) entra em um período de crescimento disfarçado. O que os autores têm observado – e que você perceberá lendo este livro – é que nenhuma empresa comercial, governamental ou sem fins lucrativos, conforme configurada no momento, pode acompanhar o ritmo que será definido por estes 6 Ds. Para isso será necessário algo radicalmente novo – uma nova visão da organização que seja tão tecnologicamente inteligente, adaptável e abrangente quanto o novo mundo em que vai operar – e, no final de tudo, transformar. Precisamos estar preparados para as mudanças. Sabe por quê? Porque, enquanto você leu este texto, muita coisa mudou.
Abilio: Determinado, ambicioso, polêmico
Cristiane Correa
A trajetória de Abilio Diniz, o empresário brasileiro mais importante do varejo global. Em 1948, o imigrante Valentim dos Santos Diniz inaugurou uma discreta doceria em São Paulo chamada Pão de Açúcar. Menos de uma década depois, acompanhado de seu primogênito, Abilio, “seu Santos”, como o patriarca era conhecido, abriu o primeiro supermercado da família. Era o passo inicial para a construção de uma companhia que se tornaria a maior varejista do Brasil, com um faturamento anual de 64,4 bilhões de reais em 2013. Foi graças à ambição de Abilio Diniz que o pequeno negócio familiar se transformou numa potência. Mercurial, decidido, arrojado, polêmico, arrogante. São muitos os adjetivos que podem descrever Abilio Diniz. Mas talvez nenhum seja tão apropriado como resiliente. Ao longo da vida ele enfrentou um sequestro, uma cruel briga familiar, inúmeras crises econômicas e, finalmente, uma queda de braço que acabaria por afastá-lo do negócio ao qual dedicara mais de cinco décadas de sua vida. Pois hoje, em vez de diminuir o ritmo, o empresário acelera em outra direção. Tornou-se recentemente um dos maiores investidores do Carrefour no Brasil e na França – e ainda um acionista relevante na BRF, a gigante de alimentos nascida da fusão entre Sadia e Perdigão.
A estratégia do oceano azul
W. Chan Kim, Renée Mauborgne
Fenômeno global com mais de 3,6 milhões de exemplares vendidos, A estratégia do oceano azul foi publicado em 44 idiomas e se tornou uma obra de referência, adotada por organizações do mundo inteiro, ao desafiar tudo aquilo que se julgava saber sobre os requisitos para o sucesso estratégico. Para os professores W. Chan Kim e Renée Mauborgne, o resultado de uma concorrência acirrada nada mais é que um oceano vermelho sangrento, repleto de rivais que lutam entre si por uma parcela de lucros cada vez menor. Com base em um estudo de 150 movimentos estratégicos (que abrangem mais de 100 anos e 30 setores), os autores afirmam que o êxito duradouro não decorre da disputa feroz entre concorrentes, mas da criação de “oceanos azuis” – novos e intocados espaços de mercado prontos para o crescimento. Eles apresentam ainda uma abordagem sistemática para tornar a concorrência irrelevante e descrevem os princípios e ferramentas que qualquer organização pode utilizar para criar e desbravar seus próprios oceanos azuis. Esta edição ampliada inclui um novo prefácio dos autores, casos de estudo e exemplos atualizados, dois capítulos novos e um terceiro estendido, que aborda as questões mais prementes levantadas pelos leitores nos últimos 10 anos.
Do mil ao milhão: sem cortar o cafezinho
Thiago Nigro
Em seu primeiro livro, Thiago Nigro, criador da plataforma O Primo Rico, ensina aos leitores os três pilares para atingir a independência financeira: gastar bem, investir melhor e ganhar mais. Por meio de dados e de sua própria experiência como investidor e assessor, Nigro mostra que a riqueza é possível para todos – basta estar disposto a aprender e se dedicar.
Mindset – a nova psicologia do sucesso
Carol Dweck
Clássico da psicologia em versão revista e atualizada. Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso. Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.
E então? Curtiu nossa lista dos 10 livros que todo empreendedor deve ler? São alguns exemplares que selecionamos para você, empreendedor, se inspirar e colocar sua leitura em dia. Se ainda não começou suas leituras em 2020, essa é a hora. E conta pra gente o que você está lendo. A sua leitura pode influenciar muitos outros empreendedores em todo Brasil.
Posts Relacionados
Quais são as soft skills do empreendedor?
Neste artigo, a empreendedora Débora Alcântara, à convite da Contabilizei, compartilha 8 lições que ela aprendeu ao abrir o próprio...
Como a contabilidade online facilita a abertura de empresas com lojas virtuais
A abertura de empresas com lojas virtuais se tornou uma oportunidade atraente para diversos empreendedores e, muitas vezes, é uma...
13 ideias de negócios lucrativos em 2024
Loja virtual, consultoria digital, importação de produto, dropshipping, moda e vestuário e bolsa de valores, são exemplos de pequenos negócios...
Mural de recursos para o empreendedor
-
Categorias do Blog
-
Categorias por atividade
-
Está abrindo sua empresa?
-
Portes de empresa
-
Natureza Jurídica
-
Regimes de tributação
-
Tudo sobre CNAE
-
Simples Nacional
-
MEI
-
Autônomos
-
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
-
Universo da Contabilidade
Escrito por:
Vitor Torres
Vitor Torres é fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada. Hoje tem o propósito de simplificar a vida dos micros e pequenos empreendedores e fortalecer o futuro de cada um dos 50 mil clientes da companhia, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. O executivo é formado em Administração pela Universidade Positivo, possui formação executiva em Liderança em Escala pela INSEAD, realizou um MBA de Administração e Negócios pela Columbia Business School e participou de um Programa de Liderança Executiva em Negócios pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2016, foi selecionado como Empreendedor Endeavor. Reúne experiência na área de consultoria e análise de negócios, tendo apoiado de forma pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups.