O que é um Blog Corporativo? Como criar para sua empresa
O blog corporativo é uma importante ferramenta de marketing digital para viabilizar a comunicação da empresa com seus clientes, de modo a atrair a atenção deles e engajá-los. Assim, é preciso saber como ele se diferencia do blog pessoal e do site para utilizar esse canal para geração de resultados.
Você provavelmente já conhece e leu algum blog pessoal, por isso, tem uma boa noção de como funciona esse tipo de mídia. Contudo, um fenômeno interessante dos tempos atuais é a utilização dos blogs para fins comerciais, afinal, o blog corporativo tem se tornado uma fonte valiosa de lucratividade e de conversões para as empresas. Nesse sentido, é preciso entender como um blog se diferencia de um site.
A relação entre sites e blogs pode ser confusa em alguns aspectos, mas existem alguns fatores que distinguem ambos. Isso tem a ver com o propósito deles e a forma como se encaixam em uma estratégia de Marketing.
Uma vez que você entende essa questão, conseguirá utilizar o blog para geração de leads e vendas, bem como aproveitar outros grandes benefícios dessa estratégia.
Imagino que você já esteja com interesse em saber mais sobre esse assunto. Então, acompanhe atentamente o resto deste post e descubra!
Este post vai apresentar:
- O que é blog corporativo?
- Como o blog pode trazer resultados para os meus negócios?
- Como começar a usar essa ferramenta a meu favor?
O que é blog corporativo?
O blog corporativo é, então, uma versão de um blog para os propósitos de uma empresa, que é a comunicação com seu público. Assim, esse espaço é semelhante ao site por representar exclusividade para conteúdos da marca e trabalhar com assuntos que sejam interessantes ao público e à persona específica da organização.
A principal diferença para um site, no entanto, é o fato de que blogs foram criados para serem constantemente atualizados. O conceito inicial da ideia de blog vem da concepção de um diário, que recebe novas publicações todos os dias.
Além disso, esse tipo de canal permite a criação de conteúdos variados e extensos acerca de um único tema, em uma série de postagens que fazem uso de texto, imagens e vídeos.
Quando falamos em site institucional, por exemplo, estamos definindo um espaço virtual para uma comunicação rápida, concisa, que aborda o produto da empresa, quem ela é, os valores e outras questões diretas. É uma página estática, pouco atualizada.
Da mesma forma, o site apresenta canais de contato. O objetivo é levar o cliente à decisão final de contratação ou à compra. O blog, por sua vez, é um complemento que apresenta outros propósitos.
No blog, a empresa poderá explicar sobre o que trata sua missão, qual a função de seus produtos/serviços, os diferenciais dos produtos, as melhores opções para quem procura aquele tipo de solução, dicas, bem como outros temas que sejam associados ao seu nicho e de interesse do público.
Pode-se trabalhar assuntos periféricos àquilo que você vende, de modo a educar e preparar as pessoas para acessar o site e realizar a compra.
Por essa razão, os blogs são fundamentais em uma estratégia de Marketing Digital. É uma estratégia que não demora muito tempo para implementar, nem requer investimentos altíssimos, sendo, assim, muito atraente para gestores em busca de resultados.
Esse canal pode ser usado, inclusive, no funil de vendas para auxiliar as pessoas em cada uma das etapas.
Como o blog pode trazer resultados para os meus negócios?
Depois dessa introdução ao assunto, vamos, finalmente, explanar os benefícios reais que o ato de desenvolver e manter um blog vai gerar para o seu negócio.
Atrair pessoas
Se você já entende a importância das ações de Marketing Digital, sabe que o reconhecimento de marca e a atração de pessoas são indicadores que devem ser otimizados. Assim, é importante destacar que essa é justamente uma das principais vantagens do blogging.
Segundo a Hubspot, gigante do setor, 55% das empresas recebem mais visitantes quando têm um blog. Com essa estratégia funcionando bem, sua companhia será capaz de atrair mais pessoas para os seus canais, seja o site, seja outros espaços.
Isso acontece porque sua organização terá uma máquina de produção de conteúdo rodando, com geração de valor constante para a persona do negócio. Ao tratar de diversos temas de interesse e trabalhar muito bem o SEO, as chances de seu site aparecer para o público visitante aumentarão consideravelmente.
Com mais pessoas visitando os seus endereços, as chances de conseguir conversões e contatos de qualidade também crescem exponencialmente. Desse modo, você fica próximo de alcançar os principais objetivos do Marketing.
Gerar leads
Contudo, blog não é só sobre atrair visitantes meramente: é possível gerar leads para sua empresa, de forma natural e orgânica. Isso porque os blogs envolvem estratégias para falar com os clientes de uma maneira segmentada, de acordo com suas dores e preferências, o que ajuda a convencê-los a tomar decisões e avançar no funil.
Com isso, a partir de um blog post, você consegue emails dos seus visitantes, por exemplo. No blog, é possível direcionar a pessoa para uma landing page a fim de oferecer algo em troca desse e-mail, como um e-book ou outro tipo de conteúdo que seja extremamente valioso e útil.
Diversas abordagens podem ser estruturadas para otimizar essa geração de leads. É fundamental frisar que o blog representará a base para essas oportunidades, já que viabiliza mais acessos e reconhecimento da marca.
Inclusive, novamente segundo a Hubspot, 69% das empresas admitem que o sucesso na produção de leads provém do ato de estruturar e manter um blog. Ou seja, é uma abordagem realmente efetiva.
Melhorar posicionamento no Google
Outra grande vantagem é a melhoria no posicionamento do Google. Os blogs facilitam que as pessoas vejam o seu site nas páginas de resultados, justamente por conta do trabalho com o SEO nos conteúdos e do próprio fato de criar conteúdos de qualidade e frequentes.
O mecanismo de busca entende isso e classifica o seu endereço como relevante, permitindo que seus clientes encontrem o negócio pelo site.
Essa questão é extremamente importante, como você já imagina o motivo. Os consumidores atualmente costumam sempre pesquisar na internet antes de comprarem algo, mesmo que seja em lojas físicas. 97% deles checam no Google antes de ir às lojas.
Ou seja, eles terão um primeiro contato com sua empresa por meio do blog e perceberão o valor gerado, o que será convertido em um começo de relacionamento.
Gerar credibilidade e autoridade
Outro fator que merece menção é o aumento de credibilidade e autoridade para o nome da marca.
Quando sua empresa trabalha com os temas relevantes para a persona e desenvolve conteúdos aprofundados e bem embasados sobre os assuntos, ela facilmente vai construir uma reputação de quem realmente sabe o que está falando, um especialista que pode oferecer soluções realmente efetivas.
Assim, é possível gerar valor para os consumidores e conquistar a atenção e o interesse deles. Então, o Marketing consegue otimizar a geração de leads e as conversões, como já pontuamos.
Engajar e educar o público
Blogs também são importantes para engajamento e educação do público da empresa. Ao trabalhar com esse canal, é possível ensinar o seu público acerca dos temas importantes do negócio, de modo a criar condições para a venda. A partir disso, consumidores entenderão o valor gerado e vão querer negociar com a marca.
Ajudar a decisão
Além disso, canais de postagens frequentes são fundamentais para auxiliar no momento específico de decisão, quando profissionais de vendas estiverem conversando com os clientes, por exemplo.
Afinal, os colaboradores podem linkar para um conteúdo específico que trate sobre o produto ou o tema, de modo a quebrar as principais objeções e gerar segurança e confiança nos consumidores.
Como começar a usar essa ferramenta a meu favor?
Então, você já sabe que um blog é importante e poderoso para gerar benefícios práticos. Agora, é hora de entender o que é preciso fazer para começar e implementar essa estratégia em seu negócio.
Inicialmente, é preciso desenvolver sua persona — um perfil semi-fictício que contém as características, os hábitos e as dores do seu cliente ideal. A partir disso, seu time deve começar a planejar o conteúdo, com a escolha de temas e palavras-chave que sejam relevantes para aquela persona que foi definida.
Em seguida, defina muito bem a variedade de formatos que será utilizada — vídeos, textos, infográficos, e-books etc. Nesse sentido, é bom também pensar no SEO e seguir as boas práticas desse conceito: Link Building, SEO On-Page, SEO Off-Page, entre outras questões.
Neste post, você aprendeu sobre a importância do blog corporativo e sua principal diferença para um site. Entendeu como esse canal pode ser fundamental para impulsionar os resultados de marketing, sendo, portanto, a resposta para os problemas que muitos gestores do setor enfrentam diariamente.
Por isso, você já sabe o que precisa para começar a otimizar seu relacionamento com clientes e gerar leads com os blogs.Gostou do conteúdo? Agora, aproveite para saber mais sobre o Stage e entenda como essa solução permite manter um site e um blog para impulsionar seus resultados.
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