Como Emitir Boleto Simples Nacional (DAS): 2ª via e Boleto Atrasado
Se você é proprietário de micro ou pequena empresa ou ainda é um microempreendedor individual – MEI, sabe da importância de atualizar a guia do Simples Nacional.
Você provavelmente já sabe também que, o pagamento dos tributos é fundamental a todos os empreendedores para ficar em dia com a Receita Federal e evitar problemas futuros.
Mas o que fazer no caso de atrasos na data do pagamento ou de extravio do boleto? É possível quitar débitos pendentes ou emitir a segunda via da guia de pagamento?
Sim! Saiba que é possível e mostraremos o passo a passo, assim como outras informações aqui neste artigo. Para ficar por dentro desse assunto, continue a leitura até o final.
Para saber como gerar o boleto ou como renegociar, o primeiro passo é entender o que é DAS.
O que é DAS?
DAS significa Documento de Arrecadação do Simples Nacional e é um documento único que reúne os principais impostos que devem ser pagos por um empreendedor individual, micro ou pequena empresa.
Como o nome sugere, é uma arrecadação do regime tributário Simples Nacional e foi criada para facilitar a vida dos pequenos e médios empresários.
O valor arrecadado com esse imposto é automaticamente distribuído entre Município, Estado ou União, logo, você não precisará se preocupar com contas muito extensas ou processos trabalhosos. A ideia é facilitar a vida e ajudar as pessoas a empreenderem cada vez mais, não o contrário.
Esta categoria de arrecadação de impostos é simplificada. Ela permite que as micro e pequenas empresas, assim como os microempreendedores individuais, realizem a quitação de todos os tributos em uma única guia, facilitando a vida e a rotina do empresário.
Precisa de ajuda com o Simples Nacional?
Tire suas dúvidas com o maior escritório contábil do Brasil
DAS x DAS MEI
Há também uma distinção dentro do DAS. De um lado estão os micro e pequenos empresários, que contribuem de acordo com o seu faturamento.
Do outro lado estão os microempreendedores individuais que contribuem com um valor fixo mensal e possuem um limite de gastos por ano, que quando excedido gera cobranças extra.
E você entenderá a diferença na hora de emitir o se boleto a seguir.
Agora que você já sabe o que é DAS, vamos entender como gerar o boleto ou renegociar uma dívida?
Como gerar boleto do Simples Nacional?
Para que você consiga gerar e quitar este documento, será preciso seguir os seguintes passos:
- Acesse o site do Simples Nacional (https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/) e escolha a opção PGDAS no lado direito.
- Acesse utilizando seu certificado digital ou seu código de acesso.
- Caso não possua um código de acesso, crie um através do link (https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/controleAcesso/GeraCodigo.aspx)
- Anote este código em local seguro, pois você precisará dele sempre para acessar o site do Simples Nacional
- Faça login com seu CNPJ, CPF do responsável e código de acesso (item anterior)
- Após o login, siga os passos (bem simples) apresentados para geração do boleto
- O boleto aparecerá na tela e você poderá salvá-lo, imprimi-lo e/ou copiar o código de barras para pagamento
- Você poderá efetuar o pagamento em seu internet banking, casas lotéricas ou na própria Contabilizei
- A Contabilizei oferece uma solução de pagamento via cartão de crédito (à vista ou parcelado) sem nenhum custo adicional. São cobrados apenas os custos de processamento e adiantamento (em caso de parcelamentos)
Esses passos também servem para gerar a segunda via do boleto, caso necessário. Seguindo estes simples passos dentro do sistema você atualiza a sua guia do Simples Nacional.
Porém se seu dia a dia não permite que você pare para as rotinas administrativas, contábeis e financeiras, além de contar com o serviço de contabilidade completo da Contabilizei, conheça o Contabilizei Experts. São assessores dedicados e especialistas em gestão de micro e pequenas empresas, autônomos e profissionais liberais. A emissão de boletos e segunda via do Simples Nacional é um exemplo de função agregada ao serviço dos Experts.
Como emitir o boleto do MEI?
O DAS MEI ou simplesmente guia MEI é o documento utilizado para quitação dos impostos relacionados às atividades do microempreendedor individual.
Emitir o boleto do MEI é muito simples.
- Basta acessar o portal do empreendedor no link https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/ disponibilizado pelo Governo Federal
- Clicar na opção “SERVIÇOS”, localizada em “JÁ SOU” à direita da página.
- Feito isso, você deve clicar em “PAGUE SUA CONTRIBUIÇÃO MENSAL” e em seguida na opção “BOLETO DE PAGAMENTO”.
- Agora é o momento de digitar o seu CNPJ e em seguida os caracteres de segurança, com isso, acessará o sistema e o seu boleto será gerado.
- Siga os passos e o imprima para efetuar o pagamento. Esses são os mesmos passos para gerar a segunda via do boleto, caso a primeira já esteja vencida.
Você também pode acessar direto pelo link https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Servicos/Grupo.aspx?grp=t&area=2 e buscar a opção de PGMEI – Programa Gerador do DAS para o MEI.
Esses passos também servem para gerar a segunda via do boleto, caso necessário. Seguindo estes simples passos dentro do sistema você atualiza a sua guia do Simples Nacional.
Como faço para negociar os meus débitos?
- Para negociar o MEI acesse a opção “JÁ SOU”, à direita da página inicial do portal do empreendedor e clique em “SERVIÇOS”.
- Em seguida escolha “PAGUE SUA CONTRIBUIÇÃO MENSAL” e por fim em “PARCELAMENTO”.
- Para negociar o DAS para micro e pequenas empresas, acesse o site do Simples Nacional no link https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/ e escolha “PARCELAMENTO – SIMPLES NACIONAL”.
Entenda mais um pouco sobre o Simples Nacional. Veja aqui o cálculo do Simples Nacional.
Ambos os portais permitem que você renegocie os seus débitos de forma simples e rápida. Lá aparecerá os valores atualizados com juros e correção monetária e todas as condições para o pagamento.
Mas lembre-se, faça uma análise das condições e da sua capacidade de pagamento. E se precisar de suporte, um bom serviço disponível é o Contabilizei Experts. São assessores de gestão dedicados e especialistas em gerenciar as rotinas de micro e pequenas empresas, autônomos e profissionais liberais, com segurança, agilidade e custos adequado.
E não se esqueça de pagar o DAS, programe um lembrete em seu celular para se lembrar de realizar esse pagamento tão importante.
Principalmente se você for MEI, pois o que pode ocorrer caso você não pague é ser desenquadrado do MEI e ser cobrado o retroativo em cima do seu faturamento. Já pensou?
Não deixe essa situação chegar a esse ponto. Se tiver em débito com o DAS MEI entre agora mesmo no sistema e negocie. As parcelas são bem acessíveis e te evitarão de entrar em um problemão com a Receita Federal.
Alguns empreendedores individuais chegam a ir à falência por conta disso. Leve a sério e assuma o controle de suas finanças. Caso necessário, peça ajuda a um contador ou escritório contábil para regularizar essa situação.
O que achou desse texto? Pensou que fosse mais difícil atualizar a guia do Simples Nacional, não é?
1 comentário
Deixe um comentário
Posts Relacionados
Fator R Simples Nacional: O que é? e como calcular o fator R nos anexos III e V
O fator R é o cálculo utilizado para determinar em qual Anexo do regime tributário Simples Nacional uma empresa se...
INSS no Simples Nacional: Qual o Valor e Como é Feito o Cálculo
Para cumprir a legislação brasileira, todas as empresas devem recolher o INSS Patronal. É a contribuição que o empresário paga...
Alteração Tabela Simples Nacional para 2024: surgem os Investidores Anjos
O Simples nacional muda a partir de 2017 e prevê um novo personagem na vida do empresário Brasileiro: O Investidor Anjo.
Mural de recursos para o empreendedor
-
Categorias do Blog
-
Categorias por atividade
-
Está abrindo sua empresa?
-
Portes de empresa
-
Natureza Jurídica
-
Regimes de tributação
-
Tudo sobre CNAE
-
Simples Nacional
-
MEI
-
Autônomos
-
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
-
Universo da Contabilidade
obrigado!