BPO Financeiro é uma boa solução: vantagens e ganhos reais
São várias as vantagens para os optantes pela terceirização das rotinas financeiras, administrativas e contábeis através do BPO Financeiro. O objetivo desse conteúdo é, de maneira simples, mostrar os ganhos reais que você poderá ter ao optar pelo outsourcing financeiro.
Redução de custos
O primeiro ganho real que você terá com o BPO Financeiro é a redução de custos. E por que isso? Simples, qualquer atividade da rotina financeira, administrativa e contábil demanda pessoas. Essas pessoas, muitas vezes especialistas, possuem um salário, benefícios, férias, e demais exigências da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Outro ponto que resulta em despesas, é o armazenamento e a manipulação de documentos, sejam físicos ou virtuais. Com a terceirização através do BPO Financeiro, o contrato é realizado com uma empresa terceirizada que faz a entrega combinada a partir de equipe própria, na maioria das vezes, não exclusiva a sua empresa. Importante que ao negociar o contrato fiquem muito claras as atividades que o BPO realizará, com quantas pessoas e qual o tempo disponibilizado em horas. Dessa forma você poderá comparar qual o custo de uma operação própria comparado à terceirização.
E se você for profissional autônomo, provavelmente a sua operação financeira não será grande o que possibilita economia na hora de contratar. Além disso, o número de horas despendidas por um especialista em finanças será muito menor do que o gasto por você em um sábado pela manhã ou à noite.
Aumento da produtividade
Além da redução de custos, o aumento da produtividade é visível, tanto em uma pequena empresa – pois os empregados não são desviados de sua atividade fim para as rotinas administrativas e financeiras – quanto para o profissional liberal, dono do negócio, que pode usar o seu tempo para o desenvolvimento do negócio ou para o descanso.
A eficiência – fazer melhor com menos recursos – surge no momento que os processos incluídos na terceirização podem ser realizados de maneira rápida, sem riscos e com o máximo de segurança por profissionais especializados. Com o BPO Financeiro os erros em pagamento de tributos, emissão de notas fiscais, pró labore, salários, demonstrativos, livro caixa e muitos outros, são minimizados e praticamente desaparecem.
Outro fator importante que aumenta a produtividade é que as empresas que oferecem o BPO Financeiro aliado à contabilidade, investem em tecnologia que garante tranquilidade para seus clientes e o custo desse investimento é diluído nos vários contratos. Também através da tecnologia é possível ter relatórios gerenciais e de rotina apertando apenas um botão ou programando para um período específico.
Maior segurança de dados
Praticamente todos os processos administrativos, financeiros e contábeis, hoje em dia são digitais. A integração com órgãos públicos com a Receita Federal, Prefeituras e Juntas Comerciais não permite amadorismo ou falta de segurança no armazenamento e disponibilização dos documentos e demonstrativos.
O BPO Financeiro, através de contrato, entrega, além do seu serviço, a segurança dos seus dados através de criptografia e nuvens integradas e seguras. Ao terceirizar seu financeiro você estará entregando ao parceiro muitos dados confidenciais que precisam ser guardados em segurança. Além da necessidade legal, nestes documentos está a história e o futuro da sua empresa.
Tomada de decisões estratégica
engana-se quem acha que o BPO trabalha apenas com as rotinas e entrega burocracia. A partir dos cálculos, estatísticas e das incursões conjuntas de contabilidade e finanças, é possível ter um panorama muito claro da saúde financeira da empresa. E não só isso. É possível ter um excelente horizonte sobre pagamento de fornecedores, antecipações, investimentos, pessoas, tecnologia e processos.
O papel dos cientistas de dados é extrair dos dados elementos importantes para a tomada de decisão no negócio, com segurança e certeza. O empreendedor de posse dos dados gerenciais se utiliza do arsenal de informações levantado pelo BPO Financeiro no dia a dia da empresa. Eles são fundamentais para entender os cenários de investimento, retração, crescimento, etc.
Facilidades que o BPO Financeiro proporciona aos profissionais liberais, micro e pequenas empresas
Além das vantagens que elencamos acima, o BPO Financeiro proporciona aos empreendedores profissionais liberais, micro e pequenas empresas, uma série de facilidades que devem ser levadas em conta sempre que tiver a opção de operação própria ou terceirização.
1. Fazer pagamentos a funcionários e fornecedores
As rotinas de pagamento de fornecedores e empregados é uma das mais complexas porque estão relacionadas ao tempo gasto pelo profissional que as executa. Os pagamentos podem ser mensais, semanais e até mesmo diários. Com o suporte do BPO Financeiro, isto deixa de existir pois as ações são automatizadas e alinhadas ao fluxo de caixa da empresa com um excelente ganho de eficiência.
2. Faturamento e acompanhamento financeiro de pós vendas
Uma questão muito importante porque sendo comércio ou serviços, você não quer vender apenas uma vez. O faturamento incorporado ao BPO Financeiro, permite que a entrega e cobrança sejam feitas no momento certo, valorizando e ampliando o relacionamento com os clientes.
3. Cobrar clientes inadimplentes
Uma das atividades financeiras mais complicadas é cobrar os clientes inadimplentes. primeiro porque sempre há a dificuldade de se ter certeza que o cliente irá pagar e se pagar, não ficará chateado com a cobrança. Como suporte do BPO Financeiro, as cobranças passam a ser mais profissionais e respondem a um processo integrado ao caixa da empresa, através da emissão de boletos, por exemplo. E caso a cobrança precise realmente ser feita de maneira mais direta, quem fará é a pessoa terceirizada que está, até mesmo fisicamente, no fornecedor.
4. Gestão da documentação relacionada ao financeiro
Um financeiro organizado é um bom passo rumo ao sucesso. Documentos e comprovantes precisam ser guardados de maneira física ou virtual e devem ter fácil acesso para o caso de fiscalização, participação em concorrências e processos do Fisco. Hoje existem muitas maneiras de fazer esta gestão de documentação, mas com certeza, a melhor delas é deixar na mão de especialistas que garantirão que ela estará em segurança pelo tempo necessário.
5. Interface com a contabilidade
O melhor dos mundos é integrar as rotinas financeiras à contabilidade. Isto permite um cenário integrado em que o profissional liberal ou o empresário pode ter a visão do todo e planejar suas ações a partir dos dados interligados, muitas vezes, até mesmo com a instituição bancária.
Posts Relacionados
Como gerar boleto para clientes: passo a passo
Se você é autônomo, MEI ou atua por meio de um CNPJ, já passou pela necessidade de gerar um boleto...
Modelo de nota fiscal (NF): de serviço, eletrônica, simples
O modelo de nota fiscal (NF) nada mais é que uma forma de representar a nota fiscal. Este documento oficial...
Despesas de uma empresa: quais são e como acompanhar
Uma das maiores preocupações de quem vai abrir um negócio, é conseguir mensurar quais são as despesas de uma empresa...
Mural de recursos para o empreendedor
-
Categorias do Blog
-
Categorias por atividade
-
Está abrindo sua empresa?
-
Portes de empresa
-
Natureza Jurídica
-
Regimes de tributação
-
Tudo sobre CNAE
-
Simples Nacional
-
MEI
-
Autônomos
-
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
-
Universo da Contabilidade
Escrito por:
Guilherme Soares
Guilherme Soares é vice-presidente de Aquisição e Receita da Contabilizei, onde atua desde 2018. O executivo lidera as verticais de negócios de Aquisição de Novos Clientes e de Gestão dos Clientes, sendo responsável por growth marketing, comercial, novos negócios, produtos e gestão da unidade de negócios, áreas que são essenciais para garantir a atração, a conversão e a fidelização de clientes. Como um dos responsáveis pelo crescimento acelerado da companhia, reúne as ferramentas e as habilidades necessárias para implantar teses de crescimento e gerir a qualidade dos serviços prestados, visando conquistar diferentes patamares e sustentar a liderança de mercado em um ambiente competitivo. Engenheiro formado pela USP, concluiu mestrado em Gestão e Administração de Negócios pela London Business School e participa constantemente de programas de treinamento relacionados à gestão e ao crescimento de negócios, como o programa Empreendedorismo e Competitividade na América Latina pela Columbia Business School e o Innovation & Growth da universidade de Stanford. No passado, exerceu a função de consultor estratégico de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo.