CMV: O que é e para que serve?
O CMV (Custo de Mercadoria Vendida) é um indicador financeiro que contabiliza os custos relacionados à produção ou aquisição de mercadorias que foram efetivamente vendidas durante um determinado período.
Assim, a principal função do CMV é acompanhar e avaliar a demonstração dos custos associados à produção, compra e armazenamento de mercadorias, proporcionando um indicador ao empreendedor de quanto ele tem lucrado.
Isso porque o CMV é fundamental para calcular a margem bruta, possibilitando avaliar a eficiência operacional de uma empresa e a sua capacidade de gerar lucro a partir das vendas de seus produtos ou serviços.
Assim, se você possui uma empresa, é importante entender mais sobre como mensurar o CMV, já que ele fornece informações de como ter um processo de formação de preços eficaz, além de uma boa gestão dos estoques e outras decisões estratégicas da empresa.
A Contabilizei atende mais de 50 mil empresas e, por isso, é especialista no assunto. Veja as dicas que o Head de Auditoria Interna e Assuntos Regulatórios da Contabilizei, Diego Zacarias dos Santos, preparou para você se organizar.
O que o CMV inclui?
De acordo com o Diego Zacarias, o CMV inclui custos diretos e indiretos associados à produção ou aquisição de mercadorias.
Custos diretos:
- custo de aquisição de mercadorias
- mão de obra direta
- custos ligados à produção
Custos indiretos:
- despesas gerais
- custos de armazenamento
- custos de distribuição
Como calcular o CMV?
Existem diversas técnicas de mensuração dos custos e fórmula para calcular CMV, entre elas podemos citar:
- Média Ponderada Móvel: essa técnica calcula o custo médio ponderado de todas as unidades de mercadorias disponíveis para venda. O custo é recalculado à medida que novas unidades são adquiridas.
- Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (PEPS): neste método, as primeiras mercadorias adquiridas são as primeiras a serem vendidas. O CMV é calculado com base nos custos das mercadorias mais antigas em estoque.
- Identificação Específica: este método é menos comum, usado quando é possível identificar e rastrear os custos de cada unidade individual de mercadorias. Isso é comum em indústrias em que os produtos possuem características únicas.
Valor de estoque inicial + Valor de compras adicionais − Valor de estoque final = CMV
Um ponto a ser destacado é que a escolha do método deve levar em consideração diversos fatores, incluindo a natureza do negócio, tipos de mercadorias, as práticas do segmento, as regulamentações fiscais e, por fim, o custo-benefício de implementação e execução do método no dia a dia da empresa.
Caso você precise de apoio de um especialista neste processo, é fundamental ter um contador auxiliando-o nestes cálculos e no controle das finanças da empresa. Conheça a Contabilizei, há 10 anos simplificando a vida de quem empreende.
Incluir exemplo
Existe um CMV ideal?
Para o especialista da Contabilizei, não há um CMV universal que podemos chamar de ideal para todos os negócios, pois a depender do segmento, esse custo pode variar significativamente.
Desta forma, o que pode ser considerado um CMV “ideal” depende das características específicas do setor em que a empresa opera. Por exemplo, em setores altamente competitivos, com margens muito pequenas, como no varejo, toda a cadeia de suprimentos precisa estar em perfeita harmonia para que a empresa consiga maximizar seus resultados por meio da redução dos custos.
Em outras palavras, o conceito de CMV “ideal” pode variar de acordo com as metas e estratégias de negócios da empresa. Portanto, ao avaliar o CMV, as empresas devem levar em conta a natureza do seu setor, as práticas do mercado, as metas estratégicas e outros fatores específicos que afetam seus custos e preços.
Para apoiar você nesta organização, a Contabilizei disponibiliza uma planilha de fluxo de caixa editável e gratuita. Baixe agora mesmo.
Vantagens de calcular CMV para pequenos negócios
De acordo com o Diego Zacarias, a gestão do valor do CMV é imprescindível para qualquer empresa, inclusive para os pequenos negócios, pois é uma prática valiosa que permite identificar oportunidades para precificar melhor os seus produtos e, assim, destacar-se dos concorrentes.
Ademais, o CMV fornece informações cruciais para avaliar a saúde financeira do negócio e gera insumos para avaliar quais processos dentro da gestão operacional precisam melhorar para atingir a eficiência esperada.
Em resumo, mesmo para pequenos negócios, a gestão do CMV não é apenas uma prática contábil, mas uma ferramenta estratégica para otimizar operações, melhorar a rentabilidade e tomar decisões financeiras acertadas.
Veja mais dicas que o Head da Contabilizei compartilhou em entrevista para o Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Toda empresa deve calcular CMV?
Uma boa gestão de custos começa no plano de negócios antes do início das operações. Ao planejar a abertura de uma empresa é muito importante ter uma compreensão dos custos associados à produção ou aquisição de mercadorias. Isso ajuda a definir preços de venda realistas e estabelecer metas financeiras.
Após o início das operações é de suma importância calcular os custos que efetivamente se concretizaram na operação e comparar com as projeções feitas na fase inicial de constituição da empresa. Essa análise permitirá uma avaliação para confirmar se as projeções foram realistas ou se precisam ser ajustadas. A partir daí, os gestores terão informações valiosas para auxiliar na tomada de decisão e definir os próximos passos da empresa.
Portanto, a recomendação é começar a considerar a gestão do CMV desde o início das operações, pois isso fornece uma base sólida para a gestão financeira e facilita ajustes à medida que uma empresa cresce e enfrenta novos desafios.
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Escrito por:
Charles Gularte
Contador técnico e responsável na Contabilizei. Charles Gularte é vice-presidente de Operações da Contabilizei desde 2015, responsável técnico da empresa e contador há mais de 20 anos (CRC PR-045113/O-7). Atualmente é líder do maior time de contadores certificados do Brasil, onde garante um modelo operacional escalável e sustentável, que entrega serviço, atendimento e suporte com excelência a mais de 50 mil micros e pequenos empreendedores. Formado em Ciências Contábeis pela FAE Centro Universitário e com MBA em Gestão Empresarial, Administração e Negócios pela FGV, iniciou a carreira em um escritório de contabilidade e seguiu para o mundo corporativo, onde é referência profissional quando se trata de uma rotina contábil segura, transparente e confiável no país.