Como abrir uma Esmalteria? Confira o passo a passo

Como abrir uma Esmalteria? Confira o passo a passo

Para abrir uma esmalteria é preciso:

  • montar um plano de negócio;
  • definir o seu público-alvo;
  • escolher o local de instalação da esmalteria;
  • pensar na infraestrutura;
  • decidir quantos profissionais serão contratados;
  • definir o seu modelo empresarial;
  • obter o CNPJ.

Se você é manicure e/ou pedicure e deseja trabalhar por conta, ou simplesmente gosta desse tipo de serviço e tem vontade de empreender na área, saber como abrir uma esmalteria é o primeiro passo para ter o seu próprio negócio.

Um bom motivo para investir em uma empresa desse segmento é que o mercado de cuidados com a beleza vem apresentando importante crescimento no Brasil — ou seja, há um público bastante ativo nesse setor.

Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos, ABIHPEC, revelaram que o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, HPPC, teve alta de 5,7% em vendas ex-factory (saída de fábrica) no primeiro quadrimestre de 2021, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Especificamente a categoria “maquiagem para unhas”, na qual se enquadram os esmaltes, foi um dos destaques, com aumento de 8,7% no volume de vendas.

O fato é que muitas pessoas que atuam nessa área consideram que não é necessário legalizar o negócio, por vê-lo como algo relativamente simples e que não requer investimento inicial alto, se comparado a outros modelos empresariais.

No entanto, é preciso ter em mente que abrir empresa, independentemente do segmento, confere muito mais credibilidade e profissionalismo, características que contribuem para conquistar mais clientes, fidelizá-los e, consequentemente, elevar o faturamento.

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Continue a leitura e confira todos os detalhes. Neste artigo, vamos mostrar o passo a passo de como abrir uma esmalteria, da montagem do plano de negócio, até a obtenção do seu CNPJ.

Como abrir uma esmalteria?

Afinal, como abrir uma esmalteria? O primeiro entendimento que você precisa ter sobre um negócio desse tipo é a diferença entre salão de beleza, esmaltaria e esmalteria.

Como o próprio nome sugere, um salão de beleza é um negócio que oferece diferentes serviços voltados para o embelezamento e para a promoção da autoestima, tais como corte de cabelo, hidratação, pintura, maquiagem facial, manicure, pedicure, massagem corporal, depilação, entre outros.

Já esmaltaria é um termo derivado do verbo esmaltar, e diz respeito ao ato de aplicar o esmalte. Por sua vez, esmalteria é um local especializado tanto na venda quanto na aplicação de esmaltes.

Ou seja, se você pretende abrir uma empresa que venda esse tipo de produto e, ao mesmo tempo, preste exclusivamente o serviço de manicure e de pedicure aos clientes, precisa saber como abrir uma esmalteria.

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Monte um plano de negócio: passo a passo

Um plano de negócio deve ser o passo inicial para a abertura de qualquer tipo de empreendimento. Assim, para a montagem de uma esmalteria, o processo não poderia ser diferente.

O plano de negócio consiste em um documento utilizado para registrar todas as informações sobre a empresa que será aberta e, com isso, nortear as ações do empreendedor e permitir ajustes antes que o projeto saia do papel.

Ele é formado por:

  • descrição completa do empreendimento, incluindo o seu objetivo, diferencial de mercado, missão, produtos e serviços que serão comercializados, entre outras características;
  • análise de mercado;
  • análise de concorrência;
  • análise de fornecedores;
  • plano de marketing;
  • plano operacional;
  • plano financeiro.

1. Defina o seu público-alvo

O público-alvo de uma esmalteria, de modo geral, tende a ser mulheres de diferentes faixas etárias, certo? No entanto, há a possibilidade de, dentro desse grupo, atender nichos pontuais e/ou prestar serviços específicos.

Por exemplo, você tem a chance de oferecer às clientes os serviços de manicure e pedicure tradicionais (tirar cutícula, lixar e esmaltar), ou ainda se especializar em unhas decoradas, em unhas de gel, unhas de fibra etc.

2. Escolha o local de instalação da esmalteria

Quanto ao local de instalação de uma esmalteria, você tem duas opções: montar a sua empresa em um lugar físico, ou em um ambiente virtual.

No primeiro caso, é preciso escolher um bom espaço para instalação, considerando o fluxo de pessoas na região, facilidade de acesso para as clientes, possíveis concorrentes nas proximidades, custo do aluguel, entre outros pontos relacionados.

Já utilizando a internet para criar o seu negócio, você tem a chance de montar uma loja virtual, na qual pode divulgar os esmaltes para venda on-line e aproveitar o espaço para expor as fotos das unhas que fez. 

Nesse formato, o atendimento ao público é feito onde ele está. Ou seja, os clientes encontram a sua esmalteria virtualmente, agendam o serviço, e você vai até eles prestar o serviço. 

Vale lembrar que ao abrir um empresa, é necessário obter alvará de funcionamento, licença do corpo de bombeiros e licença sanitária de acordo com o negócio e a cidade em que o negócio funcionará. Por isso, contar com o apoio especializado de uma contabilidade, como a Contabilizei, faz toda a diferença.

3. Pense na infraestrutura

A opção de montar uma esmalteria on-line pode ser uma alternativa interessante para quem está começando a empreender e tem pouco dinheiro para investir. Porém, de modo geral, é mais comum que esse modelo de negócio já seja iniciado no mundo físico.

Seja qual for a sua escolha, há uma infraestrutura mínima que precisa ser adquirida, e ela contempla a aquisição de materiais como:

  • alicates;
  • espátulas;
  • palitos e cortadores de aço inox;
  • lixas;
  • toalhas;
  • luvas;
  • esmaltes variados;
  • acetona;
  • algodão;
  • esterilizadores.

Quanto a esse último item, é preciso se atentar ao que determina a Lei nº 12.592 de 18 de janeiro de 2021, a qual reconhece, em todo o território nacional, as profissões de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador.

Com isso, seu artigo 4º estabelece que:

Os profissionais de que trata esta Lei deverão obedecer às normas sanitárias, efetuando a esterilização de materiais e utensílios utilizados no atendimento a seus clientes

4. Decida quantos profissionais serão contratados

É bem importante ter essa definição antes da obtenção do seu CNPJ, visto que a quantidade de funcionários que pretende ter impacta diretamente na natureza jurídica do seu negócio — por exemplo, o MEI pode ter empregados, mas apenas um pela lei atual.

No entanto, caso queira iniciar sem ajuda de outros profissionais e, por esse motivo, se oficializar como Microempreendedor Individual, saiba que é possível mudar de MEI para ME a qualquer tempo e, assim, contratar colaboradores para a sua empresa.

A Contabilizei apoio micro e pequenos empresários na gestão dos seus negócios, inclusive, auxiliando na contratação legal de funcionários.

5. Defina o seu modelo empresarial

Quanto ao modelo empresarial da sua esmalteria, ele definirá não somente a natureza jurídica que acabamos de citar, mas também se você terá ou não sócios, o regime de tributação, limite de faturamento, entre outros pontos relacionados.

Algumas das opções para esse tipo de negócio, considerando empreendedores que querem atuar sozinhos, estão:

  • MEI: para empresas com faturamento anual de até R$ 81 mil;
  • Eireli: faturamento anual de até R$ 4,8 milhões e Capital Social de 100 salários mínimos vigentes na época de abertura do negócio;
  • Sociedade Limitada Unipessoal, SLU: mesmo faturamento anual da Eireli, porém, não exigem Capital Social.

Dica de leitura: “Diferenças entre MEI, EI, Eireli e SLU: Confira exemplos

Não sabe qual o melhor modelo para você? Fale com um especialista da Contabilizei, líder em abertura de empresa no Brasil.

Quanto é o investimento para abrir uma esmalteria?

Outra informação importante para quem busca saber como abrir uma esmalteria é qual o investimento inicial necessário para uma empresa desse tipo, certo?

Esse valor tende a ser bastante variável, visto que é preciso considerar questões como:

  • formato e tamanho do negócio;
  • infraestrutura;
  • quantidade de funcionários;
  • despesas fixas como aluguel, luz, água.

Para se ter uma ideia, uma matéria do site Pequenas Empresas & Grande Negócios, apontou um investimento inicial a partir de R$ 3 mil para quem é MEI.

Um ponto que se destaca aqui é que negócios do ramo de estética e beleza estão na lista de opções para quem deseja empreender gastando pouco. Franquias desse setor podem ser abertas com investimentos a partir de R$ 7 mil. 

Nessa conta, é preciso considerar também os custos com a legalização do seu negócio. Quanto a isso, abrir uma empresa no Brasil custa, em média, R$ 1,5 mil. 

Lembre-se de organizar as finanças da empresa em uma conta PJ separada da sua conta como pessoa física. Quem abre o CNPJ com a Contabilizei, tem a possibilidade de contratar uma conta PJ gratuita e integrada à contabilidade.

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Qual o lucro mensal de uma esmalteria?

O lucro mensal de uma esmalteria está diretamente ligado ao seu porte, à quantidade de clientes que são atendidos durante o mês e aos serviços oferecidos.

Considerando esses fatores, negócios desse tipo podem faturar, em média, de R$ 2 mil a R$ 20 mil mensais.

Um cálculo básico para chegar ao lucro de uma esmalteria consiste em subtrair do faturamento bruto o valor com despesas fixas, como pagamento de funcionários, aluguel, energia elétrica, impostos, fornecedores etc.

Quais serviços oferecer em uma esmalteria?

Quanto aos serviços que podem ser oferecidos em uma esmalteria, os quais podem influenciar no seu faturamento estão:

  • básicos:
    • esmaltação (lixar, hidratar, tirar cutícula e esmaltar);
    • unhas artísticas (desenhos, adesivos e outros);
    • unhas com efeitos especiais (ombré, caviar etc);
    • francesinha;
    • inglesinha;
    • esfoliação e hidratação dos pés.
  • especializados:
    • unhas em gel;
    • unhas de porcelana;
    • de fibra de vidro;
    • stiletto;
    • blindagem;
    • unhas infantis.

Como regularizar uma esmalteria?

Agora que você sabe como abrir uma esmalteria, deve estar se perguntando como regularizar um negócio desse modelo, não é?

Abrir uma empresa desse formato segue o mesmo princípios de outros empreendimentos, ou seja:

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Quais os documentos necessários para abrir uma esmalteria?

Com relação aos documentos necessários para abrir uma esmalteria, os comumente solicitados são:

  • RG e CPF do titular da empresa;
  • comprovante de endereço;
  • certidão de nascimento, casamento, ou averbação de divórcio, de acordo com o estado civil do empreendedor;
  • indicação fiscal do local onde a empresa será instalada, ou cópia do IPTU;
  • número do título de eleitor;
  • recibo da declaração de Imposto de Renda, se for declarante.

Os mesmos documentos se repetem caso a esmalteria tenha sócios. Deixe a burocracia com quem entende: abra a sua empresa com a Contabilizei.

Como se enquadra uma esmalteria?

Uma esmalteria se enquadra como uma empresa da área de beleza, assim como salões de beleza, clínicas de estética e outras similares.

Esse tipo de negócio pode ser MEI, optante do Simples Nacional, e está enquadrada no Anexo III desse regime tributário, com alíquotas entre 6% a 33%.

Porém, como dissemos ao longo deste artigo, abrir uma empresa como MEI exige o cumprimento de uma série de determinações, como o limite anual de faturamento e a quantidade de funcionários que podem ser contratados.

Por isso, além de saber como abrir uma esmalteria, é bem interessante que você também entenda como abrir uma Microempresa, ME.

Negócios nesse formato podem faturar até R$ 360 mil ao ano e contratar até 9 funcionários para prestação de serviços.

Na dúvida sobre qual a melhor opção para você? Então não abra mão de contar com o suporte de um bom contador

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Escrito por:

Vitor Torres

Vitor Torres é fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada. Hoje tem o propósito de simplificar a vida dos micros e pequenos empreendedores e fortalecer o futuro de cada um dos 50 mil clientes da companhia, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. O executivo é formado em Administração pela Universidade Positivo, possui formação executiva em Liderança em Escala pela INSEAD, realizou um MBA de Administração e Negócios pela Columbia Business School e participou de um Programa de Liderança Executiva em Negócios pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2016, foi selecionado como Empreendedor Endeavor. Reúne experiência na área de consultoria e análise de negócios, tendo apoiado de forma pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups.

1 comentário

  1. Parabéns! Muito esclarecedor, as informações acima. Quero abrir uma esmalteria na cidade onde moro. Estou a procura de um contador para ser orientada .

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”Estou bem satisfeita com os serviços da Contabilizei. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!” Tathianna Pereira Zogahib - cliente Contabilizei - Psicologia

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