Como captar clientes na advocacia?
A estruturação da carreira passa por etapas que geralmente trazem insegurança aos profissionais – e uma delas é o momento de abrir um escritório de advocacia.
Conheça uma das formas para advogado abrir empresa: Sociedade Individual de Advocacia.
Começar sempre nos traz uma série de preocupações: é a organização da empresa em si, a abertura do CNPJ, escolha do local para instalação física. Por sorte, já contamos com a possibilidade de contratar contador online para auxiliar nos processos burocráticos de como abrir empresa, e até mesmo para manutenção da gestão contábil do negócio.
Com isso, o tempo que o advogado usaria para essas funções pode, e deve, ser utilizado no seu foco principal: captar e atender seus clientes.
É aí que mora outra dificuldade, comum entre os iniciantes na profissão: como fazer com que seu nome seja conhecido e você possa ter espaço para realizar a atuação? Se você já montou um negócio formalizado, foi um primeiro passo acertado: este é um dos primeiros passos para ganhar a confiança das pessoas.
Temos mais caminhos para compartilhar com você – venha conosco neste artigo.
Onde encontrar clientes para advogados?
A captação de clientes para advogados deve começar pelos seus contatos diretos: familiares, amigos, conhecidos. Não se acanhe em demonstrar, seja pessoalmente ou através de redes sociais, que você está à frente de uma empresa de Advocacia.
É importante lembrar que é essa rede inicial que fará com que outros confiem no seu trabalho: isso porque a forma de contratação de um advogado geralmente passa pela questão da indicação.
As pessoas não querem contratar alguém que não conhecem, que nunca ouviram falar: embora a formação dê a possibilidade de atuação para quem está registrado na OAB, os clientes procuram os profissionais sobre os quais possuem referências favoráveis.
Podemos dizer ainda que, embora a rede inicial seja uma chave para conseguir indicações, você também pode investir na sua imagem pessoal como forma de progredir na carreira.
Como já falamos, ter a empresa corretamente registrada é importante porque fortalece o conceito de que você atua legalmente. Outro ponto é que ainda é um requisito importante para parte da clientela você ter um escritório físico – muita gente ainda se sente segura por poder entrar na sua sala presencialmente.
Outra forma de reforçar seu nome é a participação em cursos, palestras, entrevistas a rádios e jornais, o que pode ajudar a torná-lo mais conhecido socialmente. Há pessoas que não conseguem indicações para contratar advogado, e precisam buscar pelas informações que estão disponíveis sobre você.
Muitas vezes são essas participações na mídia que fazem com que encontrem o seu nome – além da sua presença digital (sobre a qual falaremos no próximo tópico).
Somado a isso, é importante ainda pensar se sua atuação estará voltada para um nicho específico da Advocacia com o qual você se identifica mais.
Embora definir um nicho afunile a chegada dos clientes até você, no sentido de que alguns não serão atendidos dentro da sua proposta, também faz com que seu nome circule nos espaços corretos para captação de clientes no segmento.
Por exemplo, se você estiver interessado em Direito Ambiental, os primeiros clientes neste sentido podem ser buscados através de contato direto, identificando o tipo de empresas ou mesmo pessoas físicas que costumam buscar atendimento deste tipo.
E você pode ainda procurar entidades, sindicatos e outros locais de reunião de grupos, onde possa falar sobre os tipos de causas que podem ser acionadas no Direito Ambiental, até mesmo como forma de orientar uma possível clientela sobre casos que passam despercebidos.
Como conseguir clientes na Advocacia pela internet?
Da mesma forma como você fala pessoalmente com seus contatos para dizer que tem um escritório de Advocacia funcionando, você pode fazer isso através das redes sociais.
Estar presente no espaço eletrônico como profissional é ter presença digital – o que é muito importante atualmente.
Assim como o endereço do seu escritório cria uma imagem sobre a qualidade que pode ser esperada dos seus serviços, hoje a forma como seu nome aparece na internet tem este mesmo efeito.
É importante sempre diferenciar o que é uma atuação profissional em suas mídias digitais do que é uma atuação pessoal: para manter relacionamento com seus clientes através deste espaço, o perfil deve conter informações interessantes sobre sua área de atuação, compartilhamento de notícias e conteúdos relacionados, com menos quantidade de interações referentes a sua vida privada.
Não quer dizer que não se possa colocar na rede uma foto no aniversário do filho, por exemplo, mas é bom evitar que o perfil profissional esteja carregado de fotos em festas, com você segurando taças e copos, ou mesmo brincadeiras que se faz em comunicações com a família mas que podem ser mal interpretadas pelos possíveis clientes.
O melhor caminho é realmente manter separados os espaços pessoais dos profissionais na internet.
Além da estratégia de contato via redes sociais, a internet oferece espaços para divulgação dos seus serviços. Existem portais onde as pessoas podem, por exemplo, solicitar o orçamento de advogados para uma causa específica.
Lembre-se sempre de consultar os termos do serviço, verificar quais são as condições para divulgação dos seus dados através destes canais – para não ter dor de cabeça depois de iniciar um contato com cliente.
Pode ser uma boa alternativa para quem já trabalhou a rede de contatos inicial e está querendo ampliar o número de clientes – sabendo que a remuneração às vezes é menor através destes canais, mas pode lhe auxiliar a conhecer mais gente.
E outro espaço que não é menos importante é a manutenção de um website próprio. Muitos profissionais estão deixando de manter este tipo de canal, uma vez que as páginas de redes sociais, como Instagram, oferecem visibilidade online. Mas é preciso compreender que são espaços diferentes.
Se você tem realmente interesse em captar clientes através do processo online, é importante, sim, manter um website próprio.
É o seu espaço de divulgação realmente, onde o cliente pode ser direcionado para os serviços que você presta, onde ele pode conhecer sua atuação – inclusive pela disponibilização das suas qualificações e participação em atividades sociais que conferem relevância ao seu trabalho.
Para avaliar a necessidade de manter este canal, elabore um planejamento sobre como serão as principais formas de captação de clientes que você implementará – se o online for importante, invista no website também.
Como captar clientes na Advocacia?
Elaboramos algumas etapas para a captação de clientes para advogados, onde você pode conferir as principais ações a serem realizadas para que você seja efetivo nesta questão.
1. Prospecção
Esta etapa deve começar pela divulgação para sua rede de contatos dos serviços que você presta como advogado. Conforme falamos, a indicação é uma forma clássica para o cliente que precisa deste tipo de serviço.
Você ainda deve organizar sua presença online para que os clientes, tanto os que lhe procuram por indicação quanto outros, possam conhecer mais do seu trabalho.
2. Apresentação dos serviços
Depois de o cliente conhecer o seu nome e entrar em contato, você deve manter a aproximação de forma que ele possa confiar no seu trabalho. Uma apresentação dos serviços pode caber, conforme o tipo da causa ou dos serviços a serem contratados.
Lembre-se: não seja longo e cansativo, mas reforce os pontos que farão a diferença para o que o cliente está buscando.
3. Fechando contratos
Na última etapa de conquista da sua clientela, demonstre sempre seu profissionalismo, enviando corretamente documentos que precisam ser assinados pelo cliente para efetivação das contratações.
Como a relação entre vocês ainda está em desenvolvimento, é muito importante atenção aos detalhes, como respostas rápidas e objetivas aos questionamentos e organização em relação aos trâmites necessários.
Lembre-se: cada cliente é um potencial divulgador do seu trabalho, ampliando ainda mais sua rede.
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Escrito por:
Vitor Torres
Vitor Torres é fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada. Hoje tem o propósito de simplificar a vida dos micros e pequenos empreendedores e fortalecer o futuro de cada um dos 50 mil clientes da companhia, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. O executivo é formado em Administração pela Universidade Positivo, possui formação executiva em Liderança em Escala pela INSEAD, realizou um MBA de Administração e Negócios pela Columbia Business School e participou de um Programa de Liderança Executiva em Negócios pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2016, foi selecionado como Empreendedor Endeavor. Reúne experiência na área de consultoria e análise de negócios, tendo apoiado de forma pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups.