Como fazer follow up com eficiência? 5 passos para seguir
De acordo com pesquisas, cerca de 75% dos compradores online esperam receber entre 2 e 4 ligações antes que a empresa desista deles. Por outro lado, 44% dos vendedores desistem após o primeiro “não” do cliente a uma oferta. Diante de informações tão contraditórias, você consegue entender o quão importante é conhecer as estatísticas para saber como fazer follow up de forma eficaz?
A verdade é que, em muitas empresas, os consumidores e o time de vendas têm expectativas diferentes. Enquanto os vendedores desejam fechar vendas de forma rápida, os clientes esperam receber atenção e propostas especiais antes de se decidirem pela compra.
Sem uma estratégia de follow up eficiente, esta tendência não é percebida, e muitos negócios promissores são perdidos.
Pensando em te ajudar com isso, preparamos este artigo, com dicas para alavancar seu empreendimento e entender como fazer um follow up organizado e funcional em 5 passos:
- Escolha canais compatíveis com o perfil do cliente
- Estabeleça um diálogo com o cliente
- Deixe claras as suas intenções em cada contato
- Crie cronogramas de acompanhamento
- Use ferramentas tecnológicas para tornar o processo mais organizado
O que é um follow up?
Follow up é o nome dado à técnica de acompanhamento dos clientes durante o processo de vendas pela equipe. De uma forma geral, o follow up funciona como um cronograma de contatos com o cliente. A cada contato feito, o vendedor programa o próximo, garantindo uma rotina de constantes interações.
O objetivo do follow up é garantir a conversão do cliente e, principalmente, atender às suas expectativas durante as etapas do processo de vendas. Pensando nisso, é importante que ele seja feito de forma contínua, sem interrupções ou longos períodos de espera — que podem contribuir para “desconectar” o cliente de sua jornada de compra.
Além disso, o conteúdo do follow up deve estar sempre alinhado ao estágio do funil de vendas em que o possível comprador se encontra, garantindo que as ofertas e propostas estejam de acordo com aquilo que o consumidor espera naquele momento.
Quer ver um exemplo?
Suponhamos que o cliente X já percorreu o topo e o meio do funil, e agora já está no fundo, prestes a tomar sua decisão. O follow up neste momento tem, como principal objetivo, fazer a melhor propostas ao cliente e ajustá-la de acordo com as necessidades demonstradas por ele durante a negociação.
Um bom follow up garante que o time de venda não perca o cliente de vista, impedindo que ele busque alternativas melhores na concorrência.
Por que fazer follow up pode ajudar a encantar e fidelizar clientes?
Existem duas palavras-chave capazes de definir a importância do follow up para o encantamento e a fidelização de clientes: personalização e proximidade.
Entender como fazer follow up é importante justamente por isso: porque representa uma oportunidade de aproximar o cliente da empresa de forma humanizada e personalizada.
Muitas vezes, fechar um negócio sem nenhum tipo de contato personalizado é desafiador para o cliente. Por mais que a empresa se esforce para mostrar suas potencialidades e vantagens durante as etapas de atração e retenção do funil, entrar em contato diretamente com o cliente pode ajudar a “encaixar” o produto às suas necessidades, além de garantir uma gestão de leads muito mais assertiva.
E, cá entre nós, em um mundo que valoriza cada vez mais a experiência do cliente, empresas que são capazes de tornar o processo de vendas personalizado saem na frente, não é mesmo?
Além disso, um bom follow up pode trazer outras vantagens à rotina de vendas. Acompanhe a lista abaixo e descubra algumas delas:
- ajuda a estabelecer prioridades na rotina;
- auxilia na organização da gestão de vendas;
- possibilita a criação de um banco de dados valioso para decifrar tendências de comportamento do consumidor;
- ajuda a conquistar os clientes por meio da confiança;
- mostra que sua empresa é acessível e disponível;
- permite o acompanhamento de toda a jornada de compra de forma personalizada.
Agora que você já conhece algumas das vantagens da estratégia, é hora de entendermos, de forma prática, como fazer follow up com eficiência!
Qual a diferença entre feedback e Follow-UP?
Feedback
O feedback é a ação de oferecer uma devolutiva para a performance de um processo ou colaborador. Por exemplo, um líder deve oferecer feedback aos seus liderados. Um cliente pode oferecer feedback sobre o servido de uma empresa. Ou seja, quem realiza o feedback está oferecendo informação.
Follow UP
O follow up se trata de um acompanhamento que busca informação. Por exemplo, uma empresa pode perguntar a um cliente se está satisfeito com a compra. Um médico pode perguntar ao seu paciente como ele está reagindo ao tratamento.
Como fazer follow up nas empresas em 5 passos?
Existem diversas técnicas para entender como fazer follow up nas empresas. Entretanto, independentemente da técnica utilizada, algumas dicas podem ajudar a tornar o processo mais efetivo e organizado.
Veja a seguir as 5 dicas mais importantes para entender como fazer follow up de maneira eficiente:
1. Escolha canais compatíveis com o perfil do cliente
A primeira dica para entender como fazer follow up é escolher os melhores canais para contatar o cliente. O critério principal para a escolha é simples: a preferência do consumidor.
Muitas vezes, ao preencher formulários durante a jornada de compra, os consumidores sinalizam seus canais preferidos para serem contatados.
É dever da empresa utilizar boas estratégias de gestão empresarial para trabalhar estas informações e transformá-las em guias para iniciar o follow up.
2. Estabeleça um diálogo com o cliente
A segunda dica para absorver e descobrir como fazer follow up é: não faça monólogos ao tentar vender e nem se prenda ao script de forma robótica. A essência de um bom relacionamento cliente-empresa é o diálogo. Além disso, muitas vezes, clientes que são ouvidos durante o follow up dão boas dicas do que esperam e desejam em sua busca por um produto ou serviço.
Vendedores que sabem praticar a escuta ativa e criam conversas ricas com seus prospects podem utilizar estas dicas para ajustar a proposta e adequá-la àquilo que o cliente busca de forma personalizada.
3. Deixe claras as suas intenções em cada contato
Outra dica valiosa durante o follow up é esclarecer as intenções em cada abordagem feita com o cliente. Ao iniciar um contato, seja ele via WhatsApp, telefone, e-mail ou qualquer outro canal, explique o por quê da abordagem, o objetivo do contato e só então comece a falar sobre o produto ou serviço da empresa.
Isso ajuda a reduzir a resistência natural dos clientes e a introduzir o tema de forma gradual.
4. Crie cronogramas de acompanhamento
Esta pode ser considerada a dica-chave para entender de uma vez por todas como fazer follow up com eficiência. Isso porque a base da estratégia é o acompanhamento do cliente, portanto, ter um bom cronograma e segui-lo a risca são duas etapas fundamentais para o sucesso do processo.
Lembre-se de que a criação do cronograma deve seguir o ritmo do cliente: contatos mais espaçados, mais frequentes, mais curtos ou mais detalhados.
5. Use ferramentas tecnológicas para tornar o processo mais organizado
Com a transformação digital, a tecnologia tornou-se aliada nos mais diversos processos empresariais, incluindo o follow up.
Para entender como fazer follow up eficiente com a ajuda da tecnologia, a ferramenta mais indicada é o software de CRM — Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o cliente. O objetivo do CRM é integrar todos os processos de venda, ajudando a visualizar a jornada do cliente de forma clara.
Com um bom CRM, é possível entender o momento certo de abordar os clientes e usar o histórico de interações destes com a empresa para construir uma conversa personalizada e assertiva.
Agora você já tem em mãos tudo o que precisa para entender, de uma vez por todas, como fazer follow up com eficiência. Agora, é hora de colocar a mão na massa! Lembre-se de que, como todo processo baseado em relações interpessoais, é importante adaptar a estratégia às particularidades de cada negócio e, especialmente, no perfil de clientes atendidos.
Júlio Paulillo, CRO do Agendor, uma plataforma de CRM e gestão comercial, que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas.
Posts Relacionados
O que é residência fiscal? Como comprovar e para o que serve
A residência fiscal é o endereço que uma pessoa física ou jurídica possui para fins tributários, analisando o vínculo jurídico....
Contabilidade para micro e pequenas empresas: como fazer
Manter as rotinas financeiras e contábeis em dia pode ser uma missão desafiadora para qualquer empreendedor, por isso é importante...
Como declarar CDB e CDI no imposto de renda
CDB (Certificado de Depósito Bancário) e CDI (Certificado de Depósito Interbancário) são termos frequentemente mencionados no universo dos investimentos, mas...
Mural de recursos para o empreendedor
-
Categorias do Blog
-
Categorias por atividade
-
Está abrindo sua empresa?
-
Portes de empresa
-
Natureza Jurídica
-
Regimes de tributação
-
Tudo sobre CNAE
-
Simples Nacional
-
MEI
-
Autônomos
-
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
-
Universo da Contabilidade
Escrito por:
Autor Convidado
Autor convidado pela Contabilizei