Como Fazer um Pós-Venda Eficiente e Fidelizar Clientes?
Você sabe como fidelizar os seus clientes? Depois de fechar um negócio, é importante começar um trabalho para retenção e engajamento. É o atendimento do pós-venda que vai ser o diferencial nesse processo de relacionamento com o seu cliente.
Tendo isso em mente, corretores de seguro conseguem criar as melhores estratégias para serem lembrados por seus segurados sem ser inconveniente.
Veja como estreitar, na prática, o contato com os seus clientes no pós-venda.
O que é o pós-vendas?
Antes de tudo é importante ter bem definido o conceito do pós-venda, que vai muito além de lembrar dos clientes somente quando a meta não foi atingida ou quando precisa vender novamente.
A ideia do pós-venda é manter um contato genuíno e oportuno. Nesse caso, vale uma ligação para ver se está tudo em ordem ou uma pesquisa de satisfação para colher feedbacks. Além disso, você pode explorar outros canais, como e-mails e newsletters com conteúdos relevantes e apropriados para o público-alvo.
O importante é que todo o contato seja útil e respeitoso.
Por que é importante engajar o cliente?
Competitividade é a palavra do momento para as empresas em um cenário em que os consumidores estão cada vez mais exigentes. Para sair do senso comum, é importante entender e atender os anseios dos clientes. A satisfação só vem com um engajamento por parte do vendedor.
Por isso, é importante um atendimento que compreenda todas as etapas de uma compra, em que não se trata apenas de uma aquisição, mas de uma experiência. A escolha por um item ou serviço pode acontecer por diversos motivos desde uma necessidade urgente até um impulso. Independentemente das necessidades ou forma de atração pela compra, o cliente busca por um atendimento que o surpreenda.
Você concorda que só é possível admirar quem você conhece? Ou seja, você só vai conseguir conquistar a confiança do seu cliente se estabelecer conexões com ele. A primeira delas pode ter acontecido na hora em que ele encontrou ou escolheu o seu produto ou serviço.
Agora, para continuar sendo uma escolha, precisa investir em meios para ser lembrado. O caminho é o relacionamento personalizado. Ou seja, é fundamental estreitar ao máximo o contato para identificar preferências e necessidades.
Como corretores de seguros podem fazer um pós-venda eficiente?
Depois de procurar entender a principal razão do cliente ter adquirido o seu seguro, chegou a hora de investir no pós-venda. O atendimento eficiente depende, basicamente, da prática de escutar. Com isso, consegue criar empatia, assim desenvolver ações para encantar e surpreender. Além disso, facilita a abertura de receptividade para oferta de novos produtos.
Para se orientar melhor e analisar a eficácia das ações, considere alguns indicadores de desempenho, baseie-se em métricas. Elas ajudam a medir as demandas de reclamações ou satisfação, por exemplo.
Nesse momento, a tecnologia pode ser uma boa aliada. Com ela pode recorrer a softwares que auxiliam a construção de uma base de dados de todas as interações feitas com o cliente. Esse histórico vai ajudar com os objetivos de fidelização, também guiar ações futuras e dar agilidade nas tomadas de decisões do dia a dia.
10 estratégias pós-venda que você pode aplicar
- Invista num calendário com datas comemorativas
- Faça parcerias para conseguir descontos
- Crie programas de fidelização
- Tenha uma equipe especializada em vendas
- Sempre cumpra suas promessas
- Ofereça o melhor para o cliente
- Ouça os conselhos e críticas do cliente
- Arranje tempo para seu cliente
- Aumente sua autoridade com redes sociais e conteúdo
- Mantenha-se informado para antecipar imprevistos
Por que se dedicar ao pós-venda?
Segundo o infográfico produzido pela JM Service, 70% da experiência de compra de um cliente é baseada na forma como ele é tratado, desconsiderando produto e preço.
Um exemplo dessa satisfação do pós-venda é a Toyota. Em 2018, a montadora liderou uma pesquisa de satisfação feita pela consultoria J.D Power. O estudo avaliou quase cinco mil consumidores. Alguns dos aspectos levantados foram referentes à qualidade do serviço prestado depois da compra dos veículos, entre eles revisão, retirada e consulta técnica.
De acordo com estudo da empresa Global State of Multichannel Customer Service Report, elaborado pela Microsoft, pelo menos 79% dos consumidores brasileiros já desistiram de fazer negócios com uma empresa por causa de uma má experiência.
Os brasileiros sentem-se mais frustrados quando não conseguem resolver seus problemas ou encontrar informações online para ajudar.
Tem alguma dúvida sobre o potencial e importância do pós-venda?
As pesquisas só revelam o que todos precisam: respeito e dedicação. O atendimento com qualidade no pós-venda procura preservar o contato com o cliente e faz com que ele se sinta valorizado.
Quais são as suas estratégias no pós-venda?
Precisa de mais tempo para o seu negócio? Delegue algumas das suas preocupações aos nossos contadores. Eles são especialistas no mercado de corretores de seguro e darão a você todo o suporte para que sua contabilidade esteja sempre alinhada as boas práticas de mercado.
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Escrito por:
Vitor Torres
Vitor Torres é fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada. Hoje tem o propósito de simplificar a vida dos micros e pequenos empreendedores e fortalecer o futuro de cada um dos 50 mil clientes da companhia, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. O executivo é formado em Administração pela Universidade Positivo, possui formação executiva em Liderança em Escala pela INSEAD, realizou um MBA de Administração e Negócios pela Columbia Business School e participou de um Programa de Liderança Executiva em Negócios pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2016, foi selecionado como Empreendedor Endeavor. Reúne experiência na área de consultoria e análise de negócios, tendo apoiado de forma pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups.