Contabilidade para startups: entenda a importância
É inquestionável que a contabilidade é uma ferramenta de gestão de fundamental importância para o crescimento de toda e qualquer empresa. Isso porque ela é responsável por estudar o cenário econômico e financeiro em que a empresa se encontra, trazendo métricas importantes para mensurar investimentos, retornos e custos.
Por outro lado, também é possível notar o crescimento de empresas em que o modelo de negócio são as startups, um segmento em ascensão tanto no Brasil quanto no mundo. Mas como a contabilidade desempenha seu papel dentro de uma startup? É sobre essa questão que este artigo tratará.
Em primeiro lugar, é necessário entender melhor todo o desdobramento do modelo de negócio que é uma startup. Depois, é preciso analisar a importância da contabilidade para sua gestão e continuidade.
O que é uma startup
Em sua etimologia, startup significa “empresa no início das atividades”. Logo, trata-se de uma empresa que busca sanar algum problema que já existe no mercado, por meio de uma ideia ou solução inovadora. Para montar uma startup é preciso atender alguns requisitos importantes, assim, a empresa deve ser:
- Escalável: quando a empresa consegue aumentar seu lucro sem que haja o aumento de custos proporcional ao crescimento.
- Replicável: é a dinâmica em que novos clientes são captados e fidelizados, em que é possível multiplicar clientes sem aumentar os investimentos de forma proporcional aos lucros.
- Incerta: A incerteza parte do problema que existe no mercado e que precisa ser sanado. Logo, a startup busca por soluções de problemas.
- Inovadora: a startup tem por uma de suas maiores definições a inovação, pois traz soluções novas para problemas antigos.
O empreendedorismo, por meio de novas startups, é um investimento cada vez mais crescente no Brasil, visto que há muitos casos de sucesso em que ideias inovadoras vieram a solucionar problemas antigos e recorrentes. Cada segmento da economia tem suas dificuldades e empasses, assim, a startup busca exatamente este cenário para aplicar uma solução que resolva o problema do cliente e rentabilize em escala para o empreendedor.
Definido o conceito de startup, agora é preciso entender a importância da contabilidade dentro deste modelo de negócio.
Para que haja um crescimento contínuo e resguardado, é preciso controle, investimento e conformidade, itens que devem seguir a legislação. Infelizmente, muitas empresas iniciam suas atividades sem estes cuidados e acabam por não conseguir se manter no mercado por muitos anos. Para evitar esse tipo de situação, a contabilidade traz o controle e a conformidade citados. Ainda, o papel da contabilidade vai além de atender aos requisitos legais, pois também auxilia no gerenciamento dos lucros, custos e investimentos das empresas.
Hoje se pode contar com o contador online, que traz mais praticidade aos processos e mais agilidade no relacionamento entre empresário e contador, uma vez que todos os processos podem ser solicitados e acompanhados de forma online, o que auxilia o empresário inclusive na contenção dos custos.
Contabilidade para startup
Como já citado, o sucesso do negócio depende não somente de uma boa solução para um problema. Com um mercado cada vez mais competitivo, é imprescindível estar à frente das burocracias e buscar proteger o negócio de problemas conhecidos. Desde a abertura até o atendimento ao cliente é importante ter a contabilidade a seu favor.
Abertura da Startup
O processo de abertura de empresas no Brasil tem tido uma desburocratização considerável. Contudo, é preciso o auxílio de um contador para abrir o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), I.E (Inscrição Estadual), I.M (Inscrição Municipal), bem como abrir o credenciamento para a emissão de nota fiscal de venda de serviços ou mercadorias.
Planejamento Financeiro X Startup
Para que a empresa tenha sucesso e continuidade, é preciso que o planejamento financeiro esteja bem definido, com suas projeções de custos, investimentos e receitas confiáveis, trazendo ao empresário uma visão fidedigna de sua empresa, com metas e expectativas tangíveis e possíveis.
Até mesmo a definição do capital inicial na startup, levantado para suportar todos os investimentos, deve ter seu devido planejamento, evitando surpresas financeiras no meio do caminho. Todo esse controle e mensuração financeira é viabilizado através da contabilidade.
Planejamento Fiscal/Contábil X Startup
Acima foram destacadas todas as burocracias legais solicitadas no momento da criação de uma empresa, o que demanda o conhecimento da contabilidade.
Contudo além da parte documental de abertura da empresa, é preciso ter o gerenciamento documental de toda a movimentação, registrando todas as entradas e saídas da empresa, uma vez que para a tomada de decisão é preciso ter em mãos estas informações escrituradas e aptas para auxiliar o empresário a identificar a situação econômica e financeira da empresa.
Planejamento Tributário X Startup
A adequação tributária é necessária para que a startup esteja enquadrada em um regime tributário adequado, evitando o recolhimento de impostos maior do que realmente é necessário.
A legislação tributária brasileira tem aspectos complexos, o que dificulta o entendimento e a aplicação das leis da melhor forma possível para o empresário. Assim, devido a essa complexidade, é necessário o auxílio do contador para identificar qual o melhor regime tributário para a startup.
Conformidade tributária/trabalhista X Startup
Além de atender à legislação para a abertura da empresa e gerenciar os documentos, é preciso atender à legislação tributária, observando quais as obrigações legais que a empresa deve respeitar para não ter seu CNPJ baixado ou suspenso, ou mesmo não conseguir emitir sua certidão negativa.
Estas obrigações legais podem ser divididas em esferas: Estadual, Municipal, Federal, Trabalhista, Previdenciária. A seguir, destacam-se algumas dessas obrigações legais:
- Emissão de notas fiscais de serviços ou vendas;
- DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte);
- Folha de Pagamentos;
- Escrituração Contábil;
- Sped fiscal;
- DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais);
- e-Social.
Estas obrigações podem alterar conforme o regime tributário da empresa ou até mesmo pelo seu faturamento. Nesse sentido, é importante verificar quais são as obrigações legais em que a empresa está enquadrada e entregar as mesmas dentro dos prazos estabelecidos pela legislação vigente.
Em vista de todos esses aspectos legais, é de fundamental importância ter ao lado uma contabilidade online, que auxilie a manter a startup com controles financeiros confiáveis e sempre amparada pela legislação.
Dessa forma, busca-se um crescimento sólido e contínuo da empresa, mantendo-se longe das estatísticas de fechamento de negócios por falta de controles e gerenciamento.
Posts Relacionados
Como gerar boleto para clientes: passo a passo
Se você é autônomo, MEI ou atua por meio de um CNPJ, já passou pela necessidade de gerar um boleto...
Modelo de nota fiscal (NF): de serviço, eletrônica, simples
O modelo de nota fiscal (NF) nada mais é que uma forma de representar a nota fiscal. Este documento oficial...
Despesas de uma empresa: quais são e como acompanhar
Uma das maiores preocupações de quem vai abrir um negócio, é conseguir mensurar quais são as despesas de uma empresa...
Mural de recursos para o empreendedor
-
Categorias do Blog
-
Categorias por atividade
-
Está abrindo sua empresa?
-
Portes de empresa
-
Natureza Jurídica
-
Regimes de tributação
-
Tudo sobre CNAE
-
Simples Nacional
-
MEI
-
Autônomos
-
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
-
Universo da Contabilidade
Escrito por:
Vitor Torres
Vitor Torres é fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada. Hoje tem o propósito de simplificar a vida dos micros e pequenos empreendedores e fortalecer o futuro de cada um dos 50 mil clientes da companhia, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. O executivo é formado em Administração pela Universidade Positivo, possui formação executiva em Liderança em Escala pela INSEAD, realizou um MBA de Administração e Negócios pela Columbia Business School e participou de um Programa de Liderança Executiva em Negócios pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2016, foi selecionado como Empreendedor Endeavor. Reúne experiência na área de consultoria e análise de negócios, tendo apoiado de forma pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups.