8 Ferramentas Gratuitas e Essenciais para Corretores de Seguros
Neste artigo você vai ver:
Existem ferramentas que podem facilitar a rotina do corretor de seguros, você sabe quais são elas?
O Corretor de Seguros possui uma rotina agitada, além de estudar a carteira de serviços das seguradoras, precisa estar sempre bem informado sobre as melhores práticas de venda.
Neste artigo você vai ver:
Descubra quais as ferramentas gratuitas que são essenciais para que possa executar suas tarefas da melhor maneira.
Como é a rotina do corretor de seguros
A rotina de um corretor de seguros pode envolver elementos sociais e reclusos em um único dia.
Isso quer dizer que o corretor de seguros pode estar em uma reunião demorada logo no início do dia mas acabar concluindo o expediente em uma sala de aula virtual.
Na checagem constante de e-mails até os incansáveis acompanhamentos (follow-up) de sua carteira de clientes, a rotina deste profissional pode ser muito agitada.
Aqui neste artigo iremos explorar algumas das ferramentas gratuitas que podem facilitar a vida do corretor de seguros:
- Comunicação instantânea com o WhatsApp for Business
- Organização de rotina com o Google Agenda
- Acompanhamento de tarefas com o Trello e Todoist
- Notas e mapas mentais com o Google Keep e o Evernote
- Buckup de documentos com o CamScan
- Os novos cartões de visita com o CamCard
Vamos começar?
Comunicação instantânea com o WhatsApp for Business
Faz um bom tempo que o WhatsApp tornou-se a principal ferramenta do brasileiro.
De comunicações amistosas a familiares, a chegada da ferramenta para o mundo corporativo era apenas uma questão de tempo.
Lançado oficialmente no dia 18 de janeiro no Brasil, o WhatsApp fo Business é um aplicativo separado do WhatsApp convencional que dá uma cara corporativa ao comunicador instantâneo.
Ao utiliza-lo, o corretor de seguros pode definir os horários em que trabalha, status mais apurado, exibir site, telefone e e-mail para contato.
Além disso, as empresas no aplicativo serão verificadas para garantir sua autenticidade e evitar fraudes.
Outro recurso útil da ferramenta são suas métricas aprimoradas, sendo possível conhecer um pouco melhor das práticas de uso de seus contatos.
Organização de rotina com o Google Agenda
É difícil imaginar uma rotina bem organizada sem uma agenda.
O Google Agenda é uma ferramenta inteligente do Google que permite que o corretor de seguros defina suas atividades para o dia, semana, mês e até mesmo pro ano inteiro.
A princípio o Google Agenda pode soar como qualquer outro aplicativo de agenda tradicional, mas sua tecnologia permite por exemplo o reconhecimento de uma viagem futura (e inclusão automática no calendário) apenas pela compra associada a um e-mail Gmail.
Também é possível definir lembretes sonoros, repetição de eventos – como aniversários, por exemplo, e respostas automáticas para e-mails que necessitam de respostas imediatas.
Acompanhamento de tarefas com o Trello e Todoist
O Trello e o Todoist são ferramentas semelhantes na organização de tarefas.
As ferramentas funcionam como um hub de projetos e as micro tarefas necessárias para sua realização.
A opção por um ou outro irá depender da preferência do usuário no sentido estético e experiência de uso, mas também na complexidade do projeto.
Trello
O Trello pode ser utilizado para o gerenciamento de múltiplos projetos com diferentes colaboradores em seu plano gratuito.
Sendo uma das ferramentas do gênero mais conhecidas atualmente, ele acaba sendo uma das opções mais completas. Seus recursos incluem:
- Possibilidade de classificar prioridade de listas de tarefas.
- Definir data e status de tarefa – pendente, completa, em atraso…
- Diversas opções de personalização.
- Possibilidade de anexar arquivos pequenos.
- Inclusão de imagens.
- Arquivamento de dados mais antigos.
Todoist
O Todoist é uma ferramenta com muitos recursos semelhantes ao trello, porém possui um aplicativo e visual mais leve e intuitivo.
Para o corretor de seguros que está começando agora, a ferramenta pode ser útil no gerenciamento de poucos projetos, pois a versão gratuita é mais limitada.
Seus recursos incluem:
- Sincronização com outros calendários.
- Repetição de tarefas.
Para o uso gratuito, talvez o Trello seja o melhor gerenciador de projetos do momento, porém o Todoist é mais fácil de usar.
Sendo assim, é importante testar ambas as ferramentas para ver qual se adapta melhor as necessidades atuais de sua rotina como corretor de seguros.
Notas e mapas mentais com o Google Keep e o Evernote
As notas e mapas mensais são essenciais para aliviarmos nosso cérebro em relação a algumas informações que não precisamos memorizar para um determinado momento.
Para isto, existem duas ferramentas muito úteis: o Google Keep e o Evernote.
Enquanto o Google Keep é extremamente simples e leve, o Evernote é mais robusto e completo em termos de possibilidades.
O Evernote possui o plano gratuito e pagos que liberam ainda mais recursos, já o Google Keep é totalmente gratuito.
Evernote
O Evernote pode ser considerado uma alternativa para o gerenciamento de projetos também devido as suas diversas funções:
- Possibilidade de organizar tarefas.
- Pode classificar prioridade das tarefas.
- Opção de repetição de tarefas.
- Permite anexar arquivos.
- Exporta para e-mail.
- Otimizado para tablets.
- Permite o trabalho colaborativo.
Google Keep
Por outro lado, o Google Keep propõe um espaço para anotações rápidas de maneira descomplicada.
Seus recursos são básicos e incluem:
- Design minimalista.
- Envio de lembretes.
- Modo escuro.
- Não é necessário ter conta para ser utilizado (embora seja recomendado para salvar as notas)
Se o seu propósito é simples como a proposta de anotações do Google, sem dúvidas o Google Keep se adequará melhor em sua rotina, agora, se a ideia é gerenciar projetos ou criar mapas mentais aprofundados, o Evernote seria uma melhor escolha.
Backup de documentos com o CamScan
Sabe aqueles documentos que estão perdidos em uma gaveta empoeirada?
Você pode armazená-los com melhor eficiência se os digitalizar.
A proposta do CamScan é simples, um aplicativo que permite uma digitalização de qualidade de documentos que não precisam existir (ao menos somente) em vias físicas.
Desta maneira é possível otimizar os espaços disponíveis no escritório, por exemplo.
Os novos cartões de visita com o CamCard
Seguindo a mesma linha de pensamento do CamScan, será que ainda precisamos de um cartão de visita físico?
O CamCard permite a criação de cartões de visitas virtuais, com coleta de dados automático.
Isso quer dizer que com um único QR code seus contatos poderão ser compartilhados automaticamente com qualquer pessoa que possua a tecnologia de leitura em seus celulares.
Escolha suas ferramentas e mãos a obra!
As ferramentas sugeridas aqui certamente irão auxiliar na rotina de trabalho de um corretor de seguros.
Se você precisa de ajuda jurídica para organizar questões burocráticas, conte com a equipe de especialistas da Contabilizei para te auxiliar no processo.
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Escrito por:
Vitor Torres
Vitor Torres é fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada. Hoje tem o propósito de simplificar a vida dos micros e pequenos empreendedores e fortalecer o futuro de cada um dos 50 mil clientes da companhia, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. O executivo é formado em Administração pela Universidade Positivo, possui formação executiva em Liderança em Escala pela INSEAD, realizou um MBA de Administração e Negócios pela Columbia Business School e participou de um Programa de Liderança Executiva em Negócios pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2016, foi selecionado como Empreendedor Endeavor. Reúne experiência na área de consultoria e análise de negócios, tendo apoiado de forma pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups.