Dicas para aumentar as vendas
Veja 5 dicas para aumentar as vendas da sua empresa em curto, médio e longo prazo.
Dicas para aumentar as vendas do seu negócio
Há algum tempo, bastava ter um negócio com preços acessíveis que rapidamente você se tornava referência no mercado. No entanto, os dias atuais trouxeram novas tecnologias e novos mercados — e os empreendedores têm de entendê-los para se manterem atualizados. Se o seu comércio estiver em declínio ou estagnado, conheça algumas estratégias para aumentar as vendas do seu negócio:
1. Marketing digital
É praticamente impossível encontrar um negócio de sucesso hoje em dia que não tenha pelo menos um perfil em alguma rede social. O diferencial, no entanto, não é apenas existir no Facebook, Instagram ou Twitter; é preciso investir tempo e dinheiro nessas plataformas. Mas se acalme, as estratégias do marketing digital foram criadas com o intuito de aumentar os lucros. Conheça algumas:
Redes sociais
Como citado anteriormente, não basta ter um perfil nas redes sociais. Existem hoje diversas estratégias que envolvem esse universo tão vasto e importante. Facebook e Instagram, por exemplo, contam com ferramentas de anúncio próprias que auxiliarão o seu negócio a divulgar produtos para pessoas de todo o mundo.
E-mail marketing
Adquirir clientes novos é bom, mas você já imaginou se todos os clientes que já compraram na sua loja voltassem pra comprar lá de novo? Essa é a lógica do e-mail marketing: são estratégias para manter um relacionamento com os seus potenciais compradores e se tornar uma referência sempre que eles desejarem um produto novo. Esse tipo de estratégia é ainda melhor se você já tiver uma loja virtual.
2. Treinamento dos colaboradores
Todos nós sabemos que um atleta de alto rendimento, por exemplo, não chegou ao ápice sem treinamento, não é mesmo? E assim também funciona com os seus colaboradores. Mas como aumentar as vendas? Se deseja ter uma super equipe de vendas, ofereça treinamentos constantes para ela.
Além disso, busque entender quais são os pontos fortes e fracos de cada funcionário. Dessa forma, você saberá em qual área deve oferecer treinamento e também como explorar o melhor de cada um.
3. Conteúdo de qualidade
Como falamos, antigamente bastava ter um negócio um pouco diferente para se tornar uma referência no assunto. Hoje em dia, a coisa mudou um pouco, pois existem muitos concorrentes e, mais cedo ou mais tarde, aparecerá alguém para disputar o mercado com você.
Para se diferenciar dos demais, opte sempre por produtos de qualidade. Seus concorrentes podem oferecer produtos mais baratos, mas é importante que os seus sejam sempre melhores.
4. Estude a concorrência
Por falar na concorrência, lembre-se sempre de saber o que ela está fazendo. Essa estratégia, chamada de benchmarking, permite uma análise profunda e detalhada de empresas do mesmo setor, e assim você pode adotar estratégias para evitar cometer os mesmos erros e procurar fazer melhor o que os outros já fazem.
Se você ainda for novo no mercado e estiver com dificuldades para aumentar as vendas, o benchmarking ainda pode servir de suporte para traçar ainda melhor o perfil dos seus compradores. Assim você se prepara para oferecer ao seu público aquilo em que ela tem interesse.
5. Revise os processos internos
A sua empresa conta com processos internos para organizar o dia a dia? Se não, saiba que está deixando de focar parte do seu tempo em uma área muito importante. Mas, caso esteja investindo nessa área, já parou pra pensar no que pode ser melhorado? Acredite, tudo que está bom pode ficar ainda melhor.
A falta de organização em processos, tanto internos quanto externos, pode influenciar o cliente final — atrapalhando até as suas estratégias de como aumentar as vendas. Lembre-se: quando os processos estão desorganizados, você gastará muito mais tempo resolvendo problemas internos e menos tempo focando na tarefa de vender.
Interessantes essas dicas, não é mesmo? Por fim, temos só mais uma recomendação: a calculadora de vendas do Terra Empresas. Com ela, você descobre quanto precisa vender para alcançar suas metas e fazer a sua loja crescer!
Posts Relacionados
O que é residência fiscal? Como comprovar e para o que serve
A residência fiscal é o endereço que uma pessoa física ou jurídica possui para fins tributários, analisando o vínculo jurídico....
Contabilidade para micro e pequenas empresas: como fazer
Manter as rotinas financeiras e contábeis em dia pode ser uma missão desafiadora para qualquer empreendedor, por isso é importante...
Como declarar CDB e CDI no imposto de renda
CDB (Certificado de Depósito Bancário) e CDI (Certificado de Depósito Interbancário) são termos frequentemente mencionados no universo dos investimentos, mas...
Mural de recursos para o empreendedor
-
Categorias do Blog
-
Categorias por atividade
-
Está abrindo sua empresa?
-
Portes de empresa
-
Natureza Jurídica
-
Regimes de tributação
-
Tudo sobre CNAE
-
Simples Nacional
-
MEI
-
Autônomos
-
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
-
Universo da Contabilidade
Escrito por:
Vitor Torres
Vitor Torres é fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada. Hoje tem o propósito de simplificar a vida dos micros e pequenos empreendedores e fortalecer o futuro de cada um dos 50 mil clientes da companhia, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. O executivo é formado em Administração pela Universidade Positivo, possui formação executiva em Liderança em Escala pela INSEAD, realizou um MBA de Administração e Negócios pela Columbia Business School e participou de um Programa de Liderança Executiva em Negócios pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2016, foi selecionado como Empreendedor Endeavor. Reúne experiência na área de consultoria e análise de negócios, tendo apoiado de forma pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups.