Como vender Seguros? Dicas de Venda para Corretores
Melhor do que bater as metas de vendas do fim do mês é saber que pode superá-las. Vender bem e com qualidade não é uma questão de sorte. Tudo depende das técnicas de fechamento utilizadas.
Cada segmento tem as suas particularidades na hora de fechar as suas vendas. São inúmeras variáveis possíveis, como sazonalidade, contexto econômico, propaganda, etc. Para os corretores de seguros, um dos principais desafios é vender um produto intangível.
Independentemente dessas ou outras circunstâncias, o que pode influenciar decisivamente uma venda é a abordagem do vendedor.
Confira algumas técnicas de vendas para corretores de seguros.
Conheça o seu mercado de atuação
Conhecer o mercado de seguros vai muito além de saber o que os produtos oferecem ou benefícios dele para tornar a vida de uma empresa ou pessoa melhor.
É fundamental saber o diferencial dos seus produtos e conhecer os seus concorrentes diretos. Nesse caso, conhecer os preços, atendimento e produtos deles.
Com isso, você constrói repertório para mostrar aos seus clientes como a sua empresa é a melhor opção do mercado. Além disso, ajuda com que fique atento às novidades na área seja em relação aos produtos quanto leis que podem impactar a rotina de trabalho.
Tenha um público-alvo e ajude que ele entenda o que precisa
Antes de expor os seus argumentos, entenda o seu cliente. Identifique o momento em que ele se encontra, as necessidades e ambições. Conhecer todas essas características, vai ajudar a direcionar melhor os produtos e serviços.
À medida que desenvolve esse trabalho, se torna mais apto para conduzir os seus esforços de venda para se aprofundar em alguns assuntos específicos ou se especializar em alguns segmentos. Isso vai ajudar com que transmita maior confiança. Com o tempo, aumenta a sua autoridade, podendo até se tornar uma referência.
Tenha uma rede de contatos e mantenha o relacionamento
Nunca deixe o cliente sem respostas, procure sempre responder o mais rápido possível. Esquecer de retornar um telefonema ou um e-mail pode ser fatal para uma negociação em andamento.
Mesmo depois do fechamento da venda, cultive um relacionamento que demonstra interesse no outro. Por isso, crie estratégias para um contato genuíno. Informações sobre novidades dos produtos ou lembranças em datas comemorativas podem ser um bom caminho.
Como se preparar para a negociação presencial
Depois de definido o mercado de atuação, entender público-alvo e começar a construir uma rede de contatos, é importante que esteja sempre preparado para as negociações.
Cada um dos itens anteriores ajuda na construção da sua autoconfiança. Antes de partir para a prática, planeje cada passo, aborde as características do seu serviço com as mesmas palavras que o cliente usa para descrever as necessidades dele, tenha em mente um roteiro das suas ações, teste ou treine as abordagens com algum conhecido ou sozinho em voz alta.
10 dicas de ouro para vender seguros
- Estude o cliente e abordagens antes do encontro
- Monte uma boa apresentação, simples e objetiva
- Mantenha uma boa aparência e transmita simpatia
- Não pergunte mais de uma vez a mesma coisa
- Não fale sobre a concorrência
- Seja específico para atender o problema do cliente
- Conduza perguntas que estimulam a confirmação dos benefícios
- Valorize os seus produtos como únicos
- Pense em como responder a cada ponto negativo
- Fortaleça sempre os pontos positivos
Como se preparar para a negociação online
O senso de urgência no online tende a ser maior do que em reuniões presenciais. Quando procurado por esses meios, tenha isso em mente. Não demore para responder o chamado e seja objetivo, porém atrativo e atencioso.
Entenda com o cliente o melhor horário para uma videoconferência. É importante que ele decida o momento, assim evita que ele esteja com pressa ou desatento.
No dia da chamada, procure um ambiente silencioso, iluminado e livre de interrupções. Além disso, é importante que o cenário transmita profissionalismo. Mesmo da sua casa, tenha um lugar limpo sem bagunças.
A negociação online traz outras preocupações além da reunião presencial.
- Teste os equipamentos;
- Fale naturalmente como se a pessoa estivesse ao seu lado;
- Evite distrações, como as notificações do celular ou no computador;
- Não digite coisas desnecessárias enquanto conversa;
- Preste atenção e anote o que for necessário;
- Vista-se adequadamente;
- Não fique restrito à fala, compartilhe a sua tela com apresentações úteis.
E aí, como estão sendo as suas negociações para fechamento de vendas?
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Escrito por:
Vitor Torres
Vitor Torres é fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada. Hoje tem o propósito de simplificar a vida dos micros e pequenos empreendedores e fortalecer o futuro de cada um dos 50 mil clientes da companhia, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. O executivo é formado em Administração pela Universidade Positivo, possui formação executiva em Liderança em Escala pela INSEAD, realizou um MBA de Administração e Negócios pela Columbia Business School e participou de um Programa de Liderança Executiva em Negócios pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2016, foi selecionado como Empreendedor Endeavor. Reúne experiência na área de consultoria e análise de negócios, tendo apoiado de forma pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups.