Engenheiro autônomo: 7 dicas para iniciar na carreira

Engenheiro autônomo: 7 dicas para iniciar na carreira

O engenheiro autônomo é o profissional formado nessa área que trabalha por conta própria. Ou seja, ele não tem vínculo empregatício com nenhuma empresa, por isso, não tem registro em carteira, o que também significa que ele não atua sob o regime CLT.

Essa tende a ser uma opção bastante interessante para quem é engenheiro recém-formado e se depara com dificuldades de encontrar vagas no mercado de trabalho. Como uma boa alternativa a essa situação, esse passa a se posicionar como um profissional liberal, captando seus próprios clientes e definindo ele mesmo a remuneração a ser recebida.

Mas nesse cenário é preciso ponderar sobre uma importante decisão, que é descobrir se o mais interessante é trabalhar como engenheiro autônomo com ou sem CNPJ.

Engenheiro autônomo ou abrir um CNPJ para engenheiro?

Sem CNPJ, esse profissional estará prestando serviços como uma pessoa física. Um dos pontos negativos quanto a isso é que os impostos pagos como PF costumam ser bem maiores que os pagos como PJ. Somado a isso, o fato de não ter empresa aberta pode comprometer a credibilidade do trabalho oferecido.

Por outro lado, ter CNPJ e ser dono formal do próprio negócio, abre portas para firmar parcerias com outras empresas, já que muitas exigem a emissão de nota fiscal, o que só é possível para quem tem empresa aberta.

E com relação aos impostos, esses têm valores menores em comparação a um autônomo PF, especialmente quando se opta pelo Simples Nacional para engenheiro.

Além dessa sugestão de abrir empresa para trabalhar com engenheiro e, dessa forma, mostrar mais profissionalismo e aumentar as chances de conquistar mais clientes, quais outras dicas podem ajudar a alavancar essa carreira? Siga a leitura deste artigo e confira agora mesmo!

O que é um engenheiro autônomo?

O engenheiro autônomo é aquele que trabalha por conta própria. Na prática, isso significa que esse profissional não tem vínculo com nenhuma empresa, sendo livre para atender quantos clientes quiser.

Além da flexibilidade de trabalhar com mais de um cliente ao mesmo tempo, ser engenheiro autônomo tem outras vantagens, tais como poder definir seu próprio horário de trabalho e precificar ele mesmo os serviços prestados.

O que um engenheiro autônomo pode fazer?

Um engenheiro autônomo pode prestar serviços tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas

Para as PJ, comumente é mais fácil fechar boas parcerias quando se tem empresa aberta, já que muitas companhias contratantes exigem a emissão de nota fiscal, como comentamos logo no início deste artigo.

Quanto às atividades que podem ser realizadas por esse profissional de forma autônoma, tudo depende da especialização. Por exemplo, um engenheiro civil é o responsável por projetar, gerenciar e executar obras diversas, tais como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas, entre outras.

Um engenheiro ambiental, por sua vez, é capacitado para projetar, construir e gerenciar a operação de sistemas de coleta e tratamento de esgoto, de obtenção e distribuição de água, descarte e/ou reciclagem de resíduos sólidos.

7 dicas para iniciar a carreira de engenheiro autônomo

Para iniciar a carreira de engenheiro autônomo, algumas dicas que podem ser seguidas são:

  1. escolha um nicho de mercado, considerando seus interesses e preferências como profissional;
  2. busque se qualificar e se especializar nessa área;
  3. faça networking e use bons canais para divulgar os seus serviços e, com isso, captar os primeiros clientes;
  4. procure fechar parcerias com profissionais relacionados à sua área de atuação, pois isso pode ajudar a encontrar clientes por indicação;
  5. aprenda a precificar os seus serviços, o que pode ser feito com base na identificação dos valores que são praticados nesse mercado;
  6. aprenda a organizar as suas finanças, preferencialmente abrindo uma conta digital PJ para separar as receitas e despesas pessoais das profissionais;
  7. faça uma boa gestão de tempo, a fim de conseguir conciliar as atividades internas (como contato e reuniões com os clientes) com as externas (a exemplo de visitas a obras, entre outras).

Como ganhar mais como engenheiro autônomo?

Saber quanto ganha um engenheiro autônomo é uma importante informação na hora de escolher entre trabalhar dessa forma ou buscar uma colocação nesse mercado como CLT.

Uma forma de ganhar mais como engenheiro autônomo é abrindo a própria empresa

Ser um profissional liberal autônomo tem diferenças significativas quando se tem CNPJ, por isso é possível ter uma renda mais elevada do que quando se trabalha como CLT.

Alguns dos motivos são os que já citamos neste artigo, mas apenas para reforçar englobam:

  • ter a chance de atender vários clientes ao mesmo tempo;
  • poder firmar parceria com outras empresas;
  • conseguir determinar a própria remuneração a partir da base determinada pela lei.

O que vale mais a pena: ser engenheiro autônomo ou abrir empresa?

Abrir empresa costuma valer mais a pena do que atuar como engenheiro autônomo sem CNPJ. Um dos motivos é que os impostos cobrados de uma pessoa jurídica tendem a ser menores que os cobrados de uma pessoa física.

Mas uma das primeiras dúvidas que surgem entre os profissionais dessa área quanto a isso é se engenheiro pode ser MEI. Não, engenheiro não pode ser MEI, assim como outras profissões que precisam estar vinculadas a conselhos de classe.

No caso, uma opção é abrir uma Sociedade Limitada, se houver sócios, ou uma SLU, Sociedade Limitada Unipessoal para quando não há sócios.  

Dica extra! Use a Calculadora de Custo para Abertura de Empresa da Contabilizei e confira uma forma mais econômica para formalizar o seu negócio.

A Contabilizei ajuda profissionais liberais como você a abrir empresa e obter o próprio CNPJ, de forma 100% online! Acesse agora mesmo o site da Contabilizei, confira nossos planos e junte-se aos mais de 50 mil clientes já atendidos!

imagem de perfil

Escrito por:

Vitor Torres

Vitor Torres é fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada. Hoje tem o propósito de simplificar a vida dos micros e pequenos empreendedores e fortalecer o futuro de cada um dos 50 mil clientes da companhia, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. O executivo é formado em Administração pela Universidade Positivo, possui formação executiva em Liderança em Escala pela INSEAD, realizou um MBA de Administração e Negócios pela Columbia Business School e participou de um Programa de Liderança Executiva em Negócios pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2016, foi selecionado como Empreendedor Endeavor. Reúne experiência na área de consultoria e análise de negócios, tendo apoiado de forma pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abra sua empresa com quem é líder no mercado

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada e seus impostos otimizados. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você foca no que importa: seu negócio.

”Estou bem satisfeita com os serviços da Contabilizei. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!” Tathianna Pereira Zogahib - cliente Contabilizei - Psicologia

Abra sua empresa com quem é líder no mercado