O Segredo da Contabilizei por Vitor Torres – para a Revista Você S.A
Neste artigo você vai ver:
- O Segredo da Contabilizei por Vitor Torres - para a Revista Você S.A
- Como você teve a ideia de fundar a Contabilizei?
- Quais sinais mostraram que a empresa estava no caminho certo?
- O que fez a diferença no negócio?
- Como foi participar do programa de aceleração do Google, em 2017?
- Isso abriu caminho para investidores?
- A empresa recebe críticas de contadores convencionais?
O Segredo da Contabilizei por Vitor Torres – para a Revista Você S.A
O administrador Vitor Torres, CEO e fundador da Contabilizei, participou de uma entrevista com a Revista Você S/A e contou para a repórter Melissa Diniz sobre como criou a primeira e maior startup de serviços contábeis do Brasil, a Contabilizei.
Vitor iniciou sua carreira como consultor e analista, tendo passagem pela Thompson Management Horizons (consultoria canadense) e a International Golf & Resort Management (consultoria em Londres). Em 2009, fundou a Mind On – Educação Corporativa, empresa de treinamento e desenvolvimento empresarial. Pouco tempo depois, co-fundou a Supernova, primeira aceleradora de startups no Paraná.
Neste artigo você vai ver:
- O Segredo da Contabilizei por Vitor Torres – para a Revista Você S.A
- Como você teve a ideia de fundar a Contabilizei?
- Quais sinais mostraram que a empresa estava no caminho certo?
- O que fez a diferença no negócio?
- Como foi participar do programa de aceleração do Google, em 2017?
- Isso abriu caminho para investidores?
- A empresa recebe críticas de contadores convencionais?
No início de 2013, Vitor Torres fundou a Contabilizei, o maior escritório de contabilidade do Brasil. A Contabilizei simplifica as rotinas contábeis de mais de 50.000 micro e pequenas empresas no país, além de profissionais autônomos e PJs e já possui mais de 1.200 colaboradores.
Escolhida para participar do programa de aceleração do Google no ano passado, a startup recebeu um aporte financeiro milionário. Hoje, a Contabilizei acumula prêmios, como o de Melhor Startup da América Latina na categoria B2B, concedido pela Latam Founders, em 2016.
Ficou curioso? Confira um pouco mais sobre essa entrevista:
Como você teve a ideia de fundar a Contabilizei?
Na Mind On, eu precisava de um contador. E passei por quatro escritórios sem ficar realmente satisfeito. Eles eram lentos, caros e burocráticos. Foi aí que surgiu a ideia de abrir um negócio que otimizasse o serviço.
Falei com dois amigos contadores que acharam impossível criar parâmetros para atender todos os clientes. Fiquei três meses no escritório deles mapeando os processos até entender como tudo funcionava.
Quando estava prestes a engavetar o projeto, tive um insight e percebi que a saída era focar nas micro e pequenas empresas de serviços. Mais tarde, incluímos também o processo. Em 2013, vendi a minha participação na Mind On e, depois disso, a Contabilizei estava de pé.
Hoje, atendemos mais de 50 cidades nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-oeste. O processo de integração de estados envolve tecnologia e pode levar até seis meses para ser implantado.
Quais sinais mostraram que a empresa estava no caminho certo?
A indicação pelos próprios clientes é o melhor termômetro. No primeiro ano, atendemos centenas de empresas e já éramos cinco ou seis vezes maiores do que um escritório comum. Em 2015, crescemos 11 vezes e conquistamos o marco de 1.000 clientes. No ano seguinte, triplicamos de tamanho e, em 2017, crescemos duas vezes.
Começamos com três funcionários e hoje temos mais de 1.200. Além de contadores, também temos também uma área financeira, RH, marketing, desenvolvimento de tecnologia, produto e novas soluções.
Em 2019, a Contabilizei passa a oferecer mais opções de planos e abertura de empresa sem sair de casa. Com o aumento de clientes e colaboradores, a empresa abre um escritório físico em São Paulo. Anteriormente, a empresa possuía sede apenas em Curitiba, cidade de fundação.
Em 2020, a Contabilizei bate a marca de 30.000 clientes e passa a oferecer conta bancária digital em parceria com uma instituição financeira. Em 2021, passa a oferecer plano de saúde para PJ e cria o plano Experts, em que o cliente tem contato direto com um assessor e um analista para suporte operacional na plataforma e tirar dúvidas.
Em 2022, a empresa atinge o marco de 50.000 clientes e funda o Contabilizei.bank, uma conta digital PJ oferecida para clientes Contabilizei, e lança a solução de Escritório Virtual, um domicílio fiscal não associado ao endereço residencial de quem deseja abrir um CNPJ.
E nós estamos só começando o propósito de simplificar a vida de quem empreende e potencializar o sucesso dos nossos clientes.
O que fez a diferença no negócio?
No Brasil, 98% dos CNPJs são de micro ou pequenas empresas, as quais são responsáveis por ⅓ do PIB e 52% dos postos de trabalho formais. Por esse motivo, oferecer uma contabilidade mais barata gera impacto positivo na economia do país. Desde que nasceu, a Contabilizei já abriu mais de 50 mil empresas gratuitamente. Os dados estão na nuvem e podem ser acessados por um smartphone.
Outro diferencial é o valor. O custo médio do mercado convencional é 525% mais caro. Nós temos dois planos mensais, o mais barato representa 90% da nossa base, formada por prestadores de serviço, paga isso. Empresas de comércio, pagam, o plano um pouco mais alto.
Como foi participar do programa de aceleração do Google, em 2017?
Passamos duas semanas em imersão nos Estados Unidos, recebendo treinamentos dos executivos do Google e de outras empresas do Vale do Silício. Ganhamos 150 mil dólares (50 mil em dinheiro e 100 mil em crédito na compra de produtos da marca). Nosso time voltou com muito aprendizado em produtos e tecnologia.
Isso abriu caminho para investidores?
Sim. Nós recebemos três investidores dentro da empresa, dois deles internacionais, sendo um do Vale do Silício. Tivemos o cuidado de selecionar parceiros excelentes que, além de contribuírem com investimentos milionários, ajudam na tomada de decisões.
A empresa recebe críticas de contadores convencionais?
A maioria consegue enxergar os benefícios, mas há ainda os mais resistentes. No início, alguns duvidaram que fizéssemos nosso trabalho direito. É preciso lembrar que somos regulados pelo mesmo conselho de contabilidade, que prevê multas para quem descumprir a lei.
Hoje, com o nosso sucesso, a concorrência está investindo em tecnologia também. Quem ganha com isso é o mercado.
Conteúdo original publicado no app da Revista Você S.A., em 15 de março de 2018.
Posts Relacionados
10 motivos para você optar pela Contabilizei
Pensando em usar a contabilidade online da Contabilizei? Listamos 10 motivos para te ajudar nessa decisão!
10 razões para escolher a Contabilizei
A Contabilizei é um escritório de contabilidade que atua na abertura de empresas e oferece serviços de contabilidade no Brasil...
Agenda tributária Receita Federal: saiba as principais datas
A agenda tributária da Receita Federal contém os prazos e vencimentos das obrigações tributárias mensais. A agenda tributária está disponível...
Mural de recursos para o empreendedor
-
Categorias do Blog
-
Categorias por atividade
-
Está abrindo sua empresa?
-
Portes de empresa
-
Natureza Jurídica
-
Regimes de tributação
-
Tudo sobre CNAE
-
Simples Nacional
-
MEI
-
Autônomos
-
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
-
Universo da Contabilidade
Escrito por:
Vitor Torres
Vitor Torres é fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada. Hoje tem o propósito de simplificar a vida dos micros e pequenos empreendedores e fortalecer o futuro de cada um dos 50 mil clientes da companhia, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. O executivo é formado em Administração pela Universidade Positivo, possui formação executiva em Liderança em Escala pela INSEAD, realizou um MBA de Administração e Negócios pela Columbia Business School e participou de um Programa de Liderança Executiva em Negócios pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2016, foi selecionado como Empreendedor Endeavor. Reúne experiência na área de consultoria e análise de negócios, tendo apoiado de forma pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups.