Descubra o que é gestão de pedidos e as vantagens de aplicá-la
Com o mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, gerir uma empresa de forma eficiente e impulsionar seu crescimento é desafiador. Nesse cenário, a tecnologia é uma grande aliada dos gestores, oferecendo a eles soluções inovadoras, como ferramentas capazes de auxiliar na gestão de pedidos.
Por falar nisso, você sabe o que é gestão de pedidos? Por que é importante mantê-la bem estruturada? Como ela pode contribuir para o sucesso de sua empresa? Confira tudo isso neste post!
Entenda o que é gestão de pedidos
A gestão de pedidos pode ser definida, de forma sintética, como o monitoramento do conjunto de procedimentos adotados durante a realização de uma venda até que o produto seja entregue ao consumidor.
Cabe ressaltar que, à primeira vista, o gerenciamento de pedidos pode parecer algo muito simples, mas não é. Afinal, são muitas etapas que demandam atenção, tais como o controle de mercadoria no estoque, a aquisição de produtos que estão em falta, o atendimento ao cliente, a separação e o envio de mercadorias etc.
Em um e-commerce, por exemplo, o produto precisa ser separado, embalado e encaminhado ao consumidor. Além disso, é fundamental dar baixa do item no estoque, para que seja possível identificar o momento mais oportuno para reposição da mercadoria, e, claro, evitar o anúncio e comercialização de produtos indisponíveis.
Vale lembrar que o gerenciamento eficaz de pedidos também precisa ser feito nas lojas físicas. Afinal, garantir a organização das vendas é essencial para a manutenção e crescimento de qualquer negócio.
Confira a importância do controle de compra e de estoque
Um dos principais benefícios de um gerenciamento eficiente de pedidos é garantir a organização das vendas. Para isso, é necessário que o controle de compras da empresa (junto aos fornecedores) e de estoque sejam bem estruturados.
Entre outras coisas, um controle eficiente de compras e estoque permite que a empresa conheça a entrada e saída de mercadorias e, consequentemente, a aceitação e demanda do bem no mercado.
Saber o que entra e sai do estoque também auxilia na saúde financeira do negócio, uma vez que possibilita a otimização dos recursos disponíveis. Por exemplo, permite que a empresa identifique os produtos em falta e os reponha em tempo hábil, evitando eventuais perdas de clientes; bem como previne aquisições de produtos desnecessários (que estão sobrando no estoque), reduzindo os riscos de perda.
Conheça alguns dos benefícios de uma gestão eficiente de pedidos
Como você já pode perceber, uma gestão eficiente de pedidos traz muitas vantagens para a empresa. Confira alguma delas a seguir:
1. Automatização e agilidade de processos
Em um mercado cada vez dinâmico, a sobrevivência de qualquer negócio depende também da eficiência e rapidez dos processos internos. Nesse cenário, não há espaço para controles de pedidos por meio de formas pouco confiáveis ou demoradas.
A automatização do processo de gerenciamento de pedidos, sobretudo por meio de ferramentas capazes de integrar os demais setores da empresa (por exemplo, setor de compras, estoque, orçamento etc.) é essencial para garantir a eficiência na gestão dos processos.
Com isso, além de melhorar a eficiência do gerenciamento, você diminui a probabilidade de erros, comuns em etapas manuais, e otimiza os recursos, reduzindo a necessidade de mão de obra e garantindo a agilidade do processo.
2. Ampliação de produtividade
Garantir uma gestão eficiente de pedidos pode contribuir, inclusive, para a ampliação da produtividade. Ao automatizar o gerenciamento e eliminar etapas manuais, por exemplo, a empresa reduz o tempo gasto no processo. Com isso, sobra mais tempo livre para investir nas outras tarefas.
A título exemplificativo, por meio de ferramentas de automação de vendas, um vendedor consegue fechar um pedido de forma mais célere e a empresa consegue encaminhá-lo de forma mais rápida ao cliente.
3. Melhoria da experiência do cliente
Cada vez mais as pessoas buscam por processos rápidos e eficientes. Na hora de adquirir algum bem ou serviço, não é diferente. Justamente, por isso, a experiência do cliente está umbilicalmente ligada ao bom gerenciamento de pedidos.
Uma boa gestão de pedidos está associada à gestão de estoque; o mal gerenciamento de estoque pode levar a falta de produtos e até mesmo a comercialização de bens que não estão disponíveis na loja, o que, definitivamente, não é nada bom para a experiência do cliente.
Além disso, a redução de tarefas manuais e maior disponibilidade de tempo, propiciadas pela otimização dos processos de gestão, possibilitam que os vendedores tenham mais tempo para atender o cliente, oferecendo a ele as melhores soluções para seu problema.
Agora que você já conhece alguns dos benefícios da gestão eficiente de pedidos, confira a seguir algumas dicas para implementá-la!
Saiba como otimizar a gestão de pedidos de sua empresa
Um bom gerenciamento de pedidos envolve vários fatores, tais como controle eficiente de compras e estoque, dos canais de atendimento ao cliente, separação, embalagem e entrega de mercadorias etc.
Diante de inúmeras variáveis, é praticamente impossível fazer um controle eficiente por meio de processos manuais, em regra, demorados e poucos confiáveis. Nesse cenário, a automação do processo, por meio da implementação de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), é uma ótima alternativa.
O ERP é um software de gestão capaz de integrar todas as informações dos diversos setores da empresa (compra e estoque, venda, operacional, contábil, fiscal etc.) em um único banco de dados.
Ao integrar os diversos departamentos da empresa, o ERP propicia agilidade e confiabilidade aos processos, reduzindo o tempo gasto em etapas manuais ou em alimentação de sistemas diversos (por exemplo, o setor de estoque e vendas compartilham as informações, o que permite o controle efetivo das mercadorias em estoque).
Além disso, ao facilitar o fluxo de informações na empresa e a geração de relatórios, o ERP proporciona aos gestores todos elementos necessários para a tomada de decisões estratégicas. Afinal, todas as informações estão compiladas em um único sistema e disponíveis em tempo real.
Vale lembrar que, atualmente, existem inúmeras opções de ERP no mercado. Na hora de escolher, é importante levar em consideração as especificidades e anseios de seu negócio, bem como as funcionalidades do software e o suporte oferecido pela empresa.
A Artsoft Sistemas, possui soluções diferenciadas para a gestão de empresas, como um ERP integrado com e-commerce e lojas físicas. Ela oferece também implementação personalizada — que leva em consideração as necessidades de cada departamento da empresa —, treinamento os usuários e o suporte necessário a inauguração do sistema.
Agora que você já sabe o que é gestão de pedidos e que ela pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio, entre em contato com a Artsoft Sistemas para melhorar os processos de sua empresa!
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