Guia completo para quitar as dívidas: passo a passo para uma reestruturação financeira
Quitar as dívidas é um processo gradual que requer disciplina e mudança de comportamento. Enfrentar as dívidas pode ser um desafio árduo, mas com um planejamento estratégico e determinação é possível superá-las.
Por isso, fizemos um passo a passo completo para te ajudar a quitar suas dívidas de forma eficiente e sustentável a longo prazo.
Avalie sua situação financeira
O primeiro passo é avaliar sua situação financeira atual. Portanto, calcule absolutamente todos os seus gastos mensais, desde aqueles gastos essenciais, como aluguel, parcela do financiamento, contas de consumo, até aqueles gastos supérfluos e que parecem inofensivos, como os serviços de streaming.
Em seguida, faça um levantamento bem detalhado de todas as suas dívidas, valores, taxas de juros e datas de vencimento. Isso vai te dar uma visão mais clara de onde você está e o que precisa ser feito.
Corte gastos supérfluos
Existem muitas despesas que não é possível cortar, como o aluguel, condomínio, alimentação, entre outras.
Porém, também existem muitos gastos supérfluos que adquirimos ao longo do tempo, como assinaturas desnecessárias, refeições fora de casa ou compras impulsivas. Se livrar desses gastos supérfluos pode te ajudar a liberar recursos para quitar as dívidas mais rapidamente.
Elabore um orçamento realista
Em seguida, sabendo o quanto sua família ganha por mês, e o quanto passará a gastar com os cortes supérfluos, elabore um orçamento realista.
Determine quanto você pode destinar mensalmente para quitar as dívidas sem comprometer suas necessidades básicas. Essa é uma etapa que requer bastante honestidade e humildade para cortar alguns confortos desnecessários.
Além disso, é essencial que esse orçamento não fique apenas no papel, e sim funcione na prática.
Priorize as dívidas com juros mais altos
Se você tem muitas dívidas, talvez você não consiga quitar todas de uma vez, então é necessário fazer uma escolha. O ideal é priorizar o pagamento daquelas com as taxas de juros mais altas, pois elas crescem mais rapidamente.
Portanto, concentre seus esforços em quitá-las primeiro, mantendo os pagamentos mínimos nas outras obrigações. Essa abordagem, conhecida como “método da bola de neve”, pode acelerar o processo e economizar dinheiro a longo prazo.
Negocie com credores
Um passo que muitos negligenciam é a negociação com os credores. Portanto, a dica é não ter medo de negociar para quitar as dívidas.
Fazendo isso, é possível obter melhores condições de pagamento, como taxas de juros reduzidas ou planos de parcelamento mais flexíveis.
Muitas vezes, os credores estão dispostos a colaborar para evitar o inadimplemento completo.
Considere consolidar dívidas
Outra opção a ser considerada é consolidar todas as suas dívidas em um único empréstimo com uma taxa de juros mais baixa. Isso pode simplificar o processo de quitar as dívidas e reduzir os custos totais, além de correr menos riscos de ter o nome nos órgãos de proteção de crédito.
Uma forma de consolidar dívidas é a partir do crédito de liquidação de dívidas, que te ajuda a pagá-las e voltar a ser elegível a crédito através de parcelas que cabem no seu orçamento.
Estabeleça um fundo de emergência
Mesmo com dívidas, não ignore a importância de estabelecer uma reserva de emergência. Afinal, imprevistos acontecem, e ter um montante guardado pode impedir que você contraia novas dívidas para cobrir despesas inesperadas.
Mude seu comportamento financeiro
Por fim, é essencial mudar o seu comportamento financeiro de uma vez por todas, se reeducando financeiramente. Adote o método 50-30-20, destinando:
- 50% da renda para despesas essenciais: aluguel, conta de energia, financiamento;
- 30% para gastos opcionais: serviços de streaming, academia, jantar fora, etc;
- 20% para quitar as dívidas: e depois criar uma reserva de emergência.
Além disso, estabeleça um orçamento detalhado para controlar receitas e despesas mensais e sempre tome decisões conscientes para evitar cair novamente na inadimplência.
Lembre-se, quitar as dívidas é um processo lento que requer determinação, planejamento estratégico e uma verdadeira mudança comportamental.
Mas seguindo essas dicas, você estará no caminho certo para conquistar a liberdade financeira e construir uma base sólida para o seu futuro!
Posts Relacionados
10 motivos para você optar pela Contabilizei
Pensando em usar a contabilidade online da Contabilizei? Listamos 10 motivos para te ajudar nessa decisão!
10 razões para escolher a Contabilizei
A Contabilizei é um escritório de contabilidade que atua na abertura de empresas e oferece serviços de contabilidade no Brasil...
Agenda tributária Receita Federal: saiba as principais datas
A agenda tributária da Receita Federal contém os prazos e vencimentos das obrigações tributárias mensais. A agenda tributária está disponível...
Mural de recursos para o empreendedor
-
Categorias do Blog
-
Categorias por atividade
-
Está abrindo sua empresa?
-
Portes de empresa
-
Natureza Jurídica
-
Regimes de tributação
-
Tudo sobre CNAE
-
Simples Nacional
-
MEI
-
Autônomos
-
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
-
Universo da Contabilidade
Escrito por:
Autor Convidado
Autor convidado pela Contabilizei