Modelo de invoice: saiba como elaborar um e exemplos
Neste artigo você vai ver:
A invoice é o documento oficial que formaliza pagamentos e recebimentos com o exterior, sendo obrigatória para todas as transações superiores a 3.000 dólares americanos.
A tradução da palavra significa “fatura” e tem o objetivo de garantir a regularidade dessas operações internacionais, tendo o mesmo valor legal que as notas fiscais no Brasil.
Neste artigo você vai ver:
Como gerar um invoice
Este documento deve ser emitido sempre que houver a prestação de serviços para o exterior para validar o recebimento pelos serviços.
Profissionais da área de tecnologia, por exemplo, têm maior familiaridade com o mercado de trabalho em outros países, e por isso devem estar mais atentos às regras de elaboração da invoice.
Por não poderem optar pelo MEI, desenvolvedores acabam tendo que emitir além da invoice, também a nota fiscal de prestação de serviços, inclusive nas exportações, sendo o contratante pessoa física ou jurídica.
Para saber sobre como pagar menos impostos na área de tecnologia, acesse o nosso Ebook – Profissional de TI Pague menos impostos.
Vale ressaltar que mesmo que não seja obrigatória, a emissão da invoice é indicada também em operações inferiores a 3.000 dólares americanos, facilitando a comprovação dos recebimentos e evitando problemas futuros com a fiscalização.
Para preencher o documento é necessário ter em mãos as seguintes informações:
- Número da invoice;
- Data da emissão;
- Dados do prestador de serviço no Brasil;
- Dados do contratante no exterior;
- Descrição da mercadoria ou serviço prestado;
- Preço unitário do produto ou serviço, moeda utilizada na transação e valor total;
- Forma de pagamento;
- Condições e termos de vendas;
Não existe um modelo de invoice padrão que precise ser utilizado por todas as empresas, por isso é possível utilizar modelos prontos ou criar um layout próprio, desde que todas as informações obrigatórias constem no documento.
Também é ideal que o idioma da invoice seja o do contratante no exterior, ou em inglês, para maior compreensão por todos os usuários.
Como emitir invoice?
Confira um exemplo de invoice preenchida a seguir:
1. Insira os dados da sua empresa no Brasil
2. Insira os dados do seu cliente no exterior
3. Insira os dados da invoice:
Invoice number: Número sequencial de identificação, iniciando do 1.
Issue Date: Data da emissão da invoice
Due Date: Data de vencimento da invoice.
4. Insira os dados do serviço:
Quantity: Quantidade de horas despendidas para a prestação de serviço
Description: Descrição do serviço
Unit Price: Preço da hora do serviço em dólar
Total: Preço total do serviço em dólar.
5. Insira a(s) forma(s) de pagamento
Faça o download gratuito de modelo de invoice disponbilizado pelos especialistas da Contabilizei.
Qual a diferença de invoice e nota fiscal?
Enquanto a nota fiscal é um documento com validade fiscal e que deve ser emitida por empresas no momento da venda dos produtos ou execução do serviço, a invoice não possui validade como documento fiscal e deve ser emitida por pessoas físicas e jurídicas no momento do faturamento da operação.
Elas também diferem quanto à tributação.
Enquanto as notas fiscais somarão para o cálculo dos tributos da empresa, de acordo com o regime tributário vigente, a invoice terá a tributação do Imposto sobre Operações Financeiras – IOF, atualmente com valor de 0,38% sobre o valor da transação e do Imposto de Renda, dependendo da natureza da operação.
A exportação de serviços e produtos também possui algumas isenções de tributos como PIS, COFINS, ICMS e ISS, inclusive para empresas optantes pelo Simples Nacional.
Como emitir invoice de forma fácil
Ter um arquivo editável padrão de invoice no computador ou celular facilita o processo de emissão do documento, uma vez que os dados podem ser atualizados a cada nova operação.
Com o Contabilizei Experts você tem um assessor especializado em exportação de serviços, responsável por todas executar rotinas contábeis e financeiras da empresa, incluindo a emissão de invoices, além da abertura grátis do CNPJ.
Posts Relacionados
Profissional de TI pode ser MEI? Entenda mais sobre a área
Quem vai abrir um CNPJ em TI deve estar ciente de que há atividades que podem ser MEI e atividades...
Trabalho remoto no exterior: Como trabalhar para uma empresa estrangeira?
Um dos passos mais importantes após receber uma proposta de trabalho no exterior remoto é verificar como receberá o seu...
Como começar no mercado de TI: salário e carreira
Uma das formações mais cobiçadas dos últimos anos, a conclusão da Faculdade de TI leva o profissional ao mesmo dilema...
Mural de recursos para o empreendedor
-
Categorias do Blog
-
Categorias por atividade
-
Está abrindo sua empresa?
-
Portes de empresa
-
Natureza Jurídica
-
Regimes de tributação
-
Tudo sobre CNAE
-
Simples Nacional
-
MEI
-
Autônomos
-
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
-
Universo da Contabilidade
Escrito por:
Charles Gularte
Contador técnico e responsável na Contabilizei. Charles Gularte é vice-presidente de Operações da Contabilizei desde 2015, responsável técnico da empresa e contador há mais de 20 anos (CRC PR-045113/O-7). Atualmente é líder do maior time de contadores certificados do Brasil, onde garante um modelo operacional escalável e sustentável, que entrega serviço, atendimento e suporte com excelência a mais de 50 mil micros e pequenos empreendedores. Formado em Ciências Contábeis pela FAE Centro Universitário e com MBA em Gestão Empresarial, Administração e Negócios pela FGV, iniciou a carreira em um escritório de contabilidade e seguiu para o mundo corporativo, onde é referência profissional quando se trata de uma rotina contábil segura, transparente e confiável no país.