NIRE: O que é? Saiba para que serve e como obter na junta comercial
Todo tipo de planejamento envolve algumas tomadas de decisões antes da execução completa da atividade. O sonho da abertura de uma empresa não poderia ser diferente. Uma ideia que antes de sair do papel precisa de algumas regras para formalização.
Uma delas é a obtenção do NIRE, registro de legalidade da empresa na Junta Comercial do Estado. É um número único que comprova que a empresa existe oficialmente, considerando a emissão do CNPJ, inclusive.
Cada Estado tem a própria Junta Comercial. O nome varia de acordo com a região. Por exemplo, JUCESP (São Paulo), JUCEMG (Minas Gerais), JUCERJA (Rio de Janeiro). Os preços, prazos e condições de abertura da empresa também variam.
O que é o NIRE?
A sigla NIRE significa Número de Identificação do Registro de Empresas. É ele quem comprova que a empresa existe oficialmente. São 11 dígitos formados pela Unidade de Federação (UF), mais o tipo de empresa e um dígito verificador.
Desde 1994, o NIRE é obrigatório para empresas atuantes no segmento comercial. Com ele, é possível garantir a segurança e eficácia aos atos jurídicos.
Como descobrir o NIRE de uma empresa?
É preciso ter o CNPJ que você quer consultar para descobrir o NIRE. Você deve acessar o site da Junta Comercial do seu estado ou ir pessoalmente no órgão.
Inscrição Estadual e NIRE são a mesma coisa?
A Inscrição Estadual não é a mesma coisa que o NIRE. A IE é um registro da empresa no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que dá permissão a empresa de comercializar produtos ou serviços.
Por que o NIRE é importante?
Todas as empresas atuantes no segmento comercial e de serviços precisam do registro para formalização do negócio. Sem ele, não é possível obter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na Receita Federal.
Depois disso, com o CNPJ em mãos, existe a possibilidade da obtenção da Inscrição Estadual junto às Secretarias de Fazenda dos Estados para autorização de venda de mercadorias.
A abertura de empresas sem registro na Junta Comercial do Estado está sujeita a uma série de prejuízos, entre eles apreensão de mercadorias durante as fiscalizações, proibição de prestação de serviços e de emissão de NFs e pagamento de multas por conta de impostos irregulares.
Além disso, sem o NIRE, não será possível usufruir de alguns benefícios, como proteção do nome empresarial, emissão de Nota Fiscal e possibilidade de participação em licitações.
As únicas empresas que podem ser abertas diretamente na Receita Federal são as MEI – Microempreendedor Individual. As demais realizam o registro em cartório, como é o caso das que prestam serviços. Ou na Junta Comercial, onde NIRE é obtido.
Como obter o NIRE?
O registro do NIRE deve ser feito na Junta Comercial. Antes de efetuar, é importante verificar se existe outra empresa com o mesmo nome fantasia pretendido.
Entre os documentos básicos necessários para o registro:
- Cópia autenticada do documento de identidade do titular ou dos administradores;
- Contrato Social, Requerimento de Empresário Individual ou Ata de Assembleia Geral de Constituição;
- Preenchimento do Requerimento Padrão da Junta Comercial;
- Preenchimento da Ficha de Cadastro Nacional;
- Pagamento de taxas por meio da Guia de Recolhimento e DARF.
Depois da aprovação dos documentos, as informações básicas da empresa ficam disponíveis para qualquer interessado na Junta Comercial. Portanto, o registro é uma forma de divulgação sobre a abertura da empresa e a sua regularidade. Em caso de qualquer alteração nos dados empresariais, deverá ser feita a atualização no órgão.
A Contabilizei, maior escritório de contabilidade do Brasil e único 100% online com segurança e confiabilidade, tem uma equipe de mais de 100 contadores especialistas em todas as etapas do processo de abertura de empresa prontos para te ajudar a cumprir todas as obrigações fiscais do seu negócio. Confira as vantagens e os nossos planos que se adaptam a necessidade da micro e pequena empresa.
Posts Relacionados
O que é residência fiscal? Como comprovar e para o que serve
A residência fiscal é o endereço que uma pessoa física ou jurídica possui para fins tributários, analisando o vínculo jurídico....
Contabilidade para micro e pequenas empresas: como fazer
Manter as rotinas financeiras e contábeis em dia pode ser uma missão desafiadora para qualquer empreendedor, por isso é importante...
Como declarar CDB e CDI no imposto de renda
CDB (Certificado de Depósito Bancário) e CDI (Certificado de Depósito Interbancário) são termos frequentemente mencionados no universo dos investimentos, mas...
Mural de recursos para o empreendedor
-
Categorias do Blog
-
Categorias por atividade
-
Está abrindo sua empresa?
-
Portes de empresa
-
Natureza Jurídica
-
Regimes de tributação
-
Tudo sobre CNAE
-
Simples Nacional
-
MEI
-
Autônomos
-
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
-
Universo da Contabilidade
Escrito por:
Vitor Torres
Vitor Torres é fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada. Hoje tem o propósito de simplificar a vida dos micros e pequenos empreendedores e fortalecer o futuro de cada um dos 50 mil clientes da companhia, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. O executivo é formado em Administração pela Universidade Positivo, possui formação executiva em Liderança em Escala pela INSEAD, realizou um MBA de Administração e Negócios pela Columbia Business School e participou de um Programa de Liderança Executiva em Negócios pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2016, foi selecionado como Empreendedor Endeavor. Reúne experiência na área de consultoria e análise de negócios, tendo apoiado de forma pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups.