O que é Coworking? Como funciona esse modelo e vantagens

O que é Coworking? Como funciona esse modelo e vantagens

O coworking é um espaço físico compartilhado por várias empresas, profissionais liberais e freelancers com o intuito de dividirem um escritório para trabalho. Normalmente, você pode locar uma sala por algumas horas ou trabalhar em um espaço colaborativo.

A proposta do coworking é compartilhar várias áreas em comum, como refeitório, auditório, recepção. Uma das vantagens de trabalhar em um coworking é poder trocar experiências com outros profissionais e empresas e ampliar a sua rede de relacionamento. Outra vantagem é a redução de custos de um aluguel.

Para empresas de pequeno porte, é possível alugar um andar em coworkings para alocar a equipe completa. Neste caso, a empresa pode pagar mensalmente à administradora do coworking um valor fixo referente às despesas gerais de manutenção do espaço.

O que significa coworking?

Podemos definir o coworking como um escritório compartilhado ou espaço de trabalho colaborativo. Não existe tradução para coworking, mas a lógica do termo consiste em negócios de diferentes tamanhos, assim como profissionais autônomos dividirem um mesmo endereço físico para exercerem o seu trabalho, reduzindo custos. Lembrando que em um coworking os profissionais não trabalham para uma mesma empresa, diferente de um escritório tradicional corporativo.

E como funciona o coworking?

É muito simples. Você aluga uma estação de trabalho de acordo com as suas necessidades e recebe, também, serviços e facilidades como estrutura de escritório montada com mesas e cadeiras, recepção, internet de alta velocidade, espaços para reuniões, como auditórios, e estacionamento. Tudo depende do que você precisa – há, no mercado, planos por hora, por mês e, até, anuais.

coworking-trabalhando

Quando começou o coworking?

O termo surgiu no final dos anos 90, com um designer de games chamado Bernie de Koven, que estava interessado em conhecer como acontecia o trabalho on-line. Alguns anos depois, nos Estados Unidos, dois empreendedores criaram a Hat Factory, com a ideia de compartilhar o espaço usado por eles com outros profissionais. 

Rapidamente, esse movimento se espalhou pelo mundo e se transformou em uma tendência de mercado.  Segundo dados da Revista Exame, a ocupação de espaços de coworking aumentou 568% no Brasil, entre 2015 a 2019, sendo que o primeiro foi criado em São Paulo, em 2007. Com certeza, uma tendência que veio para ficar!

Mas será que o coworking é uma boa opção para o seu negócio?

Com um movimento em ascensão com esse, não há limitação para o tipo de atividade. Muito comum entre pequenos negócios de TI, de comunicação e de profissionais como advogados, arquitetos, coaches, engenheiros, designers, há vários coworkings temáticos sendo criados no Brasil.  Tanto você pode buscar empresas da mesma área e somar forças, quanto de áreas totalmente distintas para compartilhar serviços.

Coworking e escritório virtual são a mesma coisa?

Coworking e escritório virtual não são a mesma coisa. O escritório virtual é um endereço fiscal utilizado por CNPJs, enquanto o coworking é um espaço físico com endereço físico.

No coworking, você conta com uma estrutura física que está incluída no seu plano, como uso de internet, energia, água, recepcionista e, o grande diferencial, o contato com profissionais de outros serviços ou segmentos em um mesmo ambiente. Já um escritório virtual é um endereço físico utilizado como endereço fiscal para abrir um CNPJ e proteger os dados pessoais do sócio, caso a pessoa trabalhe da própria casa. Além disso, tanto um escritório virtual como um coworking podem oferecer serviços como recebimento e gerenciamento de correspondências.

Saiba mais sobre escritório virtual.

Pensando em facilitar a vida de quem empreende no país, a Contabilizei disponibiliza serviço de escritório virtual para quem abre a sua empresa com a gente. O valor é adicionado à sua mensalidade. Assim, você garante um endereço fiscal para o seu negócio na hora de formalizar seu CNPJ, emitir notas fiscais e ter um registro legal. Fale com um especialista!

coworking-mesa-coletiva

E quais os serviços oferecidos pelo coworking?

Como já vimos neste texto, esse movimento vem crescendo e há várias modalidades sendo oferecidas no mercado. Vale a pena pesquisar e verificar qual a que mais se ajusta a sua necessidade. Entretanto, a maioria dos coworkings brasileiros vão oferecer:

1. Salas privativas

Você vai encontrar vários que oferecem salas privativas. Elas podem ser úteis caso você necessite de um ambiente reservado para atender seus clientes ou para pequenas empresas, que precisem de espaço para  abrigar de três a cinco funcionários.

2. Estacionamento

Com sorte, você pode encontrar um coworking bem perto da sua casa. Mas se não for o caso, há vários que oferecem estacionamento próprio, que pode ser útil para a visita do seu cliente, também.

3. Internet

É quase chover no molhado, dizer que você precisa verificar se a Internet oferecida é de qualidade. A maior parte dos coworkings têm esse cuidado, mas se você trabalha com arquivos pesados, como vídeos, por exemplo, não custa checar.

4. Escritório Virtual

Como já vimos neste texto, os coworkings podem oferecer o serviço de escritório virtual. Com ele, você vai ter o gerenciamento de ligações, correspondência e recados, endereço físico e fiscal.

5. Estações Compartilhadas

Especialmente se a sua empresa é apenas você, a grande mesa compartilhada será uma grande experiência para interação com os demais profissionais do escritório.

6. Recepção

Nada como ser recebido com um sorriso. Sem precisar contratar ninguém, no coworking você e seus clientes serão bem recebidos. Na recepção, também, serão gerenciadas suas correspondências e ligações.

7. Estrutura física

Com tantas ofertas no mercado, procure um coworking cuja estrutura física combine com o jeito da sua empresa. Verifique se o ambiente é acolhedor, confortável e se é organizado como você gostaria para lhe atender e aos seus clientes.

8. Salas de reunião

As reuniões presenciais ou virtuais são uma realidade em todo o tipo de atividade. Para isso, verifique se há um espaço reservado, com mesas, cadeiras e monitor para projeção de apresentações. Você e seus clientes ficarão muito mais à vontade se houver esse cuidado com o resguardo de informações e que favoreçam o clima de confiança. 

9. Auditório

Este é um espaço muito bacana para a promoção de palestras, workshops de aperfeiçoamento e formação, tanto dos usuários do coworking, como para sua equipe ou convidados. Você pode compartilhar formações com seus colegas de escritório e oferecê-las aos seus colaboradores – tudo sem sair do mesmo ambiente! Muitos auditórios de coworkings também podem ser alugados para empresas de fora.

10. Espaços de convivência

Muitas vezes, as melhores ideias surgem de uma conversa descompromissada entre um cafezinho e outro. As áreas de convivência são espaços comuns, compartilhados por todos os usuários do coworking. É um local para ficar à vontade, bater um papo e, até, fazer um happy-hour com os colegas na sexta-feira. 

11. Impressoras

Mesmo que, cada vez mais, o compromisso com a sustentabilidade do planeta nos faça pensar muito antes de imprimir um documento, às vezes, é inevitável. Quando esse for o caso, é bom que o coworking ofereça boas impressoras para serem compartilhadas.

coworking-escritorio

E, afinal, o coworking é uma boa opção?

Bem, até aqui, já vimos que muita dor de cabeça e tempo serão poupados com a opção pelo coworking. Você precisa definir qual lhe atende melhor. E ponto. Contas como água, telefone, internet, energia, manutenção do imóvel, equipamentos e materiais estão consideradas no seu plano. Sem falar na burocracia com alvarás e taxas e até com salário de alguns funcionários, como recepcionista, por exemplo. Isso tudo não é mais problema seu. Ponto para o coworking.

O trabalho compartilhado em um coworking pode impactar muito o desenvolvimento da sua empresa. A rede de relacionamentos criada pode oferecer oportunidades de novos negócios e aumentar muito sua perspectiva de crescimento profissional. Mais um ponto para o coworking.

E, claro, se você puxar a calculadora e somar tudo o que você precisaria investir para ter um escritório próprio, você vai somar mais um ponto para o coworking.

E nada contra o coworking?

Bem, você precisa manter o foco e não se deixar levar pela possibilidade de distrações. Não dá para passar muito tempo no espaço de convivência, concorda? Além disso, você pode sentir um pouco a falta de privacidade, já que pode ser grande a quantidade de pessoas circulando. Bem, a calculadora é sua, e a decisão, também. Mas, de qualquer forma, para as outras contas da sua empresa, você sabe que pode contar com a Contabilizei.

FAQ - Perguntas frequentes

Qual o objetivo do coworking?

O objetivo principal de um coworking é o compartilhamento de espaço e otimização de recursos para empreendedores e empresas de pequeno porte. O coworking é um espaço físico que pode ser compartilhado por várias empresas, profissionais liberais e freelancers. Além de dividir as despesas gerais, como luz, aluguel, você e sua empresa podem compartilhar várias áreas em comum, como refeitório, auditório, recepção e, o mais interessante, trocar experiências com outros profissionais e empresas e ampliar a sua rede de relacionamento. É muito simples. Você aluga uma estação de trabalho de acordo com as suas necessidades e recebe, também, serviços e facilidades como recepção, internet, estrutura física, como auditório, sala de reuniões e estacionamento. Tudo depende do que você precisa – há, no mercado, planos por hora, por mês e, até, anuais.

Quem usa um coworking?

O coworking pode ser usado por qualquer negócio/empreendimento que queira compartilhar recursos e experiências dentro de um ecossistema integrado e orgânico. Não há limite de porte e o empreendedor precisa verificar qual a melhor opção para o seu negócio. Normalmente os coworkings estão repletos de empresas de desenvolvimento, criação, marketing, agências de publicidade, advogados, engenheiros, entre outros.

Quantos escritórios de coworking existem no Brasil?

Atualmente no Brasil existem cerca de 2,5 mil espaços de coworking atendendo mais 200 mil pessoas/empresas. A grande maioria se encontra nas capitais, com destaque para São Paulo que responde por mais de 70% dos coworkings do país. Com a pandemia os escritórios tiverem que se readequar, porém continuaram ocupando o espaço que tinham antes. Além disso, agora com o retorno gradual dos escritórios, a tendência é a ampliação do número de espaços de coworking ofertados pois muitos empreendimentos abriram mão dos seus escritórios fixos mas necessitam de espaços temporários para os seus colaboradores que trabalham em tempo parcial.

Quando surgiu o Coworking no Brasil?

No Brasil, em um modelo um pouco diferente do atual, o primeiro coworking foi instalado em São Paulo em 2007. Com o passar do tempo, o modelo foi se aprimorando e se consolidou como opção nos empreendimentos em 2015, também em São Paulo, se espalhando rapidamente pelas grandes cidade brasileiras.  

No mundo, o termo surgiu no final dos anos 90, com um designer de games chamado Bernie de Koven, que estava interessado em conhecer como acontecia o trabalho on-line. Alguns anos depois, nos Estados Unidos, dois empreendedores criaram a Hat Factory, com a ideia de compartilhar o espaço usado por eles com outros profissionais.

O que é um coworker?

Pesquisas mostram que estes grupos de usuários costumam ser jovens com idades entre 26 e 35 anos, e especializados em alguma área. Dentre os entrevistados, os resultados mostram que as maiorias dos coworkers são autônomos, empreendedores individuais e pequenos empresários que nem sempre possuem condições financeiras para arcarem com escritórios próprios.

Os espaços de coworkings cresceram e nos últimos anos têm ganhado cada vez mais usuários. Com rotinas de trabalho cada vez mais colaborativas, esses ambientes deixam claro que não são apenas um modismo e a tendência é se tornar mais viável a cada ano.

imagem de perfil

Escrito por:

Guilherme Soares

Guilherme Soares é vice-presidente de Aquisição e Receita da Contabilizei, onde atua desde 2018. O executivo lidera as verticais de negócios de Aquisição de Novos Clientes e de Gestão dos Clientes, sendo responsável por growth marketing, comercial, novos negócios, produtos e gestão da unidade de negócios, áreas que são essenciais para garantir a atração, a conversão e a fidelização de clientes. Como um dos responsáveis pelo crescimento acelerado da companhia, reúne as ferramentas e as habilidades necessárias para implantar teses de crescimento e gerir a qualidade dos serviços prestados, visando conquistar diferentes patamares e sustentar a liderança de mercado em um ambiente competitivo. Engenheiro formado pela USP, concluiu mestrado em Gestão e Administração de Negócios pela London Business School e participa constantemente de programas de treinamento relacionados à gestão e ao crescimento de negócios, como o programa Empreendedorismo e Competitividade na América Latina pela Columbia Business School e o Innovation & Growth da universidade de Stanford. No passado, exerceu a função de consultor estratégico de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abra sua empresa com quem é líder no mercado

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada e seus impostos otimizados. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você foca no que importa: seu negócio.

”Estou bem satisfeita com os serviços da Contabilizei. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!” Tathianna Pereira Zogahib - cliente Contabilizei - Psicologia

Abra sua empresa com quem é líder no mercado