O que é prestação de serviço? Como atuar como PJ
A prestação de serviço é uma atividade realizada por uma pessoa física ou jurídica, com o objetivo de atender às necessidades de outra pessoa ou empresa. Na prática, o prestador de serviço disponibiliza conhecimentos, habilidades ou esforços para oferecer uma solução ao contratante. Neste caso, não há a venda de um produto.
Entenda tudo sobre carnê-leão e veja se você precisa utilizar este documento comum entre prestadores de serviço.
Existem diversos tipos de prestação de serviço, que podem variar de acordo com a área de atuação. Alguns exemplos comuns são serviços de consultoria, serviços de saúde, serviços de educação, serviços de manutenção, serviços de tecnologia, entre outros.
Levantamento realizado pela Contabilizei indica que o setor de serviços segue em franca expansão no quesito da abertura de empresas com 64% do total de empresas abertas no Brasil, enquanto Comércio ficou responsável por 29% e Indústria com 6%. Os dados são referentes ao primeiro semestre de 2023. Comparado a 2022, o setor de serviços ganhou ainda mais protagonismo, quando representava 57% do total.
Para saber como atuar com prestação de serviços de forma autônoma, os especialistas da Contabilizei separaram as principais dicas para você garantir a regularidade do seu negócio e conseguir mais clientes atuando por meio de um CNPJ.
Como legalizar a prestação de serviços?
Para que a prestação de serviço seja realizada de forma legal, é importante que seja feito um contrato entre as partes envolvidas, estabelecendo as condições e os termos do serviço a ser prestado. Esse contrato deve conter informações como o valor a ser pago, prazos, responsabilidades das partes, entre outros detalhes relevantes.
Nós já explicamos como fazer um contrato PJ neste conteúdo. Aproveite e faça o download do modelo gratuito disponibilizado pela Contabilizei.
Como ser prestador de serviços?
Se você deseja empreender ou começar a trabalhar de forma autônoma, seja para uma grana extra, para transição de carreira ou para ganhar mais, podem surgir dúvidas sobre abrir um negócio de prestação de serviços ou um comércio para a venda de produtos.
Tudo o que você precisa saber sobre contrato PJ.
Por isso, separamos alguns fatores que você deve analisar na hora de iniciar sua jornada com CNPJ, como quais seus objetivos profissionais, qual o mercado em que pretende atuar, o capital disponível para investimento, entre outras questões.
Se preferir, que tal realizar nosso teste sobre quem é você na hora de abrir um CNPJ?
1. Habilidades e experiência
Avalie suas habilidades e experiência profissional. Se você possui conhecimento e experiência em uma área específica, pode ser mais vantajoso abrir um negócio de prestação de serviços nessa área. Por exemplo, se você já atuou em muitos projetos de engenharia, abrir uma consultoria focada em um nicho deste segmento pode ser uma boa opção.
2. Investimento inicial
Considere o capital disponível para investimento. Geralmente, um negócio de prestação de serviços requer menos investimento inicial do que um negócio de venda de produtos. Isso ocorre porque, na prestação de serviços, você não precisa investir em estoque, por exemplo. No entanto, é importante lembrar que um negócio de prestação de serviços pode exigir investimentos em equipamentos, softwares e marketing.
3. Demanda do mercado
Analise a demanda do mercado em que pretende atuar. Verifique se há uma demanda consistente por serviços ou produtos na área em que você deseja empreender. Pesquise sobre a concorrência e identifique se há espaço para o seu negócio.
4. Margem de lucro
Considere a margem de lucro de cada tipo de negócio. Em geral, a margem de lucro varia conforme o preço que você vai cobrar na venda da mercadoria ou na prestação de seu serviço. Isso depende do custo que você teve para adquirir as mercadorias e por quanto vai vender, ou do custo que vai ter para poder prestar o serviço e quanto vai cobrar por ele.
Essas são apenas algumas considerações sobre como funciona a prestação de serviços x a venda de produtos, mas é fundamental que ao iniciar a sua jornada, você conte com apoio especializado de uma contabilidade para auxiliá-lo na tomada de decisão.
Aproveite e saiba quais os direitos do prestador de serviços.
Que tipo de empresa abrir para atuar como prestador de serviços?
Para atuar como prestador de serviços, você tem algumas opções de tipos de empresa para abrir de acordo com o porte do seu negócio, a área de atuação e suas necessidades específicas.
Essas são algumas opções comuns de qual tipo de empresa prestador de serviço pode abrir:
- Microempreendedor Individual (MEI): Essa é uma opção popular para prestadores de serviços autônomos com faturamento anual de até R$ 81.000,00. O MEI oferece benefícios como a simplificação dos processos burocráticos e a isenção de alguns impostos. No entanto, apenas algumas atividades são permitidas no MEI, não é possível ter sócios e você pode contratar até um funcionário;
- Empresário Individual (EI): Essa é uma modalidade de empresa em que o titular é responsável pelas obrigações do negócio com o seu patrimônio pessoal, pois não há separação do patrimônio pessoal do empresário e do patrimônio da empresa;
- Sociedade Limitada Unipessoal (SLU): Essa opção é indicada para prestadores de serviços que desejam atuar como único sócio, ter uma responsabilidade limitada em relação às dívidas da empresa e sem a necessidade de ter um capital social mínimo para abrir a empresa,
- Sociedade Limitada (LTDA): Se você pretende abrir uma empresa com sócios, a Sociedade Limitada é uma opção comum. Nesse tipo de empresa, a responsabilidade dos sócios é limitada ao valor do capital social investido.
É importante ressaltar que a escolha do tipo de empresa deve ser feita com o auxílio de um contador, que poderá analisar sua situação específica e orientá-lo sobre a opção mais adequada para o seu caso.
Além disso, é importante considerar outros aspectos, como a obtenção de alvarás e licenças necessárias para a prestação de serviços, bem como a contratação de um seguro de responsabilidade civil, que pode ser importante para proteger seu negócio.
Simule quanto custa tirar um CNPJ.
A Contabilizei pode te auxiliar nesse processo, oferecendo suporte contábil e orientações personalizadas para a abertura da sua empresa de prestação de serviços. Entre em contato com a equipe da Contabilizei para obter mais informações e tirar suas dúvidas.
Como fazer a contabilidade de prestador de serviço PJ?
Para fazer a contabilidade para prestador de serviços, é necessário observar que esta modalidade possui implicações fiscais e tributárias, dependendo do regime tributário escolhido pela empresa prestadora de serviço, por exemplo, a necessidade de recolhimento de impostos específicos, como o ISS (Imposto sobre Serviços).
Por isso, é importante manter uma boa organização financeira desde o início. Utilize um sistema de gestão financeira para registrar suas receitas e despesas, emitir notas fiscais e controlar seu fluxo de caixa. Ao contratar a Contabilizei, você conta com uma plataforma que pode te ajudar nessa tarefa, além de assessores especialistas para tirar todas as suas dúvidas. Se você ainda emite recibos, saiba como fazer um para prestador de serviços.
Outra dica fundamental é separar a sua conta bancária pessoa física da conta bancária da empresa. Isso facilita o registro de todas as receitas provenientes dos serviços prestados e quais as despesas relacionadas à operação da sua empresa de serviços.
Ao abrir seu CNPJ com a Contabilizei, é possível tornar sua rotina mais fácil contratando o Contabilizei.bank, nosso banco integrado à contabilidade, sem a necessidade de você enviar todas as notas fiscais ao seu contador todo mês.
E, claro, cumpra as obrigações fiscais que cabem a sua atuação profissional, evitando multas desnecessárias e questões com CNPJ que te impeçam de emitir notas fiscais para os seus clientes. Consulte um contador para garantir que você esteja cumprindo todas as obrigações corretamente.
Conte com a Contabilizei
A Contabilizei disponibiliza uma plataforma online para que toda a organização da documentação contábil e fiscal possa ser realizada, incluindo o emissor de notas fiscais, emissão de boletos para cobranças e até mesmo uma conta bancária PJ, para organizar todas as finanças da empresa.
Sem a necessidade do empresário contratar softwares terceiros para registrar toda a movimentação da empresa, principalmente no início do negócio, reduzindo custos e otimizando suas rotinas. Se está pensando em abrir uma empresa, fale com um de nossos especialistas, somos experts em atender prestadores de serviços como você.
Posts Relacionados
Cálculo RPA 2024 – Prestação de Serviços Autônomos: Passo a Passo de como calcular
O cálculo do RPA consiste em determinar os valores dos impostos que devem ser recolhidos por um prestador de serviços...
Como pagar o INSS por conta própria? Passo a passo
A contribuição com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um procedimento importante para que o profissional tenha direito...
INSS Autônomo: como pagar, tabelas e valores
O pagamento do INSS autônomo pode ser realizado em casas lotéricas, agências bancárias, aplicativos bancários ou pela internet. Para realizar...
Mural de recursos para o empreendedor
-
Categorias do Blog
-
Categorias por atividade
-
Está abrindo sua empresa?
-
Portes de empresa
-
Natureza Jurídica
-
Regimes de tributação
-
Tudo sobre CNAE
-
Simples Nacional
-
MEI
-
Autônomos
-
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
-
Universo da Contabilidade
Escrito por:
Vitor Torres
Vitor Torres é fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada. Hoje tem o propósito de simplificar a vida dos micros e pequenos empreendedores e fortalecer o futuro de cada um dos 50 mil clientes da companhia, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. O executivo é formado em Administração pela Universidade Positivo, possui formação executiva em Liderança em Escala pela INSEAD, realizou um MBA de Administração e Negócios pela Columbia Business School e participou de um Programa de Liderança Executiva em Negócios pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2016, foi selecionado como Empreendedor Endeavor. Reúne experiência na área de consultoria e análise de negócios, tendo apoiado de forma pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups.