Planejamento Financeiro Empresarial: o que um pequeno empreendedor precisa saber
Não importa o momento que o seu negócio vive. Você pode ser o líder em vendas da sua região ou ter aberto a sua loja há poucos meses. Nos dois casos, o planejamento financeiro empresarial é que vai permitir a expansão das atividades e um melhor relacionamento com o cliente.
Principalmente nas PMEs, o início da jornada é complicado. A falta de recursos é constante até as oportunidades surgirem e o negócio ganhar escala. É por isso que o empreendedor deve prezar por uma gestão eficiente, que utilize bem o dinheiro disponível e projete o crescimento nos anos seguintes. Para evitar problemas com questões jurídicas e financeiras, pode ser interessante até fazer um curso de planejamento financeiro.
Ficou curioso para aprender a fazer um bom planejamento? Neste artigo, nós explicaremos todos os passos para montar um bom planejamento financeiro empresarial!
Planejamento financeiro empresarial: qual a importância?
Se você perguntar qual o segredo do sucesso para empresários consolidados, o planejamento financeiro, sem dúvidas, será um dos pontos mencionados. Ele faz parte da estratégia do negócio e deve ser pensado em todas as etapas — desde a concepção até a expansão.
Essa projeção não significa somente ter todas as vendas registradas no sistema, mas realmente pensar as finanças da empresa e projetar o seu crescimento, enxugar custos desnecessários e investir em produtos e serviços que funcionem.
Outra questão é o orçamento. Para fazer qualquer coisa na vida, é preciso recursos. Com a sua empresa, a história não é diferente. É necessário respeitar o capital existente e, dentro das possibilidades, procurar a melhor forma de oferecer o seu serviço.
Como as pequenas e médias empresas são impactadas com um bom planejamento financeiro?
Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. O problema é que a falta de conhecimentos sobre gestão pode ser o passaporte para as dificuldades financeiras. Segundo pesquisa do IBGE, grande parte das empresas (pouco mais de 60%) fecham as portas depois de cinco anos.
Porém, esses números não devem desanimar, e sim acender um alerta na cabeça do empreendedor. A explicação não pode cair apenas sobre a crise econômica, mas a também na dificuldade de vencer a concorrência e se sobressair no mercado. A receita para dar certo? O planejamento é um bom caminho.
Uma PME tem a vantagem de ser mais enxuta, o que abre espaço para implementar novidades em poucos dias. Além disso, com um menor número de funcionários e operações, as suas finanças e contabilidade são descomplicadas, ainda mais se houver o uso de ferramentas tecnológicas, como plataformas de contabilidade online.
Cabe ao proprietário encontrar o seu nicho de mercado, que é onde ele pode ter sucesso, e se organizar financeiramente. Os primeiros passos de uma empresa devem ser realizados com pés no chão, com a busca por clientes e o foco na sua experiência para abrir outras oportunidades de negócio.
Quais as melhores dicas para realizar o planejamento financeiro?
Separamos algumas dicas para você melhorar as finanças da sua pequena empresa. Confira!
Entenda a situação do negócio
O primeiro passo para realizar o planejamento é fazer uma análise sobre a situação financeira atual do negócio. Você sabe o número de vendas no último mês e quanto fatura em média? Conhece os seus custos fixos e variáveis? Essas são perguntas importantes porque o empresário precisa ficar por dentro da realidade.
Com os dados obtidos, a etapa seguinte é fazer uma projeção das finanças. Isso pode parecer difícil em um primeiro momento, mas o objetivo é garantir que os custos da sua empresa não sejam maiores do que os ganhos. Ou seja, a prioridade é conhecer os seus gastos mensais para buscar formas de faturar mais.
Estude uma forma de aumentar a eficiência
Imagine que você é dono de uma padaria. Qual é o custo de cada pão francês? É possível reduzir esse valor, mesmo que seja em R$0,01? Uma gestão mais eficiente significa utilizar melhor os recursos e encontrar formas de diminuir os custos, o que aumenta as margens de lucro.
Outra dica é cortar os gastos supérfluos, que são aqueles que não têm necessidade na rotina. Essa análise pode passar pelo número de funcionários, por uma renegociação com os fornecedores e pela troca dos produtos vendidos (os que vendem pouco podem ser cancelados, por exemplo).
Invista em novas tecnologias
As inovações tecnológicas precisam ser acompanhadas de perto pelo empresário. Com o crescimento das startups, que desenvolvem soluções voltadas para todas as áreas, as PMEs têm acesso a soluções especializadas — e o melhor é que muitas opções são gratuitas ou bem mais em conta que serviços tradicionais.
Na área financeira, esses programas simplificam a contabilidade, com o controle de impostos, folha de pagamento e a emissão de notas fiscais. A principal vantagem é a manter o CNPJ sempre em dia e a redução do tempo gasto com essas atividades — já que o Brasil é conhecido por ter uma tributação complexa.
Defina metas para os próximos meses e anos
Qual é o seu objetivo para o final do ano? Aumentar o faturamento? Abrir uma nova filial da sua loja? Defina o lugar onde você visualiza a sua empresa no futuro e trabalhe para chegar lá. Para isso, crie um plano de ação com todas as mudanças que quer implementar.
Fazer uma obra para aumentar a loja, por exemplo, representa um custo financeiro e você precisa se preparar para ganhar menos nos próximos meses. É por isso que o planejamento financeiro está presente em todas as etapas. E lembre-se: se o negócio tiver funcionários, é importante compartilhar essas metas com o resto da equipe.
Acompanhe os resultados e tome decisões
A última fase do planejamento é o acompanhamento dos resultados. Marque um dia por mês para acessar as informações financeiras e analisar se as ações surtiram efeito. Algum produto vendeu mais? Teve algum serviço que não rendeu o esperado? Com isso, você pode procurar os erros e acertos e tomar decisões baseadas em dados concretos.
Não fazer a mensuração dos resultados é um erro que deve ser evitado. Mesmo que você tenha um perfil que não goste muito de números, é fundamental analisar a realidade do negócio para propor novas estratégias e se destacar da concorrência.
Agora que você aprendeu a fazer o planejamento financeiro empresarial, o último passo é colocar essas informações em prática e colher os frutos no seu negócio. Como destacamos, uma boa gestão deve ser empregada em todas as fases da empresa, já que isso permite conhecer a sua realidade e aproveitar as oportunidades de crescimento.
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Escrito por:
Vitor Torres
Vitor Torres é fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada. Hoje tem o propósito de simplificar a vida dos micros e pequenos empreendedores e fortalecer o futuro de cada um dos 50 mil clientes da companhia, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. O executivo é formado em Administração pela Universidade Positivo, possui formação executiva em Liderança em Escala pela INSEAD, realizou um MBA de Administração e Negócios pela Columbia Business School e participou de um Programa de Liderança Executiva em Negócios pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2016, foi selecionado como Empreendedor Endeavor. Reúne experiência na área de consultoria e análise de negócios, tendo apoiado de forma pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups.