Veja quanto custa montar uma loja virtual em 2024
O valor depende do porte da empresa. Uma das dúvidas mais frequentes entre os(as) empreendedores(as) que pretendem entrar para o comércio eletrônico é “quanto custa montar uma loja virtual”, o famoso e-commerce. A resposta geralmente depende do tamanho do projeto e sobretudo do porte da empresa.
Resumidamente, o porte empresarial é o que determina o quanto uma empresa pode faturar ao longo de um ano. Ele também diz respeito à quantidade de funcionários que esta pode ter e aos tributos que ela deverá pagar, entre outras coisas.
E quando mencionamos o tema “e-commerce” nós estamos abordando sites de vendas como marketplaces, multi lojas, mas principalmente as lojas virtuais. Seja como for, confira em seguida algumas estimativas de investimento para montar um e-commerce.
Quanto custa montar uma loja virtual por porte de empresa?
Atualmente, no Brasil, quando o assunto é porte empresarial, nós podemos citar ao menos quatro tipos de empresas. Adiante, faremos uma apresentação breve de cada tipo e mencionaremos quanto custa montar uma loja virtual para cada caso. Confira!
01 – MEI
Microempreendedor Individual (MEI) é o tipo de empresa que pode ter um dono e no máximo um funcionário. Seu faturamento anual não pode ultrapassar os R$ 81 mil (dados de 2020).
Montar comércio eletrônico nesta modalidade requer investimento inicial de R$ 1 mil a R$ 5 mil. Esse montante poderá ser usado na composição de mix de produtos, desenvolvimento da loja online, pagamento de salário de colaborador, etc.
Uma plataforma de e-commerce como a Loja Integrada é suficiente para um MEI. O custo anual pode ser gratuito para até 5.000 visitas mensais de internautas-consumidores. Já o plano pago mais econômico sai por R$ 49,00 mensais e suporta 10 mil visitas/mês.
Digamos que, para ter sua loja virtual pronta e operante, um(a) MEI alugue o plano mais econômico da plataforma Loja Integrada. Nesse caso, sua loja online custará R$ 588,00 por ano.
02 – ME
Uma Micro Empresa (ME) é aquela que pode faturar desde R$ 81 mil a até R$ 360 mil por ano. Isto é, uma média de R$ 30 mil mensais. É comum que ela possua desde nove a até 19 empregados.
Se você tem ou pretende abrir loja virtual como ME, então seu custo inicial poderá ser de R$ 5 mil a R$ 50 mil. Neste valor inclui-se desenvolvimento de e-commerce, aluguel de aplicativos que potencializam a operação, contratação de profissionais especializados, entre outras coisas.
A plataforma Loja Integrada é suficiente para a maioria das MEs. Todavia, o(a) empreendedor(a) deve optar pelos planos mais avançados, que possibilitam visitas ilimitadas, inserção ilimitada de produtos, integração de aplicativos e API pública.
Desse modo, o custo da loja virtual pode variar desde R$ 199,00 a até R$ 499,00 mensais. Ou seja, você vai pagar algo entre R$ 2.388,00 e R$ 5.998,00 por ano para manter seu e-commerce funcionando na internet (investimento em Marketing não incluso).
03 – EPP
Empresa de Pequeno Porte (EPP) fatura desde R$ 360 mil a até aproximadamente R$ 4,8 milhões e possui entre 10 a até 99 funcionários (configuração depende da instituição classificadora). Já as do tipo “Pequeno Produtor Rural” com propriedade com até 4 módulos fiscais são semelhantes em faturamento.
O investimento inicial em comércio eletrônico para empresas assim pode variar desde R$ 50 mil a até R$ 500 mil, dependendo da complexidade do projeto.
As empresas do tipo que faturam até cerca de R$ 1 milhão por ano (mais ou menos R$ 83 mil mensais) podem usar o plano mais avançado da Loja Integrada. Entretanto, este é o limite. A partir disso é necessário investir em algo mais robusto para crescer.
Ao mencionar “robusto” penso em algo como a VTEX, por exemplo. Esta plataforma e-commerce tem escalabilidade “monstra” que suporta o crescimento da loja online com qualidade. Custa a partir de R$ 18 mil anuais e especificamente R$ 43 mil por ano para empresas que chegam a faturar R$ 1 milhão neste período.
04 – Empresa de Grande Porte
Uma Empresa de Grande Porte é aquela que fatura mais de R$ 4,8 milhões por ano e que não tem limite de faturamento. Possui mais de 100 funcionários.
Esse tipo de empresa tem capacidade para trabalhar com loja virtual, multi loja, marketplace e outros sites de comércio eletrônico simultaneamente. Elas também podem unificar seus canais de vendas online e offline com muito mais facilidade.
Iniciativas como estas requerem investimentos extraordinários. Para você ter uma ideia, a EDP Smart investiu recentemente o montante de R$ 5,5 milhões em uma loja virtual. Já o Grupo Martins investiu R$ 15 milhões em um marketplace.
Digamos que uma Empresa de Grande Porte fature por ano o mínimo da categoria, que é R$ 4,8 milhões. Neste caso, o aluguel de uma plataforma como a VTEX teria o custo de R$ 138 mil para todo o ano, segundo a calculadora de preços disponível no site da referida plataforma.
Leia também: Quanto custa abrir empresa no Brasil? Custos e taxas
Qual o investimento em marketing necessário?
Quando se fala em “quanto custa montar uma loja virtual”, a maioria dos(as) empreendedores(as) pensa no investimento para o desenvolvimento de uma loja virtual. Mas não se esqueça do Marketing.
No Brasil, os e-commerces investem uma média de 13% de seus faturamentos em Marketing, conforme dados da Pesquisa Nacional de Varejo Online do Sebrae.
O Marketing é muito importante porque é só por meio dele que é possível atrair visitantes para um site de comércio eletrônico e fazer vendas.
Vale lembrar, a média nacional de conversão de vendas online é de 1%. Em outras palavras, a cada 100 visitantes de uma página de vendas de um e-commerce apenas um compra. Com o Marketing é possível não apenas atrair mais visitantes, mas também aumentar essa taxa de conversão para 2%, 3%, 4% ou até mais.
Como montar um e Commerce?
Agora que você já sabe quanto custa montar um e-commerce, que tal aprender também como montar um? Basicamente, você só precisa seguir o seguinte passo a passo:
Sabe o que é contabilidade para e-commerce? confira aqui.
01 – Planeje
Use ferramentas como o Business Model Canvas e o Plano de Negócios para criar um esboço e um projeto oficial para seu negócio.
02 – Abra sua empresa
Obtenha um CNPJ para poder passar notas fiscais e cobrar inadimplentes. Use serviços como o da Contabilizei para isso.
03 – Obtenha o investimento
Use os recursos próprios, faça um empréstimo ou procure o apoio de investidores. Os investidores anjo estão em alta no Brasil.
04 – Estruture o e Commerce
Alugue a melhor plataforma e-commerce para o porte da sua empresa e contrate um boa agência e-commerce para criar o Design.
05 – Divulgue seu site de e Commerce
Faça uso de estratégias de Marketing Digital como a dos links patrocinados para e-commerce.
06 – Otimize continuamente
Analise seus resultados, veja onde pode melhorar, otimize o que puder e siga em crescimento constante.
Quais as vantagens para montar um e-commerce para Micro e Pequena empresa
Boa parte dos(as) empreendedores(as) prefere entrar para o comércio eletrônico como micro ou pequena empresa. De fato, há muitas vantagens em se fazer isso. Empresas de Pequeno Porte contam com:
- Menos burocracia ao abrir em relação às empresas de grande porte;
- Menor capital inicial e capital de giro;
- Mais praticidade para tomar decisões e agilidade para executá-las;
- Mais benefícios garantidos pelo Poder Público em licitações;
- Acesso ao sistema de impostos unificados Simples Nacional;
- Mais facilidade para lidar com as obrigações trabalhistas e previdenciárias.
Seja como for, se eu pudesse lhe dar um conselho diria para você planejar uma empresa e-commerce que seja duradoura. Uma que possa perdurar por anos e ser passada para os seus filhos e netos. Eu sei que você pode fazer isso. Bem, conte comigo, se precisar!
Pensando em abrir seu CNPJ mas preocupado com o seguro desemprego? Veja aqui se quem tem CNPJ recebe seguro-desemprego.
Importante mencionar que o foco da Contabilizei é nas micro, pequenas e médias empresas representadas neste artigo pelas MEs e EPPs. As Empresas de Grande Porte não estão no escopo da Contabilizei.
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Parabenizar ao “Autor Convidado”, pois ele descreveu com maestria o universo do e-commerce
Amei a orientação detalhada. Muito objetiva e esclarecedora.