Que tal empreender em 2024? Confira 12 dicas para abrir seu negócio

Que tal empreender em 2024? Confira 12 dicas para abrir seu negócio

Neste artigo você vai ver:

Já faz parte do calendário de final do ano do brasileiro as tradicionais resoluções de ano novo. De tempos para cá, o tema “empreender” entrou na pauta, estimulado pela necessidade ou pelo desejo de ter um negócio próprio. 

Então, quer conversar sobre o assunto? Precisa de dicas ou de suporte? Ou apenas daquelas palavras que alimentam a sua vontade e fazem dar o próximo passo? Pensando nisso tudo, conversamos com alguns empreendedores e desenvolvemos 14 resoluções de ano novo para que você comece 2024 diferente. Quem sabe com um negócio novo? 

Neste artigo você vai ver:

Siga a leitura e torne as suas resoluções de ano novo realidade! 

1. Invista tempo na essência e na análise dos fatores de sucesso do seu negócio 

Pense e coloque no papel tudo relativo ao novo negócio. Pode usar uma das muitas ferramentas de plano de negócio disponível (Canvas, Mandala, SWAT, etc.). O como você vai fazer, qual método vai utilizar, não é importante. 

O importante é o que você vai fazer neste primeiro momento. E aqui é tudo, mesmo, desde o propósito, fornecedores, clientes, o que você vai entregar, esquema de custos, receitas, capital de giro, aspectos legais, local físico (se houver), comunicação e marketing, máquina de vendas, empregados, até a influência do mercado e concorrentes. 

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2. Não ultrapasse essa primeira etapa sozinho 

Mesmo que você não tenha sócios, compartilhe suas ideias. Convide ex-colegas, amigos e parceiros para auxiliar neste momento. Principalmente para que complementem aquilo que você idealizou. Não vale só criticar. O importante é, a partir de uma ideia pequena, ter uma maior, outra maior ainda e assim por diante. 

3. Tudo estruturado no papel? Vamos à ação! 

Com o cronograma de implantação fechado, duas frentes precisam andar juntas. 

A primeira é a abertura da empresa, contrato social, necessidade de alvará e toda a burocracia envolvida. 

Procure profissionais qualificados para suportar você neste processo. A sua energia deve estar focada na promessa de valor, ou seja, na entrega que você quer fazer aos clientes. 

A outra frente é a estruturação do funcionamento da empresa no dia a dia. Lembre-se: você planejou, agora é colocar em prática. 

4. Alguma coisa não está saindo como deveria? Retome o rumo! 

O planejamento é vivo. A qualquer momento você pode mudar. Não tenha medo. 

O empreendedor deve tomar decisões às vezes difíceis e com riscos inerentes a elas. Decidir equivale a colocar o trem de volta aos trilhos, ou encontrar os trilhos certos com o trem em movimento. 

5. 2024 é o seu ano 

A resiliência é uma das competências mais esperadas de um empreendedor. Você pode estar no caminho certo, mas, por fatores internos ou externos, poderá ser necessário promover mudanças no cronograma. Não perca o entusiamo, siga com confiança. 

6. Tecnologia é fator de sucesso 

Cada dia mais, a tecnologia assume uma importância maior nos negócios. Com o avanço do virtual, praticamente todas as iniciativas devem caber dentro de um smartphone. Invista. Faça com que seu negócio se diferencie, seja rápido, integrado, para que o cliente tenha a melhor experiência possível.

7. Cabeça erguida e olhar à frente 

Problemas todos temos e, como empreendedor, que tem que atuar como um polvo para dar conta de todas as frentes, você, de maneira nenhuma, pode se descuidar do ambiente externo. Sim, trata-se aqui de macroeconomia, bolsa de valores, variação do dólar, política econômica do Brasil, infraestrutura, etc. Todos esses aspectos, de maior ou menor forma, influenciam no seu negócio, seja ele micro, pequeno ou médio. 

8. Dinheiro bom é dinheiro barato 

Se precisar de dinheiro para colocar seu negócio na rua, busque o mais barato possível. Hoje em dia existem linhas de crédito especiais para todo tipo de empreendedor. 

Pedir emprestado para familiares ou amigos pode não ser um bom negócio. Se for necessário, deixe tudo registrado e combinado, se possível no papel, para que você (e eles) não tenham problemas futuros. 

9. Os fornecedores certos são os bons fornecedores 

É importante criar uma relação de parceria com os fornecedores. Guerra por preço, apertar demais, pagar com atraso, são exemplos do que não se deve fazer com parceiros comerciais. 

Cultive os melhores fornecedores – seja de produto ou serviço – e você sempre terá a melhor entrega. Combine prazos de entrega e pagamento que sejam bons para todos e, principalmente, converse. Um depende do outro!

10. Conhecimento é ouro 

Existem várias maneiras de se informar sobre o mundo dos negócios e oportunidades de crescimento. Você pode esperar uma revista semanal brasileira publicar ou se adiantar e beber na fonte. Leia em inglês e espanhol. Leia antes. Assine os principais sites de geração de conhecimento. Participe ativamente de grupos de discussão colaborativos. Divulgue suas ideias e aumente a sua reputação. 

11. Aposte no novo com agilidade e autonomia 

Todos os dias milhares de oportunidades se apresentam a nossa porta. Veja o que faz sentido para o seu negócio e vá fundo. Não dá para esperar que outro faça, você pode ser o primeiro e mudar um mercado inteiro. Isso vale tanto para produtos de varejo como B2B ou serviços. O limite está em estabelecer o que vai alavancar o seu negócio e, mesmo que não tenha 100% estruturado, vá criando ao longo do caminho. 

12. Meus clientes, minha razão de ser 

Muito empreender peca neste ponto. Difícil entender por que, já que o cliente é a razão do negócio. 

Capte clientes, crie necessidades neles. Torne o seu produto essencial, e se a concorrência for forte, que o seu seja o escolhido. Mantenha os clientes próximos a você. Venda a sua empresa como marca de valor. 

Utilize-se de estratégias de marketing e comunicação que aproximam, surpreendem e fidelizem os clientes e tragam outros. No início, você não é conhecido e vai precisar de uma carga a mais de esforço. 

Lembre-se: os concorrentes estão estabelecidos e você é o entrante. Surpreenda, faça com que todos notem a sua presença. 

13. Conte com pessoas incríveis ao seu lado 

Qualquer negócio só vai em frente se for levado com paixão, com garra, conhecimento e competência e isso, quem faz são as pessoas. 

Claro que a sua empresa pode ser só você, mas também pode ser que não. Certifique-se que os melhores estão ao seu lado e promova uma jornada clara de participação e crescimento para eles. 

No início, tudo é excitante, porém difícil. Mas se todos trabalharem juntos com determinação pelo mesmo propósito, todos crescem e todos ganham. Sempre. 

14. Meu negócio, minha vida 

Polêmica a vista? Não mesmo. A vida é uma só e tem que ter lugar para o trabalho, entretenimento, família, amigos, viagens e celebrações. Se não, porque investir tempo, energia e dinheiro em um empreendimento? 

Seja você mesmo e incorpore hábitos saudáveis e interessantes no seu dia a dia. Você vai ver que ter uma vida feliz e equilíbrio é muito melhor. E, pode ter certeza, quem trabalha feliz, ganha mais dinheiro!  

E então, animado para empreender em 2024? O ano novo está esperando pelo seu negócio. Quem sabe, daqui há um ano, você não estará por aqui contando a sua experiência de sucesso? Para abrir sua empresa sem dor de cabeça, conte com a Contabilizei.

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Escrito por:

Vitor Torres

Vitor Torres é fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada. Hoje tem o propósito de simplificar a vida dos micros e pequenos empreendedores e fortalecer o futuro de cada um dos 50 mil clientes da companhia, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. O executivo é formado em Administração pela Universidade Positivo, possui formação executiva em Liderança em Escala pela INSEAD, realizou um MBA de Administração e Negócios pela Columbia Business School e participou de um Programa de Liderança Executiva em Negócios pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2016, foi selecionado como Empreendedor Endeavor. Reúne experiência na área de consultoria e análise de negócios, tendo apoiado de forma pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups.

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