O que é residência fiscal? Como comprovar e para o que serve

O que é residência fiscal? Como comprovar e para o que serve

A residência fiscal é o endereço que uma pessoa física ou jurídica possui para fins tributários, analisando o vínculo jurídico. Neste caso, é onde o cidadão vai pagar seus impostos considerando o âmbito federal, ou seja, para qual país a pessoa contribui com tributos obrigatórios. 

Para saber se você é residente fiscal no Brasil, por exemplo, considere que você mora no Brasil, mas trabalha para o exterior, neste caso você segue tendo residência fiscal no Brasil, pois passa a maior parte do ano sediado no país, possui aluguel ou imóvel próprio no Brasil e consome, de forma geral, serviços do país. Assim, você paga impostos no Brasil, além dos impostos necessários para a transação financeira internacional. 

Já um segundo exemplo, seria de uma brasileira que possui um apartamento no Brasil e outro no Uruguai. Ela passa 6 meses do ano em cada cidade. Neste caso, tanto o Brasil quanto o Uruguai poderiam considerá-la residente fiscal, dependendo dos critérios específicos de cada país e de tratados internacionais de dupla residência fiscal.

O que é residente fiscal?

É considerado residente fiscal o cidadão que paga impostos em um determinado país. Para definir se o cidadão é um residente fiscal, é necessário conhecer os critérios de o que significa ser residente fiscal, como:

  • Tempo de permanência: O número de dias que uma pessoa passa em um determinado país.
  • Centro vital de interesses: Onde a pessoa desenvolve suas atividades econômicas, mantém seus bens e relações familiares.
  • Domicílio: O local onde a pessoa mantém sua residência habitual.
  • Intenção de permanência: A intenção da pessoa de permanecer em um determinado país.
  • Tratados internacionais: Acordos entre países para evitar a dupla tributação e definir as regras de residência fiscal.

Entenda a diferença entre residência fiscal e domicílio fiscal neste conteúdo. Para saber quem é residente fiscal no Brasil, acesse as informações completas no site da Receita Federal.

Como emitir atestado de residência fiscal no Brasil?

O Atestado de Residência Fiscal no Brasil é cadastrado por residente fiscal no Brasil (pessoa física ou jurídica) que prestou serviços e recebeu rendimentos no exterior e pretende ser tributado no Brasil. Para isso, é preciso emitir um certificado de residência fiscal.

Para solicitar Atestado de Residência Fiscal no Brasil você deve seguir o passo a passo abaixo de como preencher pedido de certificado de residência fiscal:

  1. Acesse a opção Legislação e Processos (e-CAC)
  2. Clique em Requerimentos Web
  3. Preencha o formulário Atestado de Residência Fiscal, conforme o seu caso específico
  4. Junte o Atestado e Documentos Comprobatórios.
  5. Aguardar a resposta por parte da Receita Federal, com assinatura do atestado pelo auditor responsável pela análise do processo.

Vale lembrar que o processo deve ser aberto em nome da pessoa a que se refere o serviço. Documentos que não tenham relação com o serviço ou com a pessoa serão rejeitados e não serão juntados ao processo.

Quais os documentos necessários para comprovar residência fiscal?

A comprovação da residência fiscal varia de país para país, mas alguns dos documentos mais comuns utilizados são:

  • Carteira de identidade: Com o endereço de residência atualizado.
  • Contrato de aluguel: Demonstrando o vínculo com um imóvel no país.
  • Conta de serviços: Como água, luz ou telefone, em nome do contribuinte.
  • Carteira de trabalho: Com o endereço da empresa.
  • Declaração de Imposto de Renda: Dos últimos anos.
  • Passaporte: Com carimbos de entrada e saída do país.

Como funciona a residência fiscal para nômades digitais?

Para quem trabalha remotamente de diversos países, os critérios para definir a residência fiscal não são diferentes dos comuns. No entanto, alguns pontos podem ser observados, como onde a pessoa mantém seus bens pessoais ou possui vínculos familiares, onde está localizada a empresa que ela trabalha ou presta serviços ou ainda, se trabalha por conta própria, o país em que abriu a empresa.

No entanto, há desafios para os nômades digitais no que diz respeito à residência fiscal. Assim, as dicas para evitar problemas com o pagamento de impostos são:

  1. Verifique as leis locais sobre residência fiscal e qual o período de permanência é considerado residente;
  2. Sempre verifique o tratado de dupla tributação entre o país que você está indefinidamente com onde é considerado sua residência fiscal;
  3. Estude possibilidades de definir um país para residência fiscal com uma carga tributária mais baixa, por exemplo;
  4. Documente todos os seus ganhos e gastos;
  5. Confirme se o país em que você pretende viajar oferece visto especial para nômade digital, pode facilitar processos.

Entenda mais sobre o escritório virtual e veja se é uma boa solução para você ter um endereço fiscal fixo no Brasil. 

Por que é importante comprovar residência fiscal?

Como a residência fiscal diz respeito ao pagamento de impostos, é importante comprovar o local em que você paga seus tributos, pois evita questões com os órgãos reguladores, como a Receita Federal. 

Enquanto pessoa física, é importante ter clareza na hora de pagar o Imposto de Renda e conseguir abrir contas bancárias. Enquanto pessoa jurídica, a residência fiscal é determinante para questões como aquisição de bens e para entender tratados de dupla tributação, evitando que você pague impostos duas vezes sobre o mesmo rendimento. 

Como vantagem, ter a residência fiscal em um país determina os benefícios fiscais que você pode usufruir. 

Vale lembrar que endereço fiscal e residência fiscal são conceitos diferentes, pois um diz respeito ao endereço  indicado na abertura do CNPJ e utilizado nos documentos oficiais como contratos, notas fiscais e boletos e o outro é em que país a pessoa física ou jurídica vai pagar impostos. 

Quer uma solução para ter um endereço fiscal diferente do que você mora?

Se você trabalha na sua casa como prestador de serviços e não deseja expor seu endereço residencial na hora de abrir empresa, a solução de escritório virtual pode ser uma boa opção para você. A mesma recomendação funciona para quem mora em imóvel alugado e precisa ter um endereço fixo para receber correspondências importantes. Desta forma, você consegue ter um domicílio fiscal diferente da residência habitual.

O escritório virtual é uma solução em que você contrata um endereço fiscal para preservar sua privacidade e segurança ao fornecer um endereço fiscal para seu CNPJ, sem necessidade de divulgar seu endereço pessoal. Entenda com nossos especialistas como utilizar o escritório virtual para atestado de residência fiscal no Brasil para pessoa jurídica e empresas.

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Escrito por:

Guilherme Soares

Guilherme Soares é vice-presidente de Aquisição e Receita da Contabilizei, onde atua desde 2018. O executivo lidera as verticais de negócios de Aquisição de Novos Clientes e de Gestão dos Clientes, sendo responsável por growth marketing, comercial, novos negócios, produtos e gestão da unidade de negócios, áreas que são essenciais para garantir a atração, a conversão e a fidelização de clientes. Como um dos responsáveis pelo crescimento acelerado da companhia, reúne as ferramentas e as habilidades necessárias para implantar teses de crescimento e gerir a qualidade dos serviços prestados, visando conquistar diferentes patamares e sustentar a liderança de mercado em um ambiente competitivo. Engenheiro formado pela USP, concluiu mestrado em Gestão e Administração de Negócios pela London Business School e participa constantemente de programas de treinamento relacionados à gestão e ao crescimento de negócios, como o programa Empreendedorismo e Competitividade na América Latina pela Columbia Business School e o Innovation & Growth da universidade de Stanford. No passado, exerceu a função de consultor estratégico de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo.

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