Trabalho remoto no exterior: Como trabalhar para uma empresa estrangeira?
Neste artigo você vai ver:
- Como trabalhar home office para empresas estrangeiras?
- Como prestar serviços para empresas americanas?
- Sites para encontrar um trabalho remoto em empresas americanas e demais estrangeiras:
- Dicas práticas para conseguir um trabalho remoto no exterior
- O que considerar em uma proposta de trabalho remoto no exterior?
- Quais são as vantagens do trabalho no exterior remoto?
- Quais passos seguir da proposta até o primeiro dia de trabalho?
- O que é necessário saber para trabalhar remoto no exterior?
Um dos passos mais importantes após receber uma proposta de trabalho no exterior remoto é verificar como receberá o seu pagamento, o que inclui emitir o invoice, ter uma conta PJ e fazer a operação de câmbio.
O ponto mais importante para lembrar quando você trabalha de forma remota para o exterior em uma empresa estrangeira é que você não será CLT, como no Brasil. Na prática, isso quer dizer que você: 1) vai precisar receber seu salário por meio de uma plataforma que faça remessas online para o Brasil; 2) precisa acompanhar a taxa de câmbio; 3) entender o mínimo sobre taxas cobradas em transferências; 4) o dinheiro não cai na mesma hora do envio do pagamento.
Neste artigo você vai ver:
- Como trabalhar home office para empresas estrangeiras?
- Como prestar serviços para empresas americanas?
- Sites para encontrar um trabalho remoto em empresas americanas e demais estrangeiras:
- Dicas práticas para conseguir um trabalho remoto no exterior
- O que considerar em uma proposta de trabalho remoto no exterior?
- Quais são as vantagens do trabalho no exterior remoto?
- Quais passos seguir da proposta até o primeiro dia de trabalho?
- O que é necessário saber para trabalhar remoto no exterior?
E lembre-se: trabalhar remoto no exterior consiste em prestar os serviços de onde você está, por exemplo, no Brasil, para uma companhia localizada em outro país, ou seja, as regras trabalhistas a serem seguidas na contratação tendem a ser estipuladas com base nas regulamentações de trabalho do país de origem da companhia.
Além disso, existem algumas particularidades em como prestar serviços para empresas americanas. Algumas delas são: ter uma autorização evidente do contratador, conhecer as legislações trabalhistas do país e preencher o formulário W-8BEN, documento exigido pelo órgão federal dos Estados Unidos, o IRS.
Neste artigo da Contabilizei, vamos falar mais sobre como trabalhar remoto para o exterior de forma segura e ganhando mais. Por isso, continue a leitura!
Como trabalhar home office para empresas estrangeiras?
Para conseguir um trabalho no exterior remoto, um dos critérios primordiais é saber falar outro idioma, preferencialmente o inglês. As empresas contratantes esperam que os profissionais tenham domínio dessa língua em nível suficiente para conseguirem interagir de maneira natural com chefias, líderes, colegas de trabalho e clientes, caso o cargo exija essa interação.
Dependendo do país onde está a empresa, o inglês não é o idioma oficial. Por isso, é bastante interessante que o candidato à vaga também saiba o básico da língua do país, e se empenhe em estudá-la para melhorar a sua conversão e escrita e, com isso, conseguir se comunicar mais facilmente.
Com relação às vagas de trabalho no exterior remoto, essas podem ser encontradas em sites especializados nesse tipo de serviço, ou nos anúncios feitos pelas próprias companhias em suas redes sociais, sendo a mais comum no LinkedIn.
É claro que um bom networking também é bastante válido e pode contribuir para que diversas portas sejam abertas.
Como prestar serviços para empresas americanas?
Além dos cuidados com idioma, fuso horário, invoice e plataformas de remessas online para o Brasil, é preciso ter em mente outras particularidades de como prestar serviços para empresas americanas.
Uma delas é estar atento às legislações trabalhistas dos Estados Unidos – especialmente por elas serem diferentes de estado para estado. O funcionamento de fatores como a carga horária semanal, sindicatos e suas respectivas normas, férias, atestados médicos e rescisão de contrato merecem uma atenção especial.
Outro ponto importante é que, apesar de não ser necessário um visto para prestar serviços para empresas americanas de forma remota, é necessário ter uma autorização evidente do contratador para exercer a sua função. Também é essencial estabelecer com clareza sua classificação profissional, ou seja, se você vai prestar serviços, de fato, ou ser um funcionário da companhia em questão.
Por fim, um dos elementos mais importantes é o preenchimento do formulário W-8BEN. Esse formulário é o Certificado de Condição de Estrangeiro (Certificate of Foreign Status of Beneficial Owner), um documento exigido pelo órgão federal dos Estados Unidos, o IRS. Com ele, o prestador de serviços pode informar o seu status fiscal para o governo americano, com intuito de reduzir o valor de impostos pagos ou até mesmo conseguir a isenção completa de tributos, evitando duplicidade.
Caso o prestador de serviços não preencha esse documento ou declare de forma errada alguma informação, ele pode sofrer consequências como alta tributação ou até mesmo penalidades e complicações com o governo.
Sites para encontrar um trabalho remoto em empresas americanas e demais estrangeiras:
É uma empresa de serviços com foco em vagas para desenvolvedores de software em empresas internacionais.
É uma consultoria de carreira internacional, focada em preparar, treinar e orientar profissionais para garantir uma carreira internacional na Europa, Reino Unido, Canadá e Austrália.
Encontre uma vaga procurando por sua profissão e localidade que deseja migrar.
Encontre diversas oportunidades na área de tecnologia, design, produto, vendas e marketing.
Indicado para pesquisar por vagas nos Estados Unidos.
Dicas práticas para conseguir um trabalho remoto no exterior
- Tenha seu currículo atualizado e traduzido para a língua do país que deseja se aplicar para a vaga (ou em inglês);
- Siga profissionais especialistas em recrutamento no exterior no Linkedin;
- Siga profissionais que trabalham no exterior no Linkedin;
- Acompanhe tags no Linkedin, como #vagasinternacionais, #trabalhoremoto e #vagasremotas;
- Entre em grupos de profissionais que estão procurando vagas no exterior nas redes sociais;
- Procure por “sua profissão + interview + questions” no Google e treine suas respostas em inglês,
- Procure por “remote jobs for portuguese speakers” no Google.
O que considerar em uma proposta de trabalho remoto no exterior?
Um dos fatores a se levar em consideração no momento de aceitar uma proposta de trabalho remoto no exterior é que um cargo com salário de R$8 mil aqui no Brasil pode chegar a R$20 mil quando o profissional é contratado por uma empresa estrangeira.
Saiba como negociar um bom salário PJ neste material exclusivo da Contabilizei. Com este guia, você que quer se livrar dos altos descontos da CLT vai descobrir como conseguir uma remuneração maior trabalhando como PJ e pagar o mínimo de impostos.
Porém, antes de considerar apenas o salário como base para aceitar ou não um trabalho no exterior remoto, é preciso analisar outros pontos. Um deles se refere ao horário de trabalho.
Quanto a isso, é essencial lembrar-se do fuso horário, visto que essa diferença pode impactar diretamente na sua rotina e na hora que precisa estar disponível para a empresa. Ao trabalhar para uma companhia que está em Nova Iorque, por exemplo, a diferença é de 2 horas a menos do horário de Brasília. Dessa forma, se tiver que iniciar a sua jornada às 8 horas da manhã de lá, serão 10 horas aqui no Brasil.
Outra questão diz respeito aos benefícios e direitos. Como dissemos no início do artigo, o trabalho remoto no exterior não segue as mesmas regras da nossa CLT. Com isso, regras quanto ao salário mínimo, pagamento de horas extras, férias, feriados, afastamento por doença, entre outros, tendem a ser bem diferentes das vistas por aqui.
Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos não existe 13º salário. O valor mais parecido com esse é um bônus que algumas empresas pagam no final do ano aos seus colaboradores — o qual não é lei e costuma ser um valor bastante inferior ao do salário que costuma ser pago.
As companhias de lá também não são obrigadas a remunerar os dias que o funcionário ficou afastado por problemas de saúde. Ou seja, caso entre em afastamento médico, pode ser que você não receba pelos dias que não trabalhar.
No entanto, costumes como esses não querem dizer que o trabalho no exterior não seja uma boa opção. Confira a seguir todas as vantagens dessa forma de trabalhar remotamente.
Quais são as vantagens do trabalho no exterior remoto?
Há três vantagens que se destacam quando o assunto é trabalho no exterior remoto, são elas: receber o pagamento em uma moeda mais valorizada, ter a chance de viajar a serviço e agregar um diferencial competitivo importante ao seu currículo.
1. Receber o pagamento em uma moeda mais valorizada
Trabalhar remotamente para uma empresa estrangeira dará a você a chance de receber o seu pagamento em uma moeda mais valorizada que o real, tal como o dólar ou a libra.
Porém, para receber dinheiro do exterior, o primeiro passo é emitir o invoice — explicarmos mais sobre esse documento logo adiante. Em seguida, deve escolher por qual plataforma, banco ou fintech receberá o seu pagamento, considerando taxa de câmbio e tarifas cobradas.
Saiba como receber dinheiro do exterior de forma fácil e rápida se você atua com clientes internacionais.
2. Ter a chance de viajar a serviço
O trabalho no exterior remoto quer dizer que você trabalhará do país em que está para uma empresa localizada em outro. Isso pode gerar uma chance de, em algum momento, viajar para a sede da empresa, ou mesmo de ir para outros países se essa for uma multinacional.
Isso não quer dizer que seja uma regra, ou seja, que você terá que viajar para fora. Lembre-se que todas as regras entre quem contrata e quem é contratado devem ser definidas antes.
3. Agregar um diferencial competitivo importante ao seu currículo
E, claro, ter a experiência de trabalhar para uma empresa estrangeira é um importante diferencial para o seu currículo, o qual agrega mais valor e qualificação à sua carreira profissional e pode gerar oportunidades de trabalho ainda mais interessantes.
Quais passos seguir da proposta até o primeiro dia de trabalho?
De um modo geral, os passos que devem ser seguidos da proposta de trabalho no exterior remoto até o primeiro dia de exercício da função são:
- Se aprimorar no idioma;
- Pesquisar mais sobre a empresa;
- Providenciar a infraestrutura necessária, tais como computador, notebook, internet de qualidade, entre outros;
- Alinhar o horário de trabalho da companhia com o horário do Brasil;
- Providenciar o que é necessário para receber o seu pagamento.
Dica de leitura: “Exportação de serviços: Como fazer negócios fora do Brasil”.
O que é necessário saber para trabalhar remoto no exterior?
Para trabalhar remotamente para uma empresa que está no exterior será necessário:
- Ter uma conta PJ (pessoa jurídica);
- Aprender a gerar o invoice;
- Realizar a operação de câmbio;
- Emitir nota fiscal no Brasil;
- Providenciar o pagamento dos impostos.
1. Ter uma conta PJ (pessoa jurídica)
É perfeitamente possível prestar trabalho no exterior remoto como pessoa física. Porém, a quantidade e o valor dos impostos que precisam ser pagos dessa forma costumam ser elevados.
Assim, uma maneira de pagar menos tributação é prestar serviço como pessoa jurídica (PJ), o que leva a ter o seu próprio CNPJ, ou seja, abrir empresa.
Na sequência, o ideal é ter uma conta digital PJ integrada à sua contabilidade, como é a conta digital PJ para clientes da Contabilizei, que facilita o recebimento dos valores e colabora para separar as contas pessoais das despesas da sua empresa.
2. Aprender a gerar o invoice
O invoice é um documento similar à nota fiscal, obrigatório para todas as transações comerciais internacionais com valores acima de US$3 mil, ou quantia equivalente em outra moeda.
Esse documento é emitido por quem presta o serviço ou vende o produto, e ele deve ser gerado no idioma do cliente e/ou da empresa para a qual está trabalhando.
Seu pagamento é feito por transação internacional, por intermédio de plataformas especializadas nesse serviço, bancos ou fintechs.
Confira! Calculadora salário CLT x PJ da Contabilizei, simule valores e veja qual o melhor regime de contratação para você. Além disso, só na Contabilizei você conta com um assessor especialista no seu segmento, no plano Experts, para emitir todos os seus invoices.
3. Realizar a operação de câmbio
A operação de câmbio consiste em converter a moeda recebida em moeda nacional, por exemplo, de dólar para real.
Esse processo também pode ser feito com auxílio de bancos, fintechs e/ou de plataformas que oferecem esse tipo de solução.
4. Emitir nota fiscal no Brasil
Ainda que seja gerado o invoice, se você trabalha como pessoa jurídica deve, obrigatoriamente, emitir nota fiscal.
A diferença das notas geradas para transações nacionais das internacionais é que, na segunda opção, esse documento é usado para fins de tributação e não de faturamento.
Contratando o plano Experts da Contabilizei, o seu assessor especialista, além de cuidar dos seus invoices, emitirá todas as suas notas fiscais no Brasil.
5. Providenciar o pagamento dos impostos
Dos impostos que tendem a ser cobrados por um trabalho no exterior remoto, os mais recorrentes são o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e o Imposto de Renda.
Para se manter em dia com os seus tributos, o ideal é obter orientações de um bom contador.
Na Contabilizei você abre a sua empresa sem sair de casa ou do seu escritório, obtém a sua conta digital PJ e o suporte de profissionais contábeis em todas as etapas. Acesse agora mesmo o site da Contabilizei e confira tudo o que temos a oferecer para você!
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Universo da Contabilidade
Escrito por:
Guilherme Soares
Guilherme Soares é vice-presidente de Aquisição e Receita da Contabilizei, onde atua desde 2018. O executivo lidera as verticais de negócios de Aquisição de Novos Clientes e de Gestão dos Clientes, sendo responsável por growth marketing, comercial, novos negócios, produtos e gestão da unidade de negócios, áreas que são essenciais para garantir a atração, a conversão e a fidelização de clientes. Como um dos responsáveis pelo crescimento acelerado da companhia, reúne as ferramentas e as habilidades necessárias para implantar teses de crescimento e gerir a qualidade dos serviços prestados, visando conquistar diferentes patamares e sustentar a liderança de mercado em um ambiente competitivo. Engenheiro formado pela USP, concluiu mestrado em Gestão e Administração de Negócios pela London Business School e participa constantemente de programas de treinamento relacionados à gestão e ao crescimento de negócios, como o programa Empreendedorismo e Competitividade na América Latina pela Columbia Business School e o Innovation & Growth da universidade de Stanford. No passado, exerceu a função de consultor estratégico de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo.