Como abrir uma empresa?
Para abrir uma empresa são necessárias algumas definições e então a execução de etapas junto aos órgãos responsáveis. A Contabilizei realiza todas essas etapas para você não se preocupar com nada.
Passo 1: Contratar uma contabilidade
Neste artigo você vai ver:
Com exceção dos Microempreendedores Individuais (MEIs), todas as empresas precisam de um contador responsável desde o momento da abertura do CNPJ.
Passo 2: Definir as atividades do CNPJ
Estabeleça quais os serviços que você pretende oferecer de forma recorrente com seu CNPJ. Informe ao contador responsável para que ele auxilie nas demais definições.
Passo 3: Definir a Natureza Jurídica
Entre as opções de naturezas jurídicas mais comuns estão a de Empresário Individual, Sociedade Limitada Unipessoal (para PJs individuais) e a Sociedade Limitada (para as empresas com sócio). Novamente, vale consultar o contador responsável pela abertura do CNPJ para auxiliá-lo na decisão.
Passo 4: Definir Regime Tributário
Existem três tipos de regimes tributários no Brasil: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
Passo 5: Elaborar o Contrato Social
Após as definições técnicas acima, o contrato social ou requerimento de empresário são elaborados e o processo de abertura começa na prática.
Passo 6: Registrar o CNPJ na Junta Comercial
Então os documentos são enviados para a Junta Comercial para registro e o CNPJ da empresa é criado.
Depois daqui, ainda há alguns passos a mais dependendo da cidade que você está abrindo a sua empresa ou da atividade que você está realizando, como alvará de funcionamento e inscrição estadual e municipal.
Escrito por:
Charles Gularte
Contador técnico e responsável na Contabilizei. Charles Gularte é vice-presidente de Operações da Contabilizei desde 2015, responsável técnico da empresa e contador há mais de 20 anos (CRC PR-045113/O-7). Atualmente é líder do maior time de contadores certificados do Brasil, onde garante um modelo operacional escalável e sustentável, que entrega serviço, atendimento e suporte com excelência a mais de 50 mil micros e pequenos empreendedores. Formado em Ciências Contábeis pela FAE Centro Universitário e com MBA em Gestão Empresarial, Administração e Negócios pela FGV, iniciou a carreira em um escritório de contabilidade e seguiu para o mundo corporativo, onde é referência profissional quando se trata de uma rotina contábil segura, transparente e confiável no país.