A alíquota para Fisioterapia no Simples Nacional fica entre 6% e 33%. O percentual depende do formato em que o negócio opera, sendo a primeira faixa para empresas com faturamento de até R$180 mil reais por ano.
Os fisioterapeutas podem atuar em clínicas ou de forma independente, e as alíquotas do Simples tentam refletir essa versatilidade do trabalho. Assim como o valor de faturamento anual interessa no momento de resolver qual o imposto deve ser pago, também é levado em conta o montante deste faturamento que está comprometido com a folha de pagamento.
O chamado Fator R é um movimento para que as empresas com folha de pagamento maior tenham mais desconto nos tributos: por isso, empresas que empregam valor maior do que 30% do seu faturamento no pagamento dos profissionais contratados recebem o benefício de utilizar faixa menor de tributação.
Quando você vai montar um negócio, tem uma série de decisões a tomar sobre como será essa empresa: qual o tipo jurídico correto para as atividades, bem como qual será a melhor forma de fazer a adequação tributária para que a rentabilidade seja a melhor possível.
Isso não é diferente para os profissionais da Fisioterapia: se você mantém uma clínica ou quer iniciar uma, fale com a Contabilizei e identifique o melhor formato para sua atuação.
Esta resposta foi útil para você?