Para calcular o quanto o desenvolvedor deve cobrar como PJ deve ser levado em conta o valor de recebimentos total do ano no modelo CLT: somando benefícios, 13º salário, férias, entre outros recursos. O valor do contrato PJ deve permitir que o empreendedor pague por estas vantagens, ficando entre 30% e 50% maior do que o valor original de contratação CLT.
Quando você decide deixar o mercado de trabalho onde é contratado com carteira assinada, um dos principais cuidados deve ser em montar uma empresa coerente com o que você fará como PJ. Converse com a Contabilizei para formalizar o seu novo negócio: nossos especialistas atendem mais de 50 mil empresas, nos mais diversos tipos de negócio.
Sua empresa deve ter permissão para executar as atividades econômicas classificadas como de desenvolvedor – e para isso é necessário identificar os CNAEs compatíveis. Além disso, desenvolvedor não tem permissão para abertura de MEI – até mesmo porque o faturamento deste modelo de negócio é de até R$81 mil por ano, e as empresas de desenvolvimento de software normalmente ultrapassam esse valor.
De qualquer forma, um desenvolvedor pode atuar com uma PJ no Simples Nacional e recolher impostos compatíveis com o negócio – além de ganhar liberdade para atender mais clientes e ainda organizar seus horários de trabalho como for melhor para compatibilizar com sua vida pessoal.
Esta resposta foi útil para você?