Para empreender com uma empresa no setor de viagens, é fundamental seguir um processo estruturado e legalmente sólido. Aqui está um guia passo a passo para ajudar a abrir sua própria agência de viagens:
- Contratação de um Contador: Contrate um contador experiente, especializado em empresas do ramo de turismo. Pois é quem vai executar grande parte do processo e orientá-lo quanto a cada etapa.
- Defina a estrutura jurídica da empresa: Consulte seu contador para escolher entre Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP). Além disso, determine a Natureza Jurídica, podendo ser Empresário Individual (EI), Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) ou com mais sócios, como Sociedade Limitada (LTDA).
- Atividades a Exercer: Os Códigos Nacionais de Atividade Econômica (CNAEs) mais apropriados para uma agência de viagens são:
- CNAE: 7911-2/00 Agências de viagens;
- CNAE: 7912-1/00 Operadores turísticos;
- CNAE: 7990-2/00 Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente; e
- Regime Tributário: Seu parceiro contábil tem a função de simular cenários e decidir junto a você qual o regime tributário mais vantajoso para sua empresa: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
- Registros e licenciamentos
- Após definir a estrutura jurídica, o contador elaborará o contrato social, detalhando as responsabilidades dos sócios. Em seguida, registrará a empresa na Junta Comercial do estado e solicitará o alvará de funcionamento junto à prefeitura, para que a empresa possa operar legalmente.
Seguindo esses passos você terá o CNPJ em mãos pronto para faturar em aproximadamente 30 dias. Consulte nosso material completo: Como abrir uma empresa em 2024. A Contabilizei é o maior escritório de contabilidade do Brasil e pode ser sua parceira nesta jornada, abrindo seu CNPJ de forma gratuita e realizando a gestão do seu CNPJ. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas em abertura de empresas.
Esta resposta foi útil para você?