Aumentar o capital social de uma empresa é uma decisão estratégica que necessita ser registrada contabilmente para segurança da empresa e dos sócios. O processo envolve algumas etapas para garantir a correta escrituração e a conformidade legal.
O passo a passo para aumentar o Capital Social de uma empresa é:
- Deliberação dos Sócios: Os sócios devem formalizar a contabilidade o valor do aumento, a forma de integralização (à vista ou em prazos) e a participação de cada sócio no novo capital.
- Integralização do Capital: Os sócios devem integrar suas quotas do capital social, conforme acordo. A integralização pode ser feita à vista ou em prazos, mediante depósito em dinheiro ou bens.
- Registro Contábil: O aumento do capital social deve ser registrado na contabilidade da empresa, com lançamento no Livro Diário e ajuste nas Demonstrações Financeiras, incluindo o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.
- Formalização Legal: Após a integralização do capital social, a empresa deve comunicar o aumento à junta comercial para formalizar a alteração contratual, para refletir o novo capital social.
É fundamental contar com a assessoria de um contador experiente para auxiliar na condução do processo de aumento do capital social, garantindo a correta escrituração contábil e a conformidade legal.
A Contabilizei está há mais de 10 anos trabalhando para simplificar a vida de quem empreende. O processo de alteração contratual do cliente Contabilizei é feito de forma totalmente online, sem precisar sair de casa e enviar documentos físicos, tornando o processo muito mais rápido e seguro. Traga sua empresa para a Contabilizei, e conte com o suporte da maior contabilidade do Brasil.
Esta resposta foi útil para você?