Como calcular guia complementar de INSS MEI?

Jessica Bertuce Peclat | Analista Contábil Pleno |
CRC: PR-076170/O-9 | Atualizado: 23/11/23

A guia complementar de INSS MEI corresponde ao valor adicional deste tributo que é recolhido para garantir os mesmos direitos previdenciários dos demais contribuintes, podendo ser realizado através do carnê de INSS físico ou da geração das guias no site ou aplicativo do governo. 

O MEI tem a vantagem de recolher apenas 5% sobre o salário mínimo para INSS – R$ 65,10 em 2023 -, independente do valor faturado, tendo acesso a muitos dos benefícios previdenciários concedidos pelo Instituto Nacional da Seguridade Social – INSS. 

Porém, o valor reduzido também traz algumas limitações, como a impossibilidade de utilizar estes recolhimentos para o pedido de aposentadoria por tempo de contribuição e limitação do valor do benefício ao salário mínimo vigente. 

Para ter acesso a aposentadoria por idade e ter a possibilidade de aumentar o valor da desse e benefícios concedidos pelo INSS, é possível complementar o valor da contribuição do MEI pagando o carnê impresso mês a mês ou ainda realizando o pagamento diretamente em redes bancárias credenciadas. 

Para preencher a guia e efetuar o pagamento, são necessárias as seguintes informações: 

  • Nome completo;
  • Data de vencimento – até o dia 15 do mês seguinte ao da contribuição;
  • Código de Pagamento – 1910 – MEI – Mensal – Complementação 15% (para plano normal)
  • Mês da contribuição 
  • Número do NIT/PIS/PASEP; e
  • 15% do salário mínimo – R$ 195,30 em 03/2023.

É possível adquirir o carnê físico em papelarias ou pela internet e nos casos de pagamento através de rede bancária credenciada é necessário confirmar com o banco sobre os procedimentos e dados necessários para tal.

Para quem pretende um valor maior de aposentadoria, é importante avaliar o histórico de contribuições e as regras de cada modalidade para o conseguir o benefício por idade ou tempo de contribuição. 

Vale ressaltar que nem sempre contribuir com a guia complementar de INSS irá refletir em uma aposentadoria em maior valor ou em menos tempo, por isso é importante buscar auxílio especializado antes de tomar a decisão, evitando gastos desnecessários. 

Se você precisa fazer o desenquadramento do MEI, isso significa que a sua empresa está crescendo. Dê o próximo passo na sua vida profissional para faturar mais e deixe o processo de desenquadramento conosco. Nós cuidamos de tudo para você de forma gratuita. Fale com um dos nossos especialistas.

Esta resposta foi útil para você?

Foi desenquadrado ou estourou o limite de faturamento do seu MEI?

Veja alternativas
Contabilizei

Envie sua pergunta


    0

    Recebemos sua pergunta

    Ícone de sucesso

    Em breve um de nossos especialistas a responderá.

    Sua pergunta não foi enviada

    Ícone de sucesso

    Um erro aconteceu ao
    enviar sua pergunta.

    Contabilizei responde

    Nossos especialistas estão prontos para responder suas dúvidas sobre contabilidade e abertura de empresa.

    Enviar Pergunta

    A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

    Toda a burocracia fica aqui, enquanto você economiza tempo e sua empresa fica 100% regularizada com o mínimo de impostos.

    CONHECER A CONTABILIZEI