Para realizar o cálculo de imposto de uma nota fiscal precisa-se entender qual é a natureza da operação do serviço ou mercadoria que está se comercializando, quem são as pessoas envolvidas na operação, onde elas estão localizadas e qual o regime tributário da empresa que está emitindo a nota fiscal.
Apesar da padronização do documento fiscal na venda de mercadorias e na prestação de serviços, não há um procedimento padrão de como os impostos serão calculados e como serão destacados dentro da nota fiscal. A legislação de cada imposto, estado e município, determina quando acontecerá esta incidência, como será calculado e recolhido aos cofres públicos.
Via de regra, para empresas do Simples Nacional, não há destaque de impostos em nota fiscal, já que trata-se de um regime tributário onde todos os tributos devidos pela empresa são calculados com base no faturamento total do período e pago via guia unificada.
Já para empresas do Regime Normal, o cálculo dos impostos geralmente é realizado em cada operação de venda ou prestação de serviço, com base na legislação vigente e análise de todos os fatores que a envolvem a operação.
Para ter certeza de que o cálculo do imposto está sendo feito corretamente, é recomendável contar com o apoio de um contador ou um escritório contábil especializado em questões fiscais e tributárias. A Contabilizei pode te oferecer uma assessoria personalizada e garantir que sua empresa esteja em conformidade com as obrigações fiscais e tributárias aplicáveis. Converse com nossos especialistas.
Esta resposta foi útil para você?