Como calcular imposto de nota fiscal?

Michel Batista | Especialista Tributário e de Comunicação |
CRC: PR-068061/O-0 | Atualizado: 07/06/23

O cálculo do imposto de nota fiscal envolve a identificação da base de cálculo e alíquota correspondente para a operação. Multiplicando a base de cálculo pela alíquota, obtém-se o valor do imposto.

Essa fórmula simples requer uma base de dados atualizada com as alíquotas utilizadas nas operações, seja na prestação de serviços ou venda de mercadorias. Cada tributo possui legislação específica e suas alíquotas variam conforme a operação e local em que ocorrem. 

A base de cálculo pode ser determinada pelo o valor total da nota fiscal, como é o caso do ISS sobre as notas de serviço, enquanto para o ICMS, o valor de base de cálculo é determinado para cada mercadoria presente na nota.

Por exemplo, se um profissional de psicologia em São Paulo combinou com o seu cliente o valor de R$ 1.000,00 para 4 sessões de terapia, e a alíquota de ISS nessa cidade é de 2%, a base de cálculo será R$ 1.000,00 e o valor do ISS será de R $20,00. Em Curitiba, onde a alíquota é de 5%, o valor do imposto será de R $50,00, para a mesma situação.

A correta parametrização fiscal e conhecimento das legislações que regulam a tributação de cada região e imposto é extremamente importante para manter uma empresa dentro da regularidade fiscal, evitando pagar impostos indevidos ou menos impostos do que deveria. Recomenda-se sempre buscar a orientação de um contador para garantir o correto cumprimento das obrigações tributárias.

A Contabilizei é o maior escritório de contabilidade do Brasil e possui mais de 100 contadores especialistas em tributação. Migre sua empresa para a Contabilizei e conte com a nossa expertise tributária.

Esta resposta foi útil para você?

Da abertura à gestão do CNPJ, conte com a Contabilizei.

Abra sua empresa
Contabilizei

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

Toda a burocracia fica aqui, enquanto você economiza tempo e sua empresa fica 100% regularizada com o mínimo de impostos.

CONHECER A CONTABILIZEI