O cálculo de impostos para prestadores de serviço depende do regime tributário escolhido pela empresa e de particularidades de suas atividades. Mas independente do regime, o principal tributo incidente é o Imposto Sobre Serviços (ISS) , seguido do imposto de renda (IRPJ) e das contribuições sociais e previdenciárias (INSS, CSLL, PIS e Cofins).
No entanto, vamos passar brevemente sobre o sistema de tributação dos dois principais regimes tributário utilizado pelas micro e pequenas empresas na prestação de serviços:
- Simples Nacional: o cálculo do tributo é feito sobre o faturamento mensal total da empresa. As alíquotas iniciais variam de 4,5% a 15,5% , podendo chegar até 33% sobre o faturamento, dependendo da atividade desenvolvida e do faturamento acumulado nos últimos 12 meses. O valor a ser pago é determinado pela aplicação dessas alíquotas sobre o faturamento.
- Lucro Presumido: o cálculo tem como base uma tabela fixa de presunção de lucro, para tributação do IRPJ e da CSLL. Para a prestação de serviço a presunção é de 32% sobre o faturamento da empresa, e sobre o resultado desta porcentagem aplica-se 15% de IRPJ e 9% de CSLL. Além disso, o ISS, PIS e COFINS são calculados a parte, sobre cada nota fiscal emitida, com alíquotas de 5%, 0,65% e 3%, respectivamente.
São muitas siglas e regras para cálculo, e pensando nisso a Contabilizei disponibiliza uma calculadora gratuita e muito fácil de usar, para que você possa simular qual destes regimes tributários pode ser o mais vantajoso para o seu negócio. Basta clicar aqui, realizar a simulação e identificar a menor carga tributária possível.
A Contabilizei é o maior escritório de Contabilidade do Brasil e tem como propósito facilitar a vida do empreendedor brasileiro. Fale com um de nossos especialistas e veja como podemos contribuir com o dia a dia de sua empresa.
Esta resposta foi útil para você?