O IRPJ adicional é calculado aplicando-se 10% sobre o lucro excedente nas empresas inscritas no Regime Tributário do Lucro Presumido e do Lucro Real.
O imposto adicional é aplicado ao lucro que exceder R$20 mil a cada mês. Conforme a Receita Federal, o pagamento do imposto sobre o excedente pode ser feito ao final do período ou por antecipação, quando é avaliado o limite por mês para realizar a cobrança.
O cálculo é feito multiplicando-se o valor de R$20 mil pelo número de meses que estão sendo apurados. O resultado dessa multiplicação será o limite de lucro para o período, e o excedente a este total será tributado com esse imposto adicional de 10%. O percentual de 10% é aplicado para todas as empresas e vale para todos os setores, inclusive para negócios da agricultura.
Com a Contabilizei cuidando do seu negócio, você tem sempre em dia os cálculos contábeis que precisa para manter o negócio corretamente. Além de apurar os impostos, é importante pagar as guias geradas com o valor do IRPJ adicional e ter a tranquilidade de ter um negócio legalizado.
Continue com a gente e saiba mais:
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/tudo-sobre-imposto-de-renda-irpf/
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/autonomo-precisa-declarar-imposto-de-renda/
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/imposto-de-renda-retido-na-fonte/
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/como-declarar-empresa-no-irpf/
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/imposto-de-renda-para-quem-tem-empresa/
Esta resposta foi útil para você?