Para comprovar a origem de dinheiro recebido do exterior você deve utilizar o invoice emitido pela sua empresa para realizar o recebimento do pagamento proveniente do exterior. Outras comprovações são o extrato bancário com origem do recebimento e a nota fiscal emitida em razão do valor pago.
Quando você recebe valores provenientes do exterior como pagamento para sua empresa, esse recurso precisa chegar ao Brasil através de uma conta bancária empresarial – o envio é feito utilizando o código SWIFT, e as instituições financeiras aplicam taxas diferentes para realizar esse procedimento.
A conversão das moedas é feita no momento de entrada do valor na conta empresarial no Brasil, utilizando o câmbio daquele dia.
Depois de integrado o recurso para a empresa, é possível utilizar esse valor para pagamento das contas do negócio, quitando a folha de pagamento – inclusive o pró-labore dos sócios.
Os sócios que receberam pró-labore e distribuição de lucros a partir deste valor não precisam declarar como recebimento de recursos do exterior, porque o pagamento para as Pessoas Físicas já ocorre a partir da empresa, fixada no Brasil. Os negócios digitais estão aí para que você possa atender clientes de todos os cantos do mundo: fale com a Contabilizei e monte sua empresa no melhor formato para receber valores do exterior.
Esta resposta foi útil para você?