Existem algumas formas de como conseguir capital de giro para ME:
Financiamento bancário: este é o modelo mais tradicional, onde você vai até um agente financeiro. Existem linhas de crédito especiais para empresas pequenas, então é importante verificar em vários bancos para que se tenha acesso ao produto mais acessível e indicado para o seu negócio.
Antecipação de recebíveis: quando a empresa já está em pleno funcionamento, os pagamentos em cartões ficam pendentes para serem recebidos em um período à frente. Na hora do dinheiro curto, é possível pedir para as empresas gestoras que antecipem o depósito das parcelas que seriam pagas no futuro. É claro, essa manobra envolve um custo, então é preciso avaliar a necessidade de fazer esse movimento.
Empréstimo do seu círculo social: Em empreendimentos onde o sócio tem um suporte familiar ou de seus amigos, algumas vezes é possível buscar recursos desta forma, com as pessoas físicas mesmo. Não é uma manobra que pode ser repetida muitas vezes, já que em geral os empréstimos neste modelo descapitalizam o seu investidor.
Inclusão de um sócio financiador: Esta é outra forma de incorporar recursos ao negócio, quando a necessidade aparece. Nem todos os sócios precisam ter função operacional no negócio, então é possível trazer um investidor para a sociedade. É claro que o Contrato Social do negócio precisa estar bem claro, inclusive identificando como será feita a divisão de lucros da empresa.
Se a sua empresa está na fase inicial ou mesmo passando por um período de maior instabilidade, é importante compreender porque o capital de giro ficou curto. Uma das formas de proceder é a tentativa de reduzir os custos, e você pode fazer isso inclusive verificando com a Contabilizei se sua empresa está corretamente organizada para manter uma carga tributária bem equilibrada.
Esta resposta foi útil para você?