Para credenciar um CNPJ para emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), é necessário seguir alguns passos. Vale ressaltar que o processo pode variar de acordo com o estado em que a empresa está localizada. No entanto, os especialistas da Contabilizei prepararam esse passo a passo geral para o credenciamento:
- Verifique se a sua empresa está enquadrada nas atividades que são obrigadas a emitir NF-e (comércio ou indústria). Nem todas as empresas são obrigadas a emitir esse tipo de nota fiscal, então é importante verificar se a sua atividade está incluída;
- Confirme se sua empresa possui Inscrição Estadual (IE) ativa. O número dessa inscrição pode ser consultado no site Sintegra;
- Acesse o site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do seu estado com seu login e senha ou certificado digital da empresa. Geralmente, há uma área específica para o credenciamento de NF-e;
- Providencie um certificado digital caso ainda não possua. O certificado digital é uma assinatura eletrônica que garante a autenticidade e a integridade dos documentos emitidos pela sua empresa. É necessário adquirir um certificado digital válido para poder emitir NF-e.
- Realize o credenciamento no sistema da SEFAZ. Nesse momento, você precisará informar o certificado digital e outros dados solicitados pelo sistema.
Após o credenciamento, você estará apto a emitir NF-e. É importante configurar um sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas compatível com as exigências da SEFAZ do seu estado.
Na Contabilizei, além de abrir empresas já credenciadas para emissão de notas fiscais, nós disponibilizamos o certificado digital da empresa gratuitamente. Além disso, também disponibilizamos em nossa plataforma um emissor de NF-e gratuito e já vinculado à Sefaz de cada Estado, juntamente com a aplicação para realizar a gestão das notas fiscais de entrada e saída da empresa.
E esses mesmos benefícios são oferecidos para as empresas com CNPJ já ativos e que migram para a Contabilizei. Não perca tempo, fale com um de nossos especialistas e traga sua empresa agora mesmo para a Contabilizei.
Esta resposta foi útil para você?