Para emitir DARF online, basta acessar o Sicalc no site do Governo Federal e preencher o formulário com as informações do contribuinte e tributo a ser recolhido. Confira o passo a passo:
- Acesse o Sicalc e escolha uma das três opções disponíveis para emissão do documento;
- Na opção Preenchimento Rápido, selecione o tipo de contribuinte, se for pessoa física informe o CPF e data de nascimento, se for pessoa jurídica informe o CNPJ ou se for estrangeiro informe o nome completo;
- Na próxima página, preencha o código de receita do tributo, período de apuração e o valor do tributo;
- A data de vencimento e valores de multa e juros por atraso serão preenchidos automaticamente pelo site;
- Clique em Calcular.
- O site dará a opção de abrir ou salvar o documento. Para imprimir, clique em Abrir.
As outras opções de emissão do documento são: Preenchimento de IRPF por Quotas para o contribuinte pessoa física que faz o pagamento do imposto de renda devido de forma parcelada, e Preenchimento com armazenamento de informações, similar ao Preenchimento Rápido, mas manterá as informações salvas no local para utilização futura.
Em caso de dúvidas no preenchimento, recomenda-se o apoio de um profissional especializado, principalmente para evitar o recolhimento de um tributo indevido.
Na Contabilizei, emitimos todas as guias de recolhimento de tributos para nossos clientes e disponibilizamos em nossa plataforma para visualização e baixa do arquivo. Migre sua contabilidade para a Contabilizei e conte com o apoio de mais de mil especialistas e um sistema informatizado, para que você possa dedicar mais tempo ao seu negócio.
Esta resposta foi útil para você?