Para emitir nota fiscal eletrônica (NF-e) com certificado digital, você precisa ter um certificado digital válido, ele deve estar vinculado ao software emissor da nota fiscal, preencher as informações necessárias, aguardar a autorização da SEFAZ e emitir a DANFE.
Primeiro, certifique-se de que seu certificado digital da empresa está válido, e caso não possua um Certificado Digital ou precise renová-lo, adquira um junto a uma autoridade certificadora.
Em seguida, verifique se o seu certificado digital já está vinculado ao software emissor de nota fiscal eletrônica (NF-e) que você utiliza. Em alguns emissores de notas onlines e gratuitos, não é possível vincular o certificado. Neste caso, você precisa mantê-lo instalado em seu computador, para validar a emissão, como se estivesse assinando o documento.
Com o software configurado e o certificado digital válido, você estará pronto para emitir suas notas fiscais. Basta preencher os campos obrigatórios, como dados do cliente, descrição dos produtos ou serviços, valores, entre outros. O software irá gerar o arquivo XML da nota fiscal, que é a versão eletrônica do documento. A SEFAZ irá validar a nota fiscal e retornar um protocolo de autorização.
Após a autorização, você poderá imprimir a DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) e enviá-la ao cliente juntamente com o produto ou serviço. Além disso, é importante guardar o arquivo XML da nota fiscal e o protocolo de autorização, pois eles são documentos fiscais válidos e podem ser solicitados pela fiscalização.
Na plataforma online da Contabilizei é disponibilizado o emissor de NF-e já com o certificado digital de cada cliente, que disponibilizamos gratuitamente conforme o plano de serviços escolhido. Além de monitorar a data de vencimento dos certificados, nós também disponibilizamos a renovação gratuita e damos todo o suporte para auxiliar na emissão das notas. Fale com um de nossos especialistas e traga a sua empresa para a Contabilizei.
Esta resposta foi útil para você?