A escolha do melhor tipo de sociedade para uma empresa depende da responsabilidade jurídica dos sócios e de seus objetivos e expectativas com o negócio.
Uma sociedade empresarial é um acordo legal firmado individualmente ou entre duas ou mais pessoas que contribuam com recursos financeiros e/ou mão de obra para iniciar um negócio, compartilhando os lucros e as perdas.
Para escolher o melhor tipo de sociedade, é necessário considerar a natureza jurídica da empresa. Abaixo, estão as principais naturezas jurídicas individuais e coletivas, para ajudar a identificar qual é a mais adequada para a estrutura de sua empresa.
Empresário individual (EI) – É uma organização de uma única pessoa, em que o empresário assume todas as responsabilidades da empresa com o seu patrimônio pessoal, se necessário. Não há um valor mínimo específico para investimento inicial e as atividades desenvolvidas não podem ser relacionadas a atividades regulamentadas por conselhos de classe.
Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) – Trata-se de uma sociedade individual, sem necessidade de investimento inicial alto e o patrimônio pessoal do empreendedor não é comprometido com as obrigações da empresa.
Sociedade Limitada (LTDA) – Nesse modelo, o investimento inicial é dividido entre dois ou mais sócios, e a responsabilidade de cada um é limitada ao valor desse investimento.
Após a definir o melhor tipo de sociedade, no processo de abertura de empresa a sociedade, individual ou coletiva, será regida por um contrato social, que estabelece as regras de funcionamento, direitos, e deveres dos sócios. Além de definir a forma de distribuição de lucros, entre outros aspectos relacionados à gestão da empresa.
Escolher um contador especializado no objetivo e estrutura de seu negócio é essencial para sua correta constituição e sucesso. A Contabilizei é o maior escritório de contabilidade do Brasil e líder na na abertura de micro e pequenas empresas. Acesse o nosso site e converse com um de nossos especialistas.
Esta resposta foi útil para você?