O registro contábil de receitas e despesas são feitos pela contabilidade responsável pela empresa com base nas informações disponibilizadas pela administração da empresa, fundamental para manter a contabilidade da empresa em dia e garantir a saúde financeira do negócio.
Para te ajudar nesta tarefa, a Contabilizei disponibiliza gratuitamente uma planilha de fluxo de caixa, ferramenta essencial para o registro de cada movimento da empresa e que ao final de cada período pode ser enviada ao contador para contabilização, junto com outros documentos que podem ser solicitados.
Para manter um registro organizado e eficiente, aqui estão os passos para registro das informações em qualquer sistema ou ferramenta de fluxo de caixa:
- Identifique o tipo de lançamento “receita ou despesa”: Por exemplo, uma receita de prestação de serviços deve ser lançada como Receita;
- Classifique a receita ou despesa na categoria correspondente: Por exemplo, uma receita de prestação de serviços pode ser registrada na categoria “Entrada” e uma despesa com aluguel pode ser registrada na conta “Aluguel”.
- Especifique cada lançamento: Faça uma descrição própria em cada registro, de uma forma que facilite o seu entendimento sobre cada um em momento futuro;
- Registre a data da receita ou despesa;
- Registre o valor da receita ou despesa;
- Faça a conciliação bancária: É importante fazer a conciliação bancária para verificar se todas as receitas e despesas foram registradas corretamente e se não há diferenças entre o saldo contábil e o saldo bancário.
- Não esqueça de sempre manter separadas as despesas da pessoa física e da pessoa jurídica contas bancárias separadas.
É fundamental contar com apoio de um contador para realização da contabilidade de sua empresa. A Contabilizei é o maior escritório de contabilidade do Brasil e especialista em empresas prestadoras de serviços. Fale com um de nossos especialistas e traga sua empresa para a Contabilizei.
Esta resposta foi útil para você?