Se você atua como PJ ou autônomo, uma das maiores dúvidas é como precificar um serviço. Para isso, os especialistas da Contabilizei recomendam uma lista de pontos a considerar.
Para precificar um serviço, o primeiro passo é colocar em uma planilha os custos diretos, indiretos e os custos de trabalho.
Os custos diretos são o custo das ferramentas e matéria-prima utilizadas, como softwares de computador e materiais utilizados na fabricação do produto. Os custos indiretos são as despesas da operação, como aluguel e contas de luz e água. E os custos do trabalho referem-se à expertise e tempo do profissional na execução do trabalho.
Depois, há o valor do serviço. Neste caso, é o valor percebido pelo cliente, ou seja, o quanto ele considera justo aquele preço para o serviço contratado e o quanto a concorrência está cobrando. Faça um balanço entre esses dois pontos e encontre uma forma de se diferenciar, trazendo maior valor ao seu serviço.
Por fim, calcule a margem de lucro desejada, já considerando uma contraproposta na negociação pelo seu cliente.
Entre as estratégias de precificação, as principais são: por hora, preço fixo, pacotes de serviço e modelos de contrato mensais. Entenda o que faz mais sentido para o seu negócio e considere a longo prazo.
A Contabilizei disponibiliza uma calculadora freelancer para facilitar a vida de profissionais que atuam desta forma. Saiba quanto cobrar por hora de trabalho. E lembre-se: se você ganha por hora, cada minuto é valioso. Por isso, não se preocupe com nada além do seu negócio, conte com a Contabilizei, o maior escritório de contabilidade do Brasil para abertura e gestão do seu CNPJ. Faça como mais de 50 mil clientes e venha para a Contabilizei.
Esta resposta foi útil para você?