Para saber como ser PJ em TI, é importante que o profissional compreenda que passará a ser empresário e sua empresa prestará serviços para outros negócios. Com isso em mente, o primeiro passo é abrir uma empresa – a Contabilizei sabe como lhe indicar o melhor caminho, para um negócio seguro e com impostos minimizados.
Quando você abre a empresa para prestação de serviços em TI, outras empresas podem fechar contratos com a sua para que você ofereça desenvolvimento, testes, consultoria, ou o que for o foco do seu negócio.
Quer dizer: ao invés de prestar serviços como funcionário, você estará oferecendo contratos por projetos para as empresas que têm interesse em sua oferta profissional.
O modelo é interessante porque lhe permite atender a mais de um cliente, maximizando seus ganhos, além de lhe prover flexibilidade de horários e formas de atendimento. Nesse tipo de contrato, a contratante não pode lhe impor uma carga horária específica a cumprir nas instalações dela, sendo que a contratação é entre os dois negócios. Você também pode contratar outros empregados na sua empresa e coordená-los no atendimento às demandas – e assim expandir sua atuação.
As oportunidades de trabalhar desta forma na área de TI estão em alta, uma vez que a mão-de-obra especializada é difícil de contratar e o custo de manter um funcionário pode ser bastante alto. Neste modelo, a empresa contratante demanda da contratada a entrega de determinadas tarefas e não precisa gerenciar, ela mesma, a atuação de cada profissional.
Esta resposta foi útil para você?