Como tirar alvará de autônomo em Curitiba?

Michel Batista | Especialista Tributário e de Comunicação |
CRC: PR-068061/O-0 | Atualizado: 06/05/24

Em Curitiba, para a inscrição, renovação e para a alteração de endereço e de profissão no Alvará, devem ser apresentados, exclusivamente via Processo Eletrônico – PROCEC, com acesso em Serviço online, os documentos abaixo:

Para os Autônomos estabelecidos, ou seja,  aqueles que têm necessidade de local físico para atuar no município de Curitiba deve-se seguir os passos abaixo:

  1. Consulta Prévia de Viabilidade – CPV liberada para o local onde irá prestar serviço
  2. Autorizações de outros órgãos, se constar na CPV
  3. Cópia do registro de entidade de classe ou outros documentos dependendo da atividade profissional
  4. Cópia do RG e do CPF
  5. Quando o signatário for procurador, deve apresentar a procuração e também seus documentos pessoais (cópia do RG e CPF)

Para os Autônomos sem estabelecimento, ou seja, aqueles que precisam do alvará apenas para fins de domicílio tributário, sendo proibido o exercício de atividade no endereço do alvará deve-se seguir os passos abaixo: 

  1. Consulta Prévia de Viabilidade – CPV para a residência
  2. Cópia do registro de entidade de classe ou outros documentos dependendo da atividade profissional
  3. Cópia do RG e do CPF
  4. Quando o signatário for procurador, deve apresentar a procuração e também seus documentos pessoais (cópia do RG e do CPF)

De acordo com a natureza do negócio, documentos complementares poderão ser solicitados, sempre que necessário, com prazo de 10 (dez) dias corridos. A complementação de dados e documentos, deverá acontecer exclusivamente via PROCEC. Para verificar o status da solicitação acesse www.procec.curitiba.pr.gov.br >Login pessoal>protocolo>pesquisar protocolo>clique sobre o número do protocolo.

 

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