O contador dará validade aos documentos que estiverem sendo utilizados em processos por ele conduzidos, assim como os advogados o fazem. Existem alguns tipos de documentos que o contador pode autenticar, em função de ser uma profissão considerada de fé pública. Sendo assim, sob sua responsabilidade pessoal, ele indica a veracidade e autenticidade de determinados tipos de documentos.
O contador, no entanto, não atua da mesma forma como os cartórios, que realizam as cópias autenticadas dos documentos, emitindo uma etiqueta que é fixada na cópia, com assinatura do responsável.
Em uma entrega de documentos da empresa à Junta Comercial, no momento em que é preciso apresentar certidões ou mesmo documentos dos sócios, o contador se responsabiliza pela autenticidade dessas informações – e é esse o tipo de autenticação sobre a qual o contador pode se responsabilizar.
Em casos de documentação pessoal, para outras finalidades, é preciso buscar orientação sobre a necessidade de autenticação em cartório – que ainda é um procedimento válido e necessário em muitos casos.
O processo de abertura de empresas foi muito simplificado no Brasil nos últimos anos, e em grande parte das localidades pode ser feito completamente online – é por isso que um serviço contábil online como a Contabilizei faz parte das boas escolhas do seu negócio.
Esta resposta foi útil para você?