Não, não é possível abrir um coworking como Microempreendedor Individual (MEI). Escritórios de Serviços Compartilhados, o coworking, é classificado sob a atividade econômica 8211-3/00 “Serviços combinados de escritório e apoio administrativo”, que não é uma das atividades permitidas pelo MEI.
Atividades que você pode exercer com esta CNAE:
- O fornecimento de uma combinação ou de um pacote de serviços administrativos de rotina a empresas clientes, sob contrato, tais como: serviços de recepção, planejamento financeiro, contabilidade, arquivamento, preparação de material para envio por correio, etc;
- Os centros de prestação de serviços às empresas ou escritórios virtuais.
Além disso, é importante lembrar que o MEI possui algumas restrições, como o limite de faturamento de até 81.000,00 ao ano, não poder ter mais de um funcionário e não poder ser sócio ou titular de outra empresa. Portanto, se você pretende abrir um coworking com uma equipe maior ou com sócios, será necessário optar por outra forma de empresa, como a Sociedade Limitada (LTDA) ou a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).
Nós disponibilizamos um material online exclusivo com o passo a passo completo para abertura de empresa em 2023, com uma ferramenta informativa com os principais custos de abertura de empresas.
A Contabilizei é o maior escritório de contabilidade do Brasil e líder em abertura de empresas. Fale com um de nossos especialistas e abra sua empresa agora mesmo de forma gratuita.
Esta resposta foi útil para você?