O profissional de Odontologia – Dentista, assim como os demais profissionais liberais, autônomos e regulamentados, precisam contribuir para o INSS (Previdência Social). Ao contrário do que muitas pessoas pensam, pagar a previdência social não é opcional e sim um tributo atrelado a remuneração, seja ela através da CLT ou de CNPJ.
O processo é um pouco complexo no início, mas depois se torna rotina. Para pagar o INSS, o dentista tem que estar inscrito no PIS (Programa de Integração Social). Para isso pode utilizar a internet, o telefone ou ir em uma agência. Porém atente-se para o fato de que se você já trabalhou com carteira assinada, no regime de CLT, você já deve ter um número do PIS atrelado ao seu CPF. Normalmente esse número está registrado na carteira de trabalho (CTPS).
Após o cadastro é preciso escolher o valor de contribuição que será realizada. O dentista poderá contribuir com 20% do seu salário ou pró-labore, o que em tese garante, uma possibilidade de aposentadoria maior. A segunda opção é contribuir com 11%, o que possibilita uma aposentadoria de um salário mínimo. Nas duas situações o pagamento se dá através da GPS (Guia da Previdência Social tanto na versão física como digital.
Abra seu CNPJ gratuitamente com a Contabilizei!
Continue com a gente e saiba mais:
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/quanto-ganha-um-dentista/
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/dentista-pode-ser-mei/
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/nota-fiscal-dentista/
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/tipos-de-cnpj/
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/como-abrir-empresa/
Esta resposta foi útil para você?