Não, considerando a CNAE 7410-2/99 – Atividades de design não especificadas anteriormente – o atuante como Designer Gráfico não pode ser MEI – Microempreendedor Individual. Esta é a definição de atividade econômica mais utilizada para quem exerce a profissão.
O que ocorre é que as atividades desenvolvidas pelos designers têm cunho considerado intelectual, e por isso estão fora das permitidas para o MEI – um modelo com limitações, específico para negócios individuais bem simples. Utilize o consultor de CNAEs da Contabilizei e saiba mais.
No entanto, se você exerce uma atividade mais específica dentro da área, como a de Editor de Vídeos (CNAE 5912-0/99), por exemplo, tem permissão para MEI. É importante observar que a inscrição nessa CNAE limita sua atuação ao que está descrito – não sendo abrangente como a profissão de Designer Gráfico geralmente é.
O fato é que todos os profissionais podem abrir empresa com a Contabilizei utilizando as vantagens do Simples Nacional – que é diferente do MEI. No Simples, o faturamento da microempresa pode chegar até R$360 mil por ano – o que já permite negócios mais robustos. Além disso, você pode contratar funcionários para expandir a atuação.
Uma das características mais buscadas por quem tem interesse em abrir MEI também está presente para as empresas optantes pelo Simples: a desburocratização do processo de pagamento dos impostos. Você recebe as cobranças em uma guia única – e fica bem mais simples fazer a gestão do negócio.
Não sabe como fazer o desenquadramento de MEI? Deixe com a gente. Agora a Contabilizei faz todo o processo de forma gratuita para você. É muito mais facilidade e segurança para sua empresa. Fale com um dos nossos mais de mil especialistas para iniciar o desenquadramento do seu MEI.
Continue com a gente e saiba mais:
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/mei/
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/profissional-liberal-autonomo-diferencas/
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/contratacao-pj/
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/faturamento-mei-limite/
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/materiais/nao-posso-ser-mei-e-agora/
Esta resposta foi útil para você?